O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/161 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos uma discussão conjunta, oriunda das inquietações de um grupo que está preocupado com questões e com processos de identificação e definição da identidade curricular dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), especialmente relacionada à Educação Profissional, que considere a realidade, a sociedade e as evoluções científicas e tecnológicas. Nosso objetivo é trazer à tona, para além dos aspectos teóricos e formais na educação profissional, uma discussão que envolva o enfrentamento das questões científicas, tecnológicas e sociais por meio do currículo. Muito se fala que o currículo deve ser ativo, deve proporcionar ao estudante a possibilidade de ser um cidadão crítico e atuante, comprometido com os reflexos que a ciência e a tecnologia trazem para a sociedade. Mas o currículo realmente dá conta disso? Vivemos em uma sociedade eminentemente capitalista, na qual o consumo, a competição e o individualismo são o foco principal. Como então falar em currículo voltado para a prática social? Ou ainda vamos mais longe: de qual prática social estamos falando? |
id |
IFES-1_51173d68c5315aa04efb5e4e5a36ada0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/161 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALEducação profissionalCurrículoPrática socialCiência e tecnologiaNeste artigo apresentamos uma discussão conjunta, oriunda das inquietações de um grupo que está preocupado com questões e com processos de identificação e definição da identidade curricular dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), especialmente relacionada à Educação Profissional, que considere a realidade, a sociedade e as evoluções científicas e tecnológicas. Nosso objetivo é trazer à tona, para além dos aspectos teóricos e formais na educação profissional, uma discussão que envolva o enfrentamento das questões científicas, tecnológicas e sociais por meio do currículo. Muito se fala que o currículo deve ser ativo, deve proporcionar ao estudante a possibilidade de ser um cidadão crítico e atuante, comprometido com os reflexos que a ciência e a tecnologia trazem para a sociedade. Mas o currículo realmente dá conta disso? Vivemos em uma sociedade eminentemente capitalista, na qual o consumo, a competição e o individualismo são o foco principal. Como então falar em currículo voltado para a prática social? Ou ainda vamos mais longe: de qual prática social estamos falando?Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/16110.36524/dect.v6i02.161Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 83-1002236-215010.36524/dect.v6i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/161/156Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessR. Koerich Fronza, KatiaA. Grawieski Civiero, PaulaP. Zago de Oliveira, FátimaA. Bazzo, Walter2019-10-22T14:24:37Zoai::article/161Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.227949Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title |
O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL R. Koerich Fronza, Katia Educação profissional Currículo Prática social Ciência e tecnologia |
title_short |
O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full |
O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
title_sort |
O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
author |
R. Koerich Fronza, Katia |
author_facet |
R. Koerich Fronza, Katia A. Grawieski Civiero, Paula P. Zago de Oliveira, Fátima A. Bazzo, Walter |
author_role |
author |
author2 |
A. Grawieski Civiero, Paula P. Zago de Oliveira, Fátima A. Bazzo, Walter |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
R. Koerich Fronza, Katia A. Grawieski Civiero, Paula P. Zago de Oliveira, Fátima A. Bazzo, Walter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional Currículo Prática social Ciência e tecnologia |
topic |
Educação profissional Currículo Prática social Ciência e tecnologia |
description |
Neste artigo apresentamos uma discussão conjunta, oriunda das inquietações de um grupo que está preocupado com questões e com processos de identificação e definição da identidade curricular dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), especialmente relacionada à Educação Profissional, que considere a realidade, a sociedade e as evoluções científicas e tecnológicas. Nosso objetivo é trazer à tona, para além dos aspectos teóricos e formais na educação profissional, uma discussão que envolva o enfrentamento das questões científicas, tecnológicas e sociais por meio do currículo. Muito se fala que o currículo deve ser ativo, deve proporcionar ao estudante a possibilidade de ser um cidadão crítico e atuante, comprometido com os reflexos que a ciência e a tecnologia trazem para a sociedade. Mas o currículo realmente dá conta disso? Vivemos em uma sociedade eminentemente capitalista, na qual o consumo, a competição e o individualismo são o foco principal. Como então falar em currículo voltado para a prática social? Ou ainda vamos mais longe: de qual prática social estamos falando? |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/161 10.36524/dect.v6i02.161 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/161 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i02.161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/161/156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 83-100 2236-2150 10.36524/dect.v6i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028133933056 |