Soma de inteiros positivos e negativos nos anos iniciais: uma abordagem possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Fabio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barabani, Michele, Regina, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/793
Resumo: Neste relato de pesquisa visamos refletir sobre uma prática investigativa acerca do ensino de números inteiros negativos nos anos iniciais do ensino fundamental, idealizada e realizada por meio de uma parceria entre pares que ensinam matemática em diferentes etapas de escolarização. Em nossa investigação como uma postura docente, produzimos os dados observando o uso de um jogo digital como recurso didático, considerando, para análises, os momentos em que a literatura o reconhece como ‘transparente’ e se aprende com ele. Questionamos, a partir de contextos históricos, um suposto obstáculo epistemológico, que relega a aprendizagem sobre os números negativos a partir do sétimo ano de escolaridade, mas que nos pareceram facilmente ultrapassados pelas crianças devido à nossa abordagem. Consideramos, ainda, repensar o paradigma curricular em deslocar o ensino dos negativos já para os anos iniciais, entendendo que o ensino da matemática escolar é uma prática socialmente situada.
id IFES-1_5985b0910493d768a43c7160b112ea29
oai_identifier_str oai::article/793
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling Soma de inteiros positivos e negativos nos anos iniciais: uma abordagem possívelNúmeros NegativosAnos IniciaisRecurso DidáticoObstáculo epistemológicoNeste relato de pesquisa visamos refletir sobre uma prática investigativa acerca do ensino de números inteiros negativos nos anos iniciais do ensino fundamental, idealizada e realizada por meio de uma parceria entre pares que ensinam matemática em diferentes etapas de escolarização. Em nossa investigação como uma postura docente, produzimos os dados observando o uso de um jogo digital como recurso didático, considerando, para análises, os momentos em que a literatura o reconhece como ‘transparente’ e se aprende com ele. Questionamos, a partir de contextos históricos, um suposto obstáculo epistemológico, que relega a aprendizagem sobre os números negativos a partir do sétimo ano de escolaridade, mas que nos pareceram facilmente ultrapassados pelas crianças devido à nossa abordagem. Consideramos, ainda, repensar o paradigma curricular em deslocar o ensino dos negativos já para os anos iniciais, entendendo que o ensino da matemática escolar é uma prática socialmente situada.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/79310.36524/saladeaula.v9i1.793Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 38-512316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/793/495Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, FabioBarabani, MicheleRegina, Aline2020-12-24T03:53:02Zoai::article/793Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.373090Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Soma de inteiros positivos e negativos nos anos iniciais: uma abordagem possível
title Soma de inteiros positivos e negativos nos anos iniciais: uma abordagem possível
spellingShingle Soma de inteiros positivos e negativos nos anos iniciais: uma abordagem possível
Menezes, Fabio
Números Negativos
Anos Iniciais
Recurso Didático
Obstáculo epistemológico
title_short Soma de inteiros positivos e negativos nos anos iniciais: uma abordagem possível
title_full Soma de inteiros positivos e negativos nos anos iniciais: uma abordagem possível
title_fullStr Soma de inteiros positivos e negativos nos anos iniciais: uma abordagem possível
title_full_unstemmed Soma de inteiros positivos e negativos nos anos iniciais: uma abordagem possível
title_sort Soma de inteiros positivos e negativos nos anos iniciais: uma abordagem possível
author Menezes, Fabio
author_facet Menezes, Fabio
Barabani, Michele
Regina, Aline
author_role author
author2 Barabani, Michele
Regina, Aline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Fabio
Barabani, Michele
Regina, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Números Negativos
Anos Iniciais
Recurso Didático
Obstáculo epistemológico
topic Números Negativos
Anos Iniciais
Recurso Didático
Obstáculo epistemológico
description Neste relato de pesquisa visamos refletir sobre uma prática investigativa acerca do ensino de números inteiros negativos nos anos iniciais do ensino fundamental, idealizada e realizada por meio de uma parceria entre pares que ensinam matemática em diferentes etapas de escolarização. Em nossa investigação como uma postura docente, produzimos os dados observando o uso de um jogo digital como recurso didático, considerando, para análises, os momentos em que a literatura o reconhece como ‘transparente’ e se aprende com ele. Questionamos, a partir de contextos históricos, um suposto obstáculo epistemológico, que relega a aprendizagem sobre os números negativos a partir do sétimo ano de escolaridade, mas que nos pareceram facilmente ultrapassados pelas crianças devido à nossa abordagem. Consideramos, ainda, repensar o paradigma curricular em deslocar o ensino dos negativos já para os anos iniciais, entendendo que o ensino da matemática escolar é uma prática socialmente situada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/793
10.36524/saladeaula.v9i1.793
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/793
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v9i1.793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/793/495
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 38-51
2316-7297
10.36524/saladeaula.v9i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026970013696