“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1448 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo, discutir o uso das metodologias ativas através das ferramentas disponíveis pela plataforma Google for education, no ensino de ciências em meio a pandemia do coronavírus. A partir de atividades propostas através do Google Forms, com inserção de imagens e vídeos, pretende-se que os estudantes passem de simples memorizadores de conteúdos, garantindo autonomia e interação com as ferramentas tecnológicas. O projeto foi desenvolvido com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município da Viana, e envolveu a construção de formulários do Google, ao alcance de alunos e famílias, na utilização das ferramentas tecnológicas, a fim de minimizar os impactos provocados pela pandemia no processo de aprendizagem. Pretende-se que esta prática sirva de exemplo para outros professores, visto o caráter emergencial do momento, que exige um reinventar da educação e de nossas práticas pedagógicas, podendo então ser replicada em diversas disciplinas. |
id |
IFES-1_5b94799c5eaee1f4f8db6764861636c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1448 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURALMetodologias ativasAprendizagemEnsino de CiênciasEste artigo tem como objetivo, discutir o uso das metodologias ativas através das ferramentas disponíveis pela plataforma Google for education, no ensino de ciências em meio a pandemia do coronavírus. A partir de atividades propostas através do Google Forms, com inserção de imagens e vídeos, pretende-se que os estudantes passem de simples memorizadores de conteúdos, garantindo autonomia e interação com as ferramentas tecnológicas. O projeto foi desenvolvido com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município da Viana, e envolveu a construção de formulários do Google, ao alcance de alunos e famílias, na utilização das ferramentas tecnológicas, a fim de minimizar os impactos provocados pela pandemia no processo de aprendizagem. Pretende-se que esta prática sirva de exemplo para outros professores, visto o caráter emergencial do momento, que exige um reinventar da educação e de nossas práticas pedagógicas, podendo então ser replicada em diversas disciplinas.EDIFES2023-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/144810.36524/saladeaula.v11i1.1448Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT2316-729710.36524/saladeaula.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1448/1023Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDO NASCIMENTO OUVERNEY, THIAGODUTRA DOS SANTOS SAMPAIO, ANA PAULA PIRES CAMPOS, CARLOS ROBERTO 2022-03-31T18:26:28Zoai::article/1448Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:55.415674Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL |
title |
“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL |
spellingShingle |
“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL DO NASCIMENTO OUVERNEY, THIAGO Metodologias ativas Aprendizagem Ensino de Ciências |
title_short |
“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL |
title_full |
“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL |
title_fullStr |
“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL |
title_full_unstemmed |
“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL |
title_sort |
“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL |
author |
DO NASCIMENTO OUVERNEY, THIAGO |
author_facet |
DO NASCIMENTO OUVERNEY, THIAGO DUTRA DOS SANTOS SAMPAIO, ANA PAULA PIRES CAMPOS, CARLOS ROBERTO |
author_role |
author |
author2 |
DUTRA DOS SANTOS SAMPAIO, ANA PAULA PIRES CAMPOS, CARLOS ROBERTO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DO NASCIMENTO OUVERNEY, THIAGO DUTRA DOS SANTOS SAMPAIO, ANA PAULA PIRES CAMPOS, CARLOS ROBERTO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Aprendizagem Ensino de Ciências |
topic |
Metodologias ativas Aprendizagem Ensino de Ciências |
description |
Este artigo tem como objetivo, discutir o uso das metodologias ativas através das ferramentas disponíveis pela plataforma Google for education, no ensino de ciências em meio a pandemia do coronavírus. A partir de atividades propostas através do Google Forms, com inserção de imagens e vídeos, pretende-se que os estudantes passem de simples memorizadores de conteúdos, garantindo autonomia e interação com as ferramentas tecnológicas. O projeto foi desenvolvido com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município da Viana, e envolveu a construção de formulários do Google, ao alcance de alunos e famílias, na utilização das ferramentas tecnológicas, a fim de minimizar os impactos provocados pela pandemia no processo de aprendizagem. Pretende-se que esta prática sirva de exemplo para outros professores, visto o caráter emergencial do momento, que exige um reinventar da educação e de nossas práticas pedagógicas, podendo então ser replicada em diversas disciplinas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1448 10.36524/saladeaula.v11i1.1448 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1448 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v11i1.1448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1448/1023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT 2316-7297 10.36524/saladeaula.v1i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027021393920 |