O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: R. Koerich Fronza, Katia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: A. Grawieski Civiero, Paula, P. Zago de Oliveira, Fátima, A. Bazzo, Walter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/161
Resumo: Neste artigo apresentamos uma discussão conjunta, oriunda das inquietações de um grupo que está preocupado com questões e com processos de identificação e definição da identidade curricular dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), especialmente relacionada à Educação Profissional, que considere a realidade, a sociedade e as evoluções científicas e tecnológicas. Nosso objetivo é trazer à tona, para além dos aspectos teóricos e formais na educação profissional, uma discussão que envolva o enfrentamento das questões científicas, tecnológicas e sociais por meio do currículo. Muito se fala que o currículo deve ser ativo, deve proporcionar ao estudante a possibilidade de ser um cidadão crítico e atuante, comprometido com os reflexos que a ciência e a tecnologia trazem para a sociedade. Mas o currículo realmente dá conta disso? Vivemos em uma sociedade eminentemente capitalista, na qual o consumo, a competição e o individualismo são o foco principal. Como então falar em currículo voltado para a prática social? Ou ainda vamos mais longe: de qual prática social estamos falando?
id IFES-1_51173d68c5315aa04efb5e4e5a36ada0
oai_identifier_str oai::article/161
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALEducação profissionalCurrículoPrática socialCiência e tecnologiaNeste artigo apresentamos uma discussão conjunta, oriunda das inquietações de um grupo que está preocupado com questões e com processos de identificação e definição da identidade curricular dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), especialmente relacionada à Educação Profissional, que considere a realidade, a sociedade e as evoluções científicas e tecnológicas. Nosso objetivo é trazer à tona, para além dos aspectos teóricos e formais na educação profissional, uma discussão que envolva o enfrentamento das questões científicas, tecnológicas e sociais por meio do currículo. Muito se fala que o currículo deve ser ativo, deve proporcionar ao estudante a possibilidade de ser um cidadão crítico e atuante, comprometido com os reflexos que a ciência e a tecnologia trazem para a sociedade. Mas o currículo realmente dá conta disso? Vivemos em uma sociedade eminentemente capitalista, na qual o consumo, a competição e o individualismo são o foco principal. Como então falar em currículo voltado para a prática social? Ou ainda vamos mais longe: de qual prática social estamos falando?Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/16110.36524/dect.v6i02.161Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 83-1002236-215010.36524/dect.v6i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/161/156Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessR. Koerich Fronza, KatiaA. Grawieski Civiero, PaulaP. Zago de Oliveira, FátimaA. Bazzo, Walter2019-10-22T14:24:37Zoai::article/161Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.227949Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
spellingShingle O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
R. Koerich Fronza, Katia
Educação profissional
Currículo
Prática social
Ciência e tecnologia
title_short O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_full O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_fullStr O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_sort O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
author R. Koerich Fronza, Katia
author_facet R. Koerich Fronza, Katia
A. Grawieski Civiero, Paula
P. Zago de Oliveira, Fátima
A. Bazzo, Walter
author_role author
author2 A. Grawieski Civiero, Paula
P. Zago de Oliveira, Fátima
A. Bazzo, Walter
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv R. Koerich Fronza, Katia
A. Grawieski Civiero, Paula
P. Zago de Oliveira, Fátima
A. Bazzo, Walter
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Currículo
Prática social
Ciência e tecnologia
topic Educação profissional
Currículo
Prática social
Ciência e tecnologia
description Neste artigo apresentamos uma discussão conjunta, oriunda das inquietações de um grupo que está preocupado com questões e com processos de identificação e definição da identidade curricular dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), especialmente relacionada à Educação Profissional, que considere a realidade, a sociedade e as evoluções científicas e tecnológicas. Nosso objetivo é trazer à tona, para além dos aspectos teóricos e formais na educação profissional, uma discussão que envolva o enfrentamento das questões científicas, tecnológicas e sociais por meio do currículo. Muito se fala que o currículo deve ser ativo, deve proporcionar ao estudante a possibilidade de ser um cidadão crítico e atuante, comprometido com os reflexos que a ciência e a tecnologia trazem para a sociedade. Mas o currículo realmente dá conta disso? Vivemos em uma sociedade eminentemente capitalista, na qual o consumo, a competição e o individualismo são o foco principal. Como então falar em currículo voltado para a prática social? Ou ainda vamos mais longe: de qual prática social estamos falando?
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/161
10.36524/dect.v6i02.161
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/161
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i02.161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/161/156
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 83-100
2236-2150
10.36524/dect.v6i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028133933056