“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DO NASCIMENTO OUVERNEY, THIAGO
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: DUTRA DOS SANTOS SAMPAIO, ANA PAULA, PIRES CAMPOS, CARLOS ROBERTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1448
Resumo: Este artigo tem como objetivo, discutir o uso das metodologias ativas através das ferramentas disponíveis pela plataforma Google for education, no ensino de ciências em meio a pandemia do coronavírus.  A partir de atividades propostas através do Google Forms, com inserção de imagens e vídeos, pretende-se que os estudantes passem de simples memorizadores de conteúdos, garantindo autonomia e interação com as ferramentas tecnológicas. O projeto foi desenvolvido com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município da Viana, e envolveu a construção de formulários do Google, ao alcance de alunos e famílias, na utilização das ferramentas tecnológicas, a fim de minimizar os impactos provocados pela pandemia no processo de aprendizagem. Pretende-se que esta prática sirva de exemplo para outros professores, visto o caráter emergencial do momento, que exige um reinventar da educação e de nossas práticas pedagógicas, podendo então ser replicada em diversas disciplinas.
id IFES-1_5b94799c5eaee1f4f8db6764861636c2
oai_identifier_str oai::article/1448
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURALMetodologias ativasAprendizagemEnsino de CiênciasEste artigo tem como objetivo, discutir o uso das metodologias ativas através das ferramentas disponíveis pela plataforma Google for education, no ensino de ciências em meio a pandemia do coronavírus.  A partir de atividades propostas através do Google Forms, com inserção de imagens e vídeos, pretende-se que os estudantes passem de simples memorizadores de conteúdos, garantindo autonomia e interação com as ferramentas tecnológicas. O projeto foi desenvolvido com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município da Viana, e envolveu a construção de formulários do Google, ao alcance de alunos e famílias, na utilização das ferramentas tecnológicas, a fim de minimizar os impactos provocados pela pandemia no processo de aprendizagem. Pretende-se que esta prática sirva de exemplo para outros professores, visto o caráter emergencial do momento, que exige um reinventar da educação e de nossas práticas pedagógicas, podendo então ser replicada em diversas disciplinas.EDIFES2023-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/144810.36524/saladeaula.v11i1.1448Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT2316-729710.36524/saladeaula.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1448/1023Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDO NASCIMENTO OUVERNEY, THIAGODUTRA DOS SANTOS SAMPAIO, ANA PAULA PIRES CAMPOS, CARLOS ROBERTO 2022-03-31T18:26:28Zoai::article/1448Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:55.415674Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL
title “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL
spellingShingle “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL
DO NASCIMENTO OUVERNEY, THIAGO
Metodologias ativas
Aprendizagem
Ensino de Ciências
title_short “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL
title_full “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL
title_fullStr “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL
title_full_unstemmed “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL
title_sort “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL
author DO NASCIMENTO OUVERNEY, THIAGO
author_facet DO NASCIMENTO OUVERNEY, THIAGO
DUTRA DOS SANTOS SAMPAIO, ANA PAULA
PIRES CAMPOS, CARLOS ROBERTO
author_role author
author2 DUTRA DOS SANTOS SAMPAIO, ANA PAULA
PIRES CAMPOS, CARLOS ROBERTO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DO NASCIMENTO OUVERNEY, THIAGO
DUTRA DOS SANTOS SAMPAIO, ANA PAULA
PIRES CAMPOS, CARLOS ROBERTO
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Aprendizagem
Ensino de Ciências
topic Metodologias ativas
Aprendizagem
Ensino de Ciências
description Este artigo tem como objetivo, discutir o uso das metodologias ativas através das ferramentas disponíveis pela plataforma Google for education, no ensino de ciências em meio a pandemia do coronavírus.  A partir de atividades propostas através do Google Forms, com inserção de imagens e vídeos, pretende-se que os estudantes passem de simples memorizadores de conteúdos, garantindo autonomia e interação com as ferramentas tecnológicas. O projeto foi desenvolvido com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município da Viana, e envolveu a construção de formulários do Google, ao alcance de alunos e famílias, na utilização das ferramentas tecnológicas, a fim de minimizar os impactos provocados pela pandemia no processo de aprendizagem. Pretende-se que esta prática sirva de exemplo para outros professores, visto o caráter emergencial do momento, que exige um reinventar da educação e de nossas práticas pedagógicas, podendo então ser replicada em diversas disciplinas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1448
10.36524/saladeaula.v11i1.1448
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1448
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v11i1.1448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1448/1023
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT
2316-7297
10.36524/saladeaula.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027021393920