Educação inclusiva em Ciências Naturais, no 2.º ciclo do Ensino Básico, através de contextos digitais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Patrícia Alexandra Luísa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19156
Resumo: O presente estudo decorreu durante a PES, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Universidade do Algarve, no ano letivo de 2021/22. Participaram nesta investigação uma turma do 5.º ano do 2.º CEB de uma instituição pública da cidade de Faro, composta por vinte e um(a) alunos(as), em que nove beneficiavam de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 06 de julho, republicado pela Lei 116/2019, de 13 de setembro (DL 54/2018). Objetiva-se, com esta investigação, indagar de que forma os contextos digitais de aprendizagem, utilizados nas aulas de Ciências Naturais do 5.º ano do 2.º CEB, favorecem a inclusão educativa, sendo que para atingir este propósito utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com orientação interpretativa e descritiva. De acordo com as questões de investigação e os objetivos definidos, os dados foram recolhidos através de observação participante, de notas de campo, de inquéritos por entrevista, à Coordenadora da EMAEI do Agrupamento de Escolas e à Professora Cooperante, e inquérito por questionário aos(às) alunos(as) participantes deste estudo. A análise dos dados permitiu compreender que a utilização de recursos digitais para a implementação de atividades práticas em Ciências, possibilita adequar as estratégias didáticas à diversidade e necessidades da turma, o que contribui para: a motivação; o envolvimento nas tarefas; uma aprendizagem mais atrativa e significativa; o gosto pela área das Ciências; a aquisição de competências de trabalho cooperativo; o aperfeiçoamento das técnicas laboratoriais; e a compreensão e clareza dos conteúdos, sendo estes fatores conducentes à inclusão de todos(as) os(as) alunos(as).
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