TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José da Silva, Raimunda Leila
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Caixeta, Juliana Eugênia, Salla, Helma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
DOI: 10.36524/dect.v6i01.148
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148
Resumo: O uso das tecnologias as digitais em sala de aula permitem novas possibilidades e representam novos desafios. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta apontamentos importantes sobre o uso desses recursos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências Naturais. Ressalta-se a influência positiva do uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências no 8º ano do ensino fundamental. Objetiva-se construir perspectivas de melhoria no ensino e aprendizagem de ciências por meio da utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica. Para alcançar tais perspectivas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e a técnica para coleta de dados foi a observação sistemática. A intervenção educativa ocorreu em duas etapas: uma de observação das aulas da professora regente e outra onde a professora pesquisadora ministrou as aulas. Por meio da investigação, considera-se que os usos dos softwares educativos desempenham papel importante e positivo no processo de ensino e aprendizagem no que tange o conteúdo de Genética sugerido para o ensino fundamental.
id IFES-1_57e21d78d4e7a26d070447fd24cbf746
oai_identifier_str oai::article/148
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
spelling TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL Ensino de ciênciasTecnologias digitaisGenéticaCiências naturaisEducação básicaO uso das tecnologias as digitais em sala de aula permitem novas possibilidades e representam novos desafios. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta apontamentos importantes sobre o uso desses recursos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências Naturais. Ressalta-se a influência positiva do uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências no 8º ano do ensino fundamental. Objetiva-se construir perspectivas de melhoria no ensino e aprendizagem de ciências por meio da utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica. Para alcançar tais perspectivas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e a técnica para coleta de dados foi a observação sistemática. A intervenção educativa ocorreu em duas etapas: uma de observação das aulas da professora regente e outra onde a professora pesquisadora ministrou as aulas. Por meio da investigação, considera-se que os usos dos softwares educativos desempenham papel importante e positivo no processo de ensino e aprendizagem no que tange o conteúdo de Genética sugerido para o ensino fundamental.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14810.36524/dect.v6i01.148Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 79-942236-215010.36524/dect.v6i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148/143Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJosé da Silva, Raimunda LeilaCaixeta, Juliana EugêniaSalla, Helma2019-10-22T14:41:57Zoai::article/148Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.531354Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
title TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
José da Silva, Raimunda Leila
Ensino de ciências
Tecnologias digitais
Genética
Ciências naturais
Educação básica
José da Silva, Raimunda Leila
Ensino de ciências
Tecnologias digitais
Genética
Ciências naturais
Educação básica
title_short TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
author José da Silva, Raimunda Leila
author_facet José da Silva, Raimunda Leila
José da Silva, Raimunda Leila
Caixeta, Juliana Eugênia
Salla, Helma
Caixeta, Juliana Eugênia
Salla, Helma
author_role author
author2 Caixeta, Juliana Eugênia
Salla, Helma
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv José da Silva, Raimunda Leila
Caixeta, Juliana Eugênia
Salla, Helma
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Tecnologias digitais
Genética
Ciências naturais
Educação básica
topic Ensino de ciências
Tecnologias digitais
Genética
Ciências naturais
Educação básica
description O uso das tecnologias as digitais em sala de aula permitem novas possibilidades e representam novos desafios. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta apontamentos importantes sobre o uso desses recursos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências Naturais. Ressalta-se a influência positiva do uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências no 8º ano do ensino fundamental. Objetiva-se construir perspectivas de melhoria no ensino e aprendizagem de ciências por meio da utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica. Para alcançar tais perspectivas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e a técnica para coleta de dados foi a observação sistemática. A intervenção educativa ocorreu em duas etapas: uma de observação das aulas da professora regente e outra onde a professora pesquisadora ministrou as aulas. Por meio da investigação, considera-se que os usos dos softwares educativos desempenham papel importante e positivo no processo de ensino e aprendizagem no que tange o conteúdo de Genética sugerido para o ensino fundamental.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148
10.36524/dect.v6i01.148
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i01.148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/148/143
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 79-94
2236-2150
10.36524/dect.v6i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1822181075714048000
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36524/dect.v6i01.148