TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
DOI: | 10.36524/dect.v6i01.148 |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148 |
Resumo: | O uso das tecnologias as digitais em sala de aula permitem novas possibilidades e representam novos desafios. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta apontamentos importantes sobre o uso desses recursos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências Naturais. Ressalta-se a influência positiva do uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências no 8º ano do ensino fundamental. Objetiva-se construir perspectivas de melhoria no ensino e aprendizagem de ciências por meio da utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica. Para alcançar tais perspectivas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e a técnica para coleta de dados foi a observação sistemática. A intervenção educativa ocorreu em duas etapas: uma de observação das aulas da professora regente e outra onde a professora pesquisadora ministrou as aulas. Por meio da investigação, considera-se que os usos dos softwares educativos desempenham papel importante e positivo no processo de ensino e aprendizagem no que tange o conteúdo de Genética sugerido para o ensino fundamental. |
id |
IFES-1_57e21d78d4e7a26d070447fd24cbf746 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/148 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
spelling |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL Ensino de ciênciasTecnologias digitaisGenéticaCiências naturaisEducação básicaO uso das tecnologias as digitais em sala de aula permitem novas possibilidades e representam novos desafios. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta apontamentos importantes sobre o uso desses recursos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências Naturais. Ressalta-se a influência positiva do uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências no 8º ano do ensino fundamental. Objetiva-se construir perspectivas de melhoria no ensino e aprendizagem de ciências por meio da utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica. Para alcançar tais perspectivas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e a técnica para coleta de dados foi a observação sistemática. A intervenção educativa ocorreu em duas etapas: uma de observação das aulas da professora regente e outra onde a professora pesquisadora ministrou as aulas. Por meio da investigação, considera-se que os usos dos softwares educativos desempenham papel importante e positivo no processo de ensino e aprendizagem no que tange o conteúdo de Genética sugerido para o ensino fundamental.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14810.36524/dect.v6i01.148Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 79-942236-215010.36524/dect.v6i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148/143Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJosé da Silva, Raimunda LeilaCaixeta, Juliana EugêniaSalla, Helma2019-10-22T14:41:57Zoai::article/148Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.531354Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL José da Silva, Raimunda Leila Ensino de ciências Tecnologias digitais Genética Ciências naturais Educação básica José da Silva, Raimunda Leila Ensino de ciências Tecnologias digitais Genética Ciências naturais Educação básica |
title_short |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
José da Silva, Raimunda Leila |
author_facet |
José da Silva, Raimunda Leila José da Silva, Raimunda Leila Caixeta, Juliana Eugênia Salla, Helma Caixeta, Juliana Eugênia Salla, Helma |
author_role |
author |
author2 |
Caixeta, Juliana Eugênia Salla, Helma |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
José da Silva, Raimunda Leila Caixeta, Juliana Eugênia Salla, Helma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Tecnologias digitais Genética Ciências naturais Educação básica |
topic |
Ensino de ciências Tecnologias digitais Genética Ciências naturais Educação básica |
description |
O uso das tecnologias as digitais em sala de aula permitem novas possibilidades e representam novos desafios. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta apontamentos importantes sobre o uso desses recursos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências Naturais. Ressalta-se a influência positiva do uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências no 8º ano do ensino fundamental. Objetiva-se construir perspectivas de melhoria no ensino e aprendizagem de ciências por meio da utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica. Para alcançar tais perspectivas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e a técnica para coleta de dados foi a observação sistemática. A intervenção educativa ocorreu em duas etapas: uma de observação das aulas da professora regente e outra onde a professora pesquisadora ministrou as aulas. Por meio da investigação, considera-se que os usos dos softwares educativos desempenham papel importante e positivo no processo de ensino e aprendizagem no que tange o conteúdo de Genética sugerido para o ensino fundamental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148 10.36524/dect.v6i01.148 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i01.148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148/143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 79-94 2236-2150 10.36524/dect.v6i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1822181075714048000 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36524/dect.v6i01.148 |