TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148 |
Resumo: | O uso das tecnologias as digitais em sala de aula permitem novas possibilidades e representam novos desafios. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta apontamentos importantes sobre o uso desses recursos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências Naturais. Ressalta-se a influência positiva do uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências no 8º ano do ensino fundamental. Objetiva-se construir perspectivas de melhoria no ensino e aprendizagem de ciências por meio da utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica. Para alcançar tais perspectivas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e a técnica para coleta de dados foi a observação sistemática. A intervenção educativa ocorreu em duas etapas: uma de observação das aulas da professora regente e outra onde a professora pesquisadora ministrou as aulas. Por meio da investigação, considera-se que os usos dos softwares educativos desempenham papel importante e positivo no processo de ensino e aprendizagem no que tange o conteúdo de Genética sugerido para o ensino fundamental. |
id |
IFES-1_57e21d78d4e7a26d070447fd24cbf746 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/148 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL Ensino de ciênciasTecnologias digitaisGenéticaCiências naturaisEducação básicaO uso das tecnologias as digitais em sala de aula permitem novas possibilidades e representam novos desafios. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta apontamentos importantes sobre o uso desses recursos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências Naturais. Ressalta-se a influência positiva do uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências no 8º ano do ensino fundamental. Objetiva-se construir perspectivas de melhoria no ensino e aprendizagem de ciências por meio da utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica. Para alcançar tais perspectivas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e a técnica para coleta de dados foi a observação sistemática. A intervenção educativa ocorreu em duas etapas: uma de observação das aulas da professora regente e outra onde a professora pesquisadora ministrou as aulas. Por meio da investigação, considera-se que os usos dos softwares educativos desempenham papel importante e positivo no processo de ensino e aprendizagem no que tange o conteúdo de Genética sugerido para o ensino fundamental.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14810.36524/dect.v6i01.148Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 79-942236-215010.36524/dect.v6i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148/143Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJosé da Silva, Raimunda LeilaCaixeta, Juliana EugêniaSalla, Helma2019-10-22T14:41:57Zoai::article/148Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.531354Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL José da Silva, Raimunda Leila Ensino de ciências Tecnologias digitais Genética Ciências naturais Educação básica |
title_short |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
José da Silva, Raimunda Leila |
author_facet |
José da Silva, Raimunda Leila Caixeta, Juliana Eugênia Salla, Helma |
author_role |
author |
author2 |
Caixeta, Juliana Eugênia Salla, Helma |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
José da Silva, Raimunda Leila Caixeta, Juliana Eugênia Salla, Helma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Tecnologias digitais Genética Ciências naturais Educação básica |
topic |
Ensino de ciências Tecnologias digitais Genética Ciências naturais Educação básica |
description |
O uso das tecnologias as digitais em sala de aula permitem novas possibilidades e representam novos desafios. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta apontamentos importantes sobre o uso desses recursos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências Naturais. Ressalta-se a influência positiva do uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências no 8º ano do ensino fundamental. Objetiva-se construir perspectivas de melhoria no ensino e aprendizagem de ciências por meio da utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica. Para alcançar tais perspectivas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e a técnica para coleta de dados foi a observação sistemática. A intervenção educativa ocorreu em duas etapas: uma de observação das aulas da professora regente e outra onde a professora pesquisadora ministrou as aulas. Por meio da investigação, considera-se que os usos dos softwares educativos desempenham papel importante e positivo no processo de ensino e aprendizagem no que tange o conteúdo de Genética sugerido para o ensino fundamental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148 10.36524/dect.v6i01.148 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i01.148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148/143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 79-94 2236-2150 10.36524/dect.v6i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028109815808 |