Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Lima Bonfim, Cristiane Jorge, de Souza Ferreira, Luisa, Versiani, Arthur Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1403
Resumo: Trata-se do relato das ações realizadas durante a execução de um projeto de pesquisa em iniciação científica com o objetivo de desenvolver vivências de curta duração alinhadas com o currículo escolar e voltadas ao pensamento computacional para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, por meio do uso da plataforma Scratch. As oficinas foram realizadas nos meses de abril a julho de 2021 e contaram com a participação de 15 estudantes com idade entre 10 e 11 anos sob a condução de dois estudantes do ensino médio. Considerando a realização das oficinas de forma remota, devido ao contexto da pandemia da COVID-19, os estudantes demonstraram interesse e curiosidade para a utilização da ferramenta online com foco no desenvolvimento do pensamento computacional.
id IFES-1_68d28b21126df69d06a283653400ea28
oai_identifier_str oai::article/1403
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federalpensamento computacionalprogramaçãológica de programaçãoscratchensino fundamentalTrata-se do relato das ações realizadas durante a execução de um projeto de pesquisa em iniciação científica com o objetivo de desenvolver vivências de curta duração alinhadas com o currículo escolar e voltadas ao pensamento computacional para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, por meio do uso da plataforma Scratch. As oficinas foram realizadas nos meses de abril a julho de 2021 e contaram com a participação de 15 estudantes com idade entre 10 e 11 anos sob a condução de dois estudantes do ensino médio. Considerando a realização das oficinas de forma remota, devido ao contexto da pandemia da COVID-19, os estudantes demonstraram interesse e curiosidade para a utilização da ferramenta online com foco no desenvolvimento do pensamento computacional.EDIFES2022-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/140310.36524/saladeaula.v10i2.1403Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 122316-729710.36524/saladeaula.v10i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1403/887Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sylvana Karla da Silva de Lemosde Lima Bonfim, Cristiane Jorgede Souza Ferreira, LuisaVersiani, Arthur Lucas2022-02-19T21:03:13Zoai::article/1403Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:54.806935Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal
title Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal
spellingShingle Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
pensamento computacional
programação
lógica de programação
scratch
ensino fundamental
title_short Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal
title_full Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal
title_fullStr Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal
title_full_unstemmed Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal
title_sort Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal
author Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
author_facet Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
de Lima Bonfim, Cristiane Jorge
de Souza Ferreira, Luisa
Versiani, Arthur Lucas
author_role author
author2 de Lima Bonfim, Cristiane Jorge
de Souza Ferreira, Luisa
Versiani, Arthur Lucas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
de Lima Bonfim, Cristiane Jorge
de Souza Ferreira, Luisa
Versiani, Arthur Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv pensamento computacional
programação
lógica de programação
scratch
ensino fundamental
topic pensamento computacional
programação
lógica de programação
scratch
ensino fundamental
description Trata-se do relato das ações realizadas durante a execução de um projeto de pesquisa em iniciação científica com o objetivo de desenvolver vivências de curta duração alinhadas com o currículo escolar e voltadas ao pensamento computacional para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, por meio do uso da plataforma Scratch. As oficinas foram realizadas nos meses de abril a julho de 2021 e contaram com a participação de 15 estudantes com idade entre 10 e 11 anos sob a condução de dois estudantes do ensino médio. Considerando a realização das oficinas de forma remota, devido ao contexto da pandemia da COVID-19, os estudantes demonstraram interesse e curiosidade para a utilização da ferramenta online com foco no desenvolvimento do pensamento computacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1403
10.36524/saladeaula.v10i2.1403
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1403
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v10i2.1403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1403/887
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 12
2316-7297
10.36524/saladeaula.v10i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027004616705