UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1687 |
Resumo: | O estudo de metodologias ativas e de tecnologias na educação nos motivou a validar um material didático sobre Matemática e Microbiologia em uma turma do Curso Superior de Biomedicina do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vila Velha. O material proposto relaciona a função exponencial e o crescimento bacteriano, por meio de um conjunto de textos, atividades, laboratório virtual e GeoGebra, integrados na ferramenta lição do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. As atividades ficaram disponíveis durante quatro semanas entre novembro e dezembro de 2020 e sua aplicação contemplou trinta e um alunos, por meio de ambiente virtual de aprendizagem, devido à pandemia do Covid-19. Ao final, acreditamos que, por meio da interdisciplinaridade e metodologias ativas, produzimos conhecimentos de modo integrado e apresentamos aos participantes um modelo de material didático que se alinha às demandas do mundo do trabalho e que aproxima a realidade vivenciada pelo aluno do curso de graduação em Biomedicina. |
id |
IFES-1_5de2a97da07fe55c8e0798764f93832a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1687 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINAMetodologias AtivasMatemáticaMicrobiologiaInterdisciplinaridadeBiomedicinaO estudo de metodologias ativas e de tecnologias na educação nos motivou a validar um material didático sobre Matemática e Microbiologia em uma turma do Curso Superior de Biomedicina do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vila Velha. O material proposto relaciona a função exponencial e o crescimento bacteriano, por meio de um conjunto de textos, atividades, laboratório virtual e GeoGebra, integrados na ferramenta lição do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. As atividades ficaram disponíveis durante quatro semanas entre novembro e dezembro de 2020 e sua aplicação contemplou trinta e um alunos, por meio de ambiente virtual de aprendizagem, devido à pandemia do Covid-19. Ao final, acreditamos que, por meio da interdisciplinaridade e metodologias ativas, produzimos conhecimentos de modo integrado e apresentamos aos participantes um modelo de material didático que se alinha às demandas do mundo do trabalho e que aproxima a realidade vivenciada pelo aluno do curso de graduação em Biomedicina.EDIFES2023-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/168710.36524/saladeaula.v12i2.1687Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 1 (2023): Ensino e Pesquisa em Foco; 6-222316-729710.36524/saladeaula.v12i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1687/1096Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz Hese da Silva, DanielChagas e Sá, LauroConeglian de Farias, Carine2023-10-23T20:39:36Zoai::article/1687Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.235708Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA |
title |
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA |
spellingShingle |
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA Queiroz Hese da Silva, Daniel Metodologias Ativas Matemática Microbiologia Interdisciplinaridade Biomedicina |
title_short |
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA |
title_full |
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA |
title_fullStr |
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA |
title_full_unstemmed |
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA |
title_sort |
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA |
author |
Queiroz Hese da Silva, Daniel |
author_facet |
Queiroz Hese da Silva, Daniel Chagas e Sá, Lauro Coneglian de Farias, Carine |
author_role |
author |
author2 |
Chagas e Sá, Lauro Coneglian de Farias, Carine |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz Hese da Silva, Daniel Chagas e Sá, Lauro Coneglian de Farias, Carine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas Matemática Microbiologia Interdisciplinaridade Biomedicina |
topic |
Metodologias Ativas Matemática Microbiologia Interdisciplinaridade Biomedicina |
description |
O estudo de metodologias ativas e de tecnologias na educação nos motivou a validar um material didático sobre Matemática e Microbiologia em uma turma do Curso Superior de Biomedicina do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vila Velha. O material proposto relaciona a função exponencial e o crescimento bacteriano, por meio de um conjunto de textos, atividades, laboratório virtual e GeoGebra, integrados na ferramenta lição do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. As atividades ficaram disponíveis durante quatro semanas entre novembro e dezembro de 2020 e sua aplicação contemplou trinta e um alunos, por meio de ambiente virtual de aprendizagem, devido à pandemia do Covid-19. Ao final, acreditamos que, por meio da interdisciplinaridade e metodologias ativas, produzimos conhecimentos de modo integrado e apresentamos aos participantes um modelo de material didático que se alinha às demandas do mundo do trabalho e que aproxima a realidade vivenciada pelo aluno do curso de graduação em Biomedicina. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1687 10.36524/saladeaula.v12i2.1687 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1687 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v12i2.1687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1687/1096 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 1 (2023): Ensino e Pesquisa em Foco; 6-22 2316-7297 10.36524/saladeaula.v12i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027044462592 |