ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes Lima de Castro, Mirella
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva Fleischmann Gava, Adriana, Pio Cazelli, Luiza Helena, Scalzer, Kamila, Alvarenga Lourete, Lilia Márcia, Brunetti Cani, Josiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1886
Resumo: Estratégias, metodologias e organizações de currículos integrados têm sido o foco de projetos de educação integrada nas redes de ensino que desafiam as trajetórias formativas de escolarização, principalmente as instituições que trazem em seu bojo também a formação profissional. Nesse cenário, o Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina, iniciou estudos acerca da elaboração do currículo integrado na educação profissional técnica e tecnológica, baseado na educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), para a apropriação de conhecimentos que possam auxiliar uma nova proposta curricular. Sobre esse movimento, o objetivo deste artigo é propor estratégias formativas que possam subsidiar ações fundamentadas pela educação CTSA, visando à construção de um currículo Integrado na Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio por meio de uma pesquisa Design-Based Research (DBR), segundo Herrington e colaboradores, para unir um projeto teoricamente consistente com as necessidades e validações locais de uma comunidade de aprendizagem. A proposta permitiu identificar que a estratégia integrada posiciona os alunos como responsáveis pelas decisões a serem tomadas na aquisição de conhecimentos, recorrendo a valores de relevância coletiva, como empatia, solidariedade, compromisso social e fraternidade. Palavras-chave: CTSA; Educação Profissional e Tecnológica; currículo integrado.
id IFES-1_513e384c5c5e8a76fe0f58fa64c40e21
oai_identifier_str oai::article/1886
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICACTSAEducação Profissional e TecnológicaCurrículo IntegradoEstratégias, metodologias e organizações de currículos integrados têm sido o foco de projetos de educação integrada nas redes de ensino que desafiam as trajetórias formativas de escolarização, principalmente as instituições que trazem em seu bojo também a formação profissional. Nesse cenário, o Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina, iniciou estudos acerca da elaboração do currículo integrado na educação profissional técnica e tecnológica, baseado na educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), para a apropriação de conhecimentos que possam auxiliar uma nova proposta curricular. Sobre esse movimento, o objetivo deste artigo é propor estratégias formativas que possam subsidiar ações fundamentadas pela educação CTSA, visando à construção de um currículo Integrado na Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio por meio de uma pesquisa Design-Based Research (DBR), segundo Herrington e colaboradores, para unir um projeto teoricamente consistente com as necessidades e validações locais de uma comunidade de aprendizagem. A proposta permitiu identificar que a estratégia integrada posiciona os alunos como responsáveis pelas decisões a serem tomadas na aquisição de conhecimentos, recorrendo a valores de relevância coletiva, como empatia, solidariedade, compromisso social e fraternidade. Palavras-chave: CTSA; Educação Profissional e Tecnológica; currículo integrado.Instituto Federal do Espírito Santo2022-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/188610.36524/ric.v8i1.1886Revista Ifes Ciência ; v. 8 n. 1 (2022): Revista Ifes Ciência; 1-212359-479910.36524/ric.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1886/963Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes Lima de Castro, MirellaSilva Fleischmann Gava, AdrianaPio Cazelli, Luiza HelenaScalzer, KamilaAlvarenga Lourete, Lilia MárciaBrunetti Cani, Josiane2023-03-02T19:19:35Zoai::article/1886Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:49.576206Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
title ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
spellingShingle ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
Guedes Lima de Castro, Mirella
CTSA
Educação Profissional e Tecnológica
Currículo Integrado
title_short ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
title_full ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
title_fullStr ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
title_sort ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
author Guedes Lima de Castro, Mirella
author_facet Guedes Lima de Castro, Mirella
Silva Fleischmann Gava, Adriana
Pio Cazelli, Luiza Helena
Scalzer, Kamila
Alvarenga Lourete, Lilia Márcia
Brunetti Cani, Josiane
author_role author
author2 Silva Fleischmann Gava, Adriana
Pio Cazelli, Luiza Helena
Scalzer, Kamila
Alvarenga Lourete, Lilia Márcia
Brunetti Cani, Josiane
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes Lima de Castro, Mirella
Silva Fleischmann Gava, Adriana
Pio Cazelli, Luiza Helena
Scalzer, Kamila
Alvarenga Lourete, Lilia Márcia
Brunetti Cani, Josiane
dc.subject.por.fl_str_mv CTSA
Educação Profissional e Tecnológica
Currículo Integrado
topic CTSA
Educação Profissional e Tecnológica
Currículo Integrado
description Estratégias, metodologias e organizações de currículos integrados têm sido o foco de projetos de educação integrada nas redes de ensino que desafiam as trajetórias formativas de escolarização, principalmente as instituições que trazem em seu bojo também a formação profissional. Nesse cenário, o Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina, iniciou estudos acerca da elaboração do currículo integrado na educação profissional técnica e tecnológica, baseado na educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), para a apropriação de conhecimentos que possam auxiliar uma nova proposta curricular. Sobre esse movimento, o objetivo deste artigo é propor estratégias formativas que possam subsidiar ações fundamentadas pela educação CTSA, visando à construção de um currículo Integrado na Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio por meio de uma pesquisa Design-Based Research (DBR), segundo Herrington e colaboradores, para unir um projeto teoricamente consistente com as necessidades e validações locais de uma comunidade de aprendizagem. A proposta permitiu identificar que a estratégia integrada posiciona os alunos como responsáveis pelas decisões a serem tomadas na aquisição de conhecimentos, recorrendo a valores de relevância coletiva, como empatia, solidariedade, compromisso social e fraternidade. Palavras-chave: CTSA; Educação Profissional e Tecnológica; currículo integrado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1886
10.36524/ric.v8i1.1886
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1886
identifier_str_mv 10.36524/ric.v8i1.1886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1886/963
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 8 n. 1 (2022): Revista Ifes Ciência; 1-21
2359-4799
10.36524/ric.v8i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025909903360