METODOLOGIA ATIVAS NA MEDICINA E O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NO ENSINO MÉDICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRESIL, Caio Ferdinando
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: GARCIA, Lucas França
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9421
Resumo: A metodologia de ensino ativa tem se tornado ferramenta cada vez mais frequente na aprendizagem de alunos universitários, principalmente em cursos de medicina. Todavia, essa metodologia tem sofrido algumas alterações em seus formatos, adotando modelos mistos (metodologia tradicional e ativa, como o PBL - Problem Based Learning- Abordagem baseada em problemas), ou mesmo aqueles que eram simplesmente tradicionais. Em face de um contexto pandêmico, inovaram suas estruturas, canais e formas de inserir o(a)s acadêmico(a)s com a explosão da Covid-19 e o isolamento social necessário. Segmentos educacionais que nunca implementaram esse método incorporaram estratégias de ensino, tanto no ensino básico, como no superior, em particular, neste projeto, a medicina. Essa aplicação torna as instituições de ensino socioconstrutivas, fomentando a individualidade do aluno, apresentando atributos mais condizentes com a formação para a autonomia acadêmica e, consequentemente, com as demandas de formação profissional do mercado e da vida. Em face disso, põe-se o desafio: estabelecer a relação entre teoria e prática pedagógica e o objetivo de estudar metodologia ativa na formação de novos médicos no contexto de Covid-19. A inexistência de uma receita prática, única, para aplicação da teoria socioconstrutivista, talvez, seja a sua maior riqueza, porque pode contribuir para formar novos processos e outras possibilidades de desenvolvimento, adequadas a cada contexto.
id UNICESU-1_f1f7bc99f23918984a1fbb1e3afa8a26
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9421
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling METODOLOGIA ATIVAS NA MEDICINA E O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NO ENSINO MÉDICOMetodologia de estudo ativoAprendizagem baseada em problemasCOVID-19A metodologia de ensino ativa tem se tornado ferramenta cada vez mais frequente na aprendizagem de alunos universitários, principalmente em cursos de medicina. Todavia, essa metodologia tem sofrido algumas alterações em seus formatos, adotando modelos mistos (metodologia tradicional e ativa, como o PBL - Problem Based Learning- Abordagem baseada em problemas), ou mesmo aqueles que eram simplesmente tradicionais. Em face de um contexto pandêmico, inovaram suas estruturas, canais e formas de inserir o(a)s acadêmico(a)s com a explosão da Covid-19 e o isolamento social necessário. Segmentos educacionais que nunca implementaram esse método incorporaram estratégias de ensino, tanto no ensino básico, como no superior, em particular, neste projeto, a medicina. Essa aplicação torna as instituições de ensino socioconstrutivas, fomentando a individualidade do aluno, apresentando atributos mais condizentes com a formação para a autonomia acadêmica e, consequentemente, com as demandas de formação profissional do mercado e da vida. Em face disso, põe-se o desafio: estabelecer a relação entre teoria e prática pedagógica e o objetivo de estudar metodologia ativa na formação de novos médicos no contexto de Covid-19. A inexistência de uma receita prática, única, para aplicação da teoria socioconstrutivista, talvez, seja a sua maior riqueza, porque pode contribuir para formar novos processos e outras possibilidades de desenvolvimento, adequadas a cada contexto.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-01T18:36:46Z2022-04-01T18:36:46Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9421porEncontro Internacional de Produção CientíficaBRESIL, Caio FerdinandoGARCIA, Lucas Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T13:21:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9421Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T13:21:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIA ATIVAS NA MEDICINA E O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NO ENSINO MÉDICO
title METODOLOGIA ATIVAS NA MEDICINA E O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NO ENSINO MÉDICO
spellingShingle METODOLOGIA ATIVAS NA MEDICINA E O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NO ENSINO MÉDICO
BRESIL, Caio Ferdinando
Metodologia de estudo ativo
Aprendizagem baseada em problemas
COVID-19
title_short METODOLOGIA ATIVAS NA MEDICINA E O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NO ENSINO MÉDICO
title_full METODOLOGIA ATIVAS NA MEDICINA E O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NO ENSINO MÉDICO
title_fullStr METODOLOGIA ATIVAS NA MEDICINA E O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NO ENSINO MÉDICO
title_full_unstemmed METODOLOGIA ATIVAS NA MEDICINA E O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NO ENSINO MÉDICO
title_sort METODOLOGIA ATIVAS NA MEDICINA E O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NO ENSINO MÉDICO
author BRESIL, Caio Ferdinando
author_facet BRESIL, Caio Ferdinando
GARCIA, Lucas França
author_role author
author2 GARCIA, Lucas França
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRESIL, Caio Ferdinando
GARCIA, Lucas França
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de estudo ativo
Aprendizagem baseada em problemas
COVID-19
topic Metodologia de estudo ativo
Aprendizagem baseada em problemas
COVID-19
description A metodologia de ensino ativa tem se tornado ferramenta cada vez mais frequente na aprendizagem de alunos universitários, principalmente em cursos de medicina. Todavia, essa metodologia tem sofrido algumas alterações em seus formatos, adotando modelos mistos (metodologia tradicional e ativa, como o PBL - Problem Based Learning- Abordagem baseada em problemas), ou mesmo aqueles que eram simplesmente tradicionais. Em face de um contexto pandêmico, inovaram suas estruturas, canais e formas de inserir o(a)s acadêmico(a)s com a explosão da Covid-19 e o isolamento social necessário. Segmentos educacionais que nunca implementaram esse método incorporaram estratégias de ensino, tanto no ensino básico, como no superior, em particular, neste projeto, a medicina. Essa aplicação torna as instituições de ensino socioconstrutivas, fomentando a individualidade do aluno, apresentando atributos mais condizentes com a formação para a autonomia acadêmica e, consequentemente, com as demandas de formação profissional do mercado e da vida. Em face disso, põe-se o desafio: estabelecer a relação entre teoria e prática pedagógica e o objetivo de estudar metodologia ativa na formação de novos médicos no contexto de Covid-19. A inexistência de uma receita prática, única, para aplicação da teoria socioconstrutivista, talvez, seja a sua maior riqueza, porque pode contribuir para formar novos processos e outras possibilidades de desenvolvimento, adequadas a cada contexto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-01T18:36:46Z
2022-04-01T18:36:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9421
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098702738292736