ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1886 |
Resumo: | Estratégias, metodologias e organizações de currículos integrados têm sido o foco de projetos de educação integrada nas redes de ensino que desafiam as trajetórias formativas de escolarização, principalmente as instituições que trazem em seu bojo também a formação profissional. Nesse cenário, o Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina, iniciou estudos acerca da elaboração do currículo integrado na educação profissional técnica e tecnológica, baseado na educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), para a apropriação de conhecimentos que possam auxiliar uma nova proposta curricular. Sobre esse movimento, o objetivo deste artigo é propor estratégias formativas que possam subsidiar ações fundamentadas pela educação CTSA, visando à construção de um currículo Integrado na Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio por meio de uma pesquisa Design-Based Research (DBR), segundo Herrington e colaboradores, para unir um projeto teoricamente consistente com as necessidades e validações locais de uma comunidade de aprendizagem. A proposta permitiu identificar que a estratégia integrada posiciona os alunos como responsáveis pelas decisões a serem tomadas na aquisição de conhecimentos, recorrendo a valores de relevância coletiva, como empatia, solidariedade, compromisso social e fraternidade. Palavras-chave: CTSA; Educação Profissional e Tecnológica; currículo integrado. |
id |
IFES-1_513e384c5c5e8a76fe0f58fa64c40e21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1886 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICACTSAEducação Profissional e TecnológicaCurrículo IntegradoEstratégias, metodologias e organizações de currículos integrados têm sido o foco de projetos de educação integrada nas redes de ensino que desafiam as trajetórias formativas de escolarização, principalmente as instituições que trazem em seu bojo também a formação profissional. Nesse cenário, o Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina, iniciou estudos acerca da elaboração do currículo integrado na educação profissional técnica e tecnológica, baseado na educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), para a apropriação de conhecimentos que possam auxiliar uma nova proposta curricular. Sobre esse movimento, o objetivo deste artigo é propor estratégias formativas que possam subsidiar ações fundamentadas pela educação CTSA, visando à construção de um currículo Integrado na Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio por meio de uma pesquisa Design-Based Research (DBR), segundo Herrington e colaboradores, para unir um projeto teoricamente consistente com as necessidades e validações locais de uma comunidade de aprendizagem. A proposta permitiu identificar que a estratégia integrada posiciona os alunos como responsáveis pelas decisões a serem tomadas na aquisição de conhecimentos, recorrendo a valores de relevância coletiva, como empatia, solidariedade, compromisso social e fraternidade. Palavras-chave: CTSA; Educação Profissional e Tecnológica; currículo integrado.Instituto Federal do Espírito Santo2022-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/188610.36524/ric.v8i1.1886Revista Ifes Ciência ; v. 8 n. 1 (2022): Revista Ifes Ciência; 1-212359-479910.36524/ric.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1886/963Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes Lima de Castro, MirellaSilva Fleischmann Gava, AdrianaPio Cazelli, Luiza HelenaScalzer, KamilaAlvarenga Lourete, Lilia MárciaBrunetti Cani, Josiane2023-03-02T19:19:35Zoai::article/1886Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:49.576206Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA |
title |
ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA Guedes Lima de Castro, Mirella CTSA Educação Profissional e Tecnológica Currículo Integrado |
title_short |
ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA |
title_full |
ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA |
title_sort |
ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA |
author |
Guedes Lima de Castro, Mirella |
author_facet |
Guedes Lima de Castro, Mirella Silva Fleischmann Gava, Adriana Pio Cazelli, Luiza Helena Scalzer, Kamila Alvarenga Lourete, Lilia Márcia Brunetti Cani, Josiane |
author_role |
author |
author2 |
Silva Fleischmann Gava, Adriana Pio Cazelli, Luiza Helena Scalzer, Kamila Alvarenga Lourete, Lilia Márcia Brunetti Cani, Josiane |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes Lima de Castro, Mirella Silva Fleischmann Gava, Adriana Pio Cazelli, Luiza Helena Scalzer, Kamila Alvarenga Lourete, Lilia Márcia Brunetti Cani, Josiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTSA Educação Profissional e Tecnológica Currículo Integrado |
topic |
CTSA Educação Profissional e Tecnológica Currículo Integrado |
description |
Estratégias, metodologias e organizações de currículos integrados têm sido o foco de projetos de educação integrada nas redes de ensino que desafiam as trajetórias formativas de escolarização, principalmente as instituições que trazem em seu bojo também a formação profissional. Nesse cenário, o Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina, iniciou estudos acerca da elaboração do currículo integrado na educação profissional técnica e tecnológica, baseado na educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), para a apropriação de conhecimentos que possam auxiliar uma nova proposta curricular. Sobre esse movimento, o objetivo deste artigo é propor estratégias formativas que possam subsidiar ações fundamentadas pela educação CTSA, visando à construção de um currículo Integrado na Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio por meio de uma pesquisa Design-Based Research (DBR), segundo Herrington e colaboradores, para unir um projeto teoricamente consistente com as necessidades e validações locais de uma comunidade de aprendizagem. A proposta permitiu identificar que a estratégia integrada posiciona os alunos como responsáveis pelas decisões a serem tomadas na aquisição de conhecimentos, recorrendo a valores de relevância coletiva, como empatia, solidariedade, compromisso social e fraternidade. Palavras-chave: CTSA; Educação Profissional e Tecnológica; currículo integrado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1886 10.36524/ric.v8i1.1886 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1886 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v8i1.1886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1886/963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 8 n. 1 (2022): Revista Ifes Ciência; 1-21 2359-4799 10.36524/ric.v8i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948025909903360 |