UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz Hese da Silva, Daniel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Chagas e Sá, Lauro, Coneglian de Farias, Carine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1687
Resumo: O estudo de metodologias ativas e de tecnologias na educação nos motivou a validar um material didático sobre Matemática e Microbiologia em uma turma do Curso Superior de Biomedicina do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vila Velha. O material proposto relaciona a função exponencial e o crescimento bacteriano, por meio de um conjunto de textos, atividades, laboratório virtual e GeoGebra, integrados na ferramenta lição do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. As atividades ficaram disponíveis durante quatro semanas entre novembro e dezembro de 2020 e sua aplicação contemplou trinta e um alunos, por meio de ambiente virtual de aprendizagem, devido à pandemia do Covid-19. Ao final, acreditamos que, por meio da interdisciplinaridade e metodologias ativas, produzimos conhecimentos de modo integrado e apresentamos aos participantes um modelo de material didático que se alinha às demandas do mundo do trabalho e que aproxima a realidade vivenciada pelo aluno do curso de graduação em Biomedicina.
id IFES-1_5de2a97da07fe55c8e0798764f93832a
oai_identifier_str oai::article/1687
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINAMetodologias AtivasMatemáticaMicrobiologiaInterdisciplinaridadeBiomedicinaO estudo de metodologias ativas e de tecnologias na educação nos motivou a validar um material didático sobre Matemática e Microbiologia em uma turma do Curso Superior de Biomedicina do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vila Velha. O material proposto relaciona a função exponencial e o crescimento bacteriano, por meio de um conjunto de textos, atividades, laboratório virtual e GeoGebra, integrados na ferramenta lição do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. As atividades ficaram disponíveis durante quatro semanas entre novembro e dezembro de 2020 e sua aplicação contemplou trinta e um alunos, por meio de ambiente virtual de aprendizagem, devido à pandemia do Covid-19. Ao final, acreditamos que, por meio da interdisciplinaridade e metodologias ativas, produzimos conhecimentos de modo integrado e apresentamos aos participantes um modelo de material didático que se alinha às demandas do mundo do trabalho e que aproxima a realidade vivenciada pelo aluno do curso de graduação em Biomedicina.EDIFES2023-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/168710.36524/saladeaula.v12i2.1687Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 1 (2023): Ensino e Pesquisa em Foco; 6-222316-729710.36524/saladeaula.v12i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1687/1096Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz Hese da Silva, DanielChagas e Sá, LauroConeglian de Farias, Carine2023-10-23T20:39:36Zoai::article/1687Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.235708Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA
title UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA
spellingShingle UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA
Queiroz Hese da Silva, Daniel
Metodologias Ativas
Matemática
Microbiologia
Interdisciplinaridade
Biomedicina
title_short UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA
title_full UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA
title_fullStr UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA
title_full_unstemmed UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA
title_sort UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA
author Queiroz Hese da Silva, Daniel
author_facet Queiroz Hese da Silva, Daniel
Chagas e Sá, Lauro
Coneglian de Farias, Carine
author_role author
author2 Chagas e Sá, Lauro
Coneglian de Farias, Carine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz Hese da Silva, Daniel
Chagas e Sá, Lauro
Coneglian de Farias, Carine
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas
Matemática
Microbiologia
Interdisciplinaridade
Biomedicina
topic Metodologias Ativas
Matemática
Microbiologia
Interdisciplinaridade
Biomedicina
description O estudo de metodologias ativas e de tecnologias na educação nos motivou a validar um material didático sobre Matemática e Microbiologia em uma turma do Curso Superior de Biomedicina do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vila Velha. O material proposto relaciona a função exponencial e o crescimento bacteriano, por meio de um conjunto de textos, atividades, laboratório virtual e GeoGebra, integrados na ferramenta lição do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. As atividades ficaram disponíveis durante quatro semanas entre novembro e dezembro de 2020 e sua aplicação contemplou trinta e um alunos, por meio de ambiente virtual de aprendizagem, devido à pandemia do Covid-19. Ao final, acreditamos que, por meio da interdisciplinaridade e metodologias ativas, produzimos conhecimentos de modo integrado e apresentamos aos participantes um modelo de material didático que se alinha às demandas do mundo do trabalho e que aproxima a realidade vivenciada pelo aluno do curso de graduação em Biomedicina.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1687
10.36524/saladeaula.v12i2.1687
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1687
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v12i2.1687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1687/1096
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 1 (2023): Ensino e Pesquisa em Foco; 6-22
2316-7297
10.36524/saladeaula.v12i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027044462592