METODOLOGIA ATIVAS NA MEDICINA E O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NO ENSINO MÉDICO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9421 |
Resumo: | A metodologia de ensino ativa tem se tornado ferramenta cada vez mais frequente na aprendizagem de alunos universitários, principalmente em cursos de medicina. Todavia, essa metodologia tem sofrido algumas alterações em seus formatos, adotando modelos mistos (metodologia tradicional e ativa, como o PBL - Problem Based Learning- Abordagem baseada em problemas), ou mesmo aqueles que eram simplesmente tradicionais. Em face de um contexto pandêmico, inovaram suas estruturas, canais e formas de inserir o(a)s acadêmico(a)s com a explosão da Covid-19 e o isolamento social necessário. Segmentos educacionais que nunca implementaram esse método incorporaram estratégias de ensino, tanto no ensino básico, como no superior, em particular, neste projeto, a medicina. Essa aplicação torna as instituições de ensino socioconstrutivas, fomentando a individualidade do aluno, apresentando atributos mais condizentes com a formação para a autonomia acadêmica e, consequentemente, com as demandas de formação profissional do mercado e da vida. Em face disso, põe-se o desafio: estabelecer a relação entre teoria e prática pedagógica e o objetivo de estudar metodologia ativa na formação de novos médicos no contexto de Covid-19. A inexistência de uma receita prática, única, para aplicação da teoria socioconstrutivista, talvez, seja a sua maior riqueza, porque pode contribuir para formar novos processos e outras possibilidades de desenvolvimento, adequadas a cada contexto. |
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METODOLOGIA ATIVAS NA MEDICINA E O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NO ENSINO MÉDICOMetodologia de estudo ativoAprendizagem baseada em problemasCOVID-19A metodologia de ensino ativa tem se tornado ferramenta cada vez mais frequente na aprendizagem de alunos universitários, principalmente em cursos de medicina. Todavia, essa metodologia tem sofrido algumas alterações em seus formatos, adotando modelos mistos (metodologia tradicional e ativa, como o PBL - Problem Based Learning- Abordagem baseada em problemas), ou mesmo aqueles que eram simplesmente tradicionais. Em face de um contexto pandêmico, inovaram suas estruturas, canais e formas de inserir o(a)s acadêmico(a)s com a explosão da Covid-19 e o isolamento social necessário. Segmentos educacionais que nunca implementaram esse método incorporaram estratégias de ensino, tanto no ensino básico, como no superior, em particular, neste projeto, a medicina. Essa aplicação torna as instituições de ensino socioconstrutivas, fomentando a individualidade do aluno, apresentando atributos mais condizentes com a formação para a autonomia acadêmica e, consequentemente, com as demandas de formação profissional do mercado e da vida. Em face disso, põe-se o desafio: estabelecer a relação entre teoria e prática pedagógica e o objetivo de estudar metodologia ativa na formação de novos médicos no contexto de Covid-19. A inexistência de uma receita prática, única, para aplicação da teoria socioconstrutivista, talvez, seja a sua maior riqueza, porque pode contribuir para formar novos processos e outras possibilidades de desenvolvimento, adequadas a cada contexto.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-01T18:36:46Z2022-04-01T18:36:46Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9421porEncontro Internacional de Produção CientíficaBRESIL, Caio FerdinandoGARCIA, Lucas Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T13:21:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9421Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T13:21:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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