O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FEITOSA DE JESUS, LUCAS ANTONIO
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: DOS SANTOS, JOSÉ OSMAN
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/454
Resumo: Este artigo discute as possibilidades de articulação entre o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente) e o projeto de Ensino Integrado. A partir de um levantamento bibliográfico baseado em alguns dos principais autores de ambos os campos, este estudo foi estruturado em três fases: a primeira correspondeu a uma discussão histórica sobre o movimento CTSA seguida de sua proposta de ensino; a segunda fase foi composta pela descrição das bases conceituais do Ensino Integrado, seus pressupostos formativos e a compreensão do Trabalho enquanto essência do homem e princípio educativo; a terceira e última fase ocupou-se em vincular as duas primeiras, demonstrando a confluência teórica que existe entre o enfoque CTSA e o Ensino Integrado. Ao traçar as considerações finais, sinalizou-se a importância de um currículo que contemple a integração dessas abordagens mas, ao mesmo tempo, tendo em mente que a formação integral se dá no próprio processo de ensino e aprendizagem, sendo fundamental a existência de práticas pedagógicas relevantes à construção da cidadania.
id IFES-1_ea8dddee0839b672e982fe8699e06e2e
oai_identifier_str oai::article/454
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricasCTSA.Educação Profissional.Formação Integrada.Este artigo discute as possibilidades de articulação entre o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente) e o projeto de Ensino Integrado. A partir de um levantamento bibliográfico baseado em alguns dos principais autores de ambos os campos, este estudo foi estruturado em três fases: a primeira correspondeu a uma discussão histórica sobre o movimento CTSA seguida de sua proposta de ensino; a segunda fase foi composta pela descrição das bases conceituais do Ensino Integrado, seus pressupostos formativos e a compreensão do Trabalho enquanto essência do homem e princípio educativo; a terceira e última fase ocupou-se em vincular as duas primeiras, demonstrando a confluência teórica que existe entre o enfoque CTSA e o Ensino Integrado. Ao traçar as considerações finais, sinalizou-se a importância de um currículo que contemple a integração dessas abordagens mas, ao mesmo tempo, tendo em mente que a formação integral se dá no próprio processo de ensino e aprendizagem, sendo fundamental a existência de práticas pedagógicas relevantes à construção da cidadania.EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/45410.36524/profept.v4i3.454Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 149-1662594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/454/636Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFEITOSA DE JESUS, LUCAS ANTONIODOS SANTOS, JOSÉ OSMAN2021-02-10T21:36:37Zoai::article/454Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.513273Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas
title O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas
spellingShingle O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas
FEITOSA DE JESUS, LUCAS ANTONIO
CTSA.
Educação Profissional.
Formação Integrada.
title_short O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas
title_full O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas
title_fullStr O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas
title_full_unstemmed O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas
title_sort O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas
author FEITOSA DE JESUS, LUCAS ANTONIO
author_facet FEITOSA DE JESUS, LUCAS ANTONIO
DOS SANTOS, JOSÉ OSMAN
author_role author
author2 DOS SANTOS, JOSÉ OSMAN
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FEITOSA DE JESUS, LUCAS ANTONIO
DOS SANTOS, JOSÉ OSMAN
dc.subject.por.fl_str_mv CTSA.
Educação Profissional.
Formação Integrada.
topic CTSA.
Educação Profissional.
Formação Integrada.
description Este artigo discute as possibilidades de articulação entre o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente) e o projeto de Ensino Integrado. A partir de um levantamento bibliográfico baseado em alguns dos principais autores de ambos os campos, este estudo foi estruturado em três fases: a primeira correspondeu a uma discussão histórica sobre o movimento CTSA seguida de sua proposta de ensino; a segunda fase foi composta pela descrição das bases conceituais do Ensino Integrado, seus pressupostos formativos e a compreensão do Trabalho enquanto essência do homem e princípio educativo; a terceira e última fase ocupou-se em vincular as duas primeiras, demonstrando a confluência teórica que existe entre o enfoque CTSA e o Ensino Integrado. Ao traçar as considerações finais, sinalizou-se a importância de um currículo que contemple a integração dessas abordagens mas, ao mesmo tempo, tendo em mente que a formação integral se dá no próprio processo de ensino e aprendizagem, sendo fundamental a existência de práticas pedagógicas relevantes à construção da cidadania.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/454
10.36524/profept.v4i3.454
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/454
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4i3.454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/454/636
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 149-166
2594-4827
10.36524/profept.v4i3
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029384884224