Soma de inteiros positivos e negativos nos anos iniciais: uma abordagem possível
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/793 |
Resumo: | Neste relato de pesquisa visamos refletir sobre uma prática investigativa acerca do ensino de números inteiros negativos nos anos iniciais do ensino fundamental, idealizada e realizada por meio de uma parceria entre pares que ensinam matemática em diferentes etapas de escolarização. Em nossa investigação como uma postura docente, produzimos os dados observando o uso de um jogo digital como recurso didático, considerando, para análises, os momentos em que a literatura o reconhece como ‘transparente’ e se aprende com ele. Questionamos, a partir de contextos históricos, um suposto obstáculo epistemológico, que relega a aprendizagem sobre os números negativos a partir do sétimo ano de escolaridade, mas que nos pareceram facilmente ultrapassados pelas crianças devido à nossa abordagem. Consideramos, ainda, repensar o paradigma curricular em deslocar o ensino dos negativos já para os anos iniciais, entendendo que o ensino da matemática escolar é uma prática socialmente situada. |
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