Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1403 |
Resumo: | Trata-se do relato das ações realizadas durante a execução de um projeto de pesquisa em iniciação científica com o objetivo de desenvolver vivências de curta duração alinhadas com o currículo escolar e voltadas ao pensamento computacional para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, por meio do uso da plataforma Scratch. As oficinas foram realizadas nos meses de abril a julho de 2021 e contaram com a participação de 15 estudantes com idade entre 10 e 11 anos sob a condução de dois estudantes do ensino médio. Considerando a realização das oficinas de forma remota, devido ao contexto da pandemia da COVID-19, os estudantes demonstraram interesse e curiosidade para a utilização da ferramenta online com foco no desenvolvimento do pensamento computacional. |
id |
IFES-1_68d28b21126df69d06a283653400ea28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1403 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federalpensamento computacionalprogramaçãológica de programaçãoscratchensino fundamentalTrata-se do relato das ações realizadas durante a execução de um projeto de pesquisa em iniciação científica com o objetivo de desenvolver vivências de curta duração alinhadas com o currículo escolar e voltadas ao pensamento computacional para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, por meio do uso da plataforma Scratch. As oficinas foram realizadas nos meses de abril a julho de 2021 e contaram com a participação de 15 estudantes com idade entre 10 e 11 anos sob a condução de dois estudantes do ensino médio. Considerando a realização das oficinas de forma remota, devido ao contexto da pandemia da COVID-19, os estudantes demonstraram interesse e curiosidade para a utilização da ferramenta online com foco no desenvolvimento do pensamento computacional.EDIFES2022-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/140310.36524/saladeaula.v10i2.1403Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 122316-729710.36524/saladeaula.v10i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1403/887Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sylvana Karla da Silva de Lemosde Lima Bonfim, Cristiane Jorgede Souza Ferreira, LuisaVersiani, Arthur Lucas2022-02-19T21:03:13Zoai::article/1403Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:54.806935Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal |
title |
Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal |
spellingShingle |
Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos pensamento computacional programação lógica de programação scratch ensino fundamental |
title_short |
Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal |
title_full |
Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal |
title_fullStr |
Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal |
title_sort |
Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental: : Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal |
author |
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos |
author_facet |
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos de Lima Bonfim, Cristiane Jorge de Souza Ferreira, Luisa Versiani, Arthur Lucas |
author_role |
author |
author2 |
de Lima Bonfim, Cristiane Jorge de Souza Ferreira, Luisa Versiani, Arthur Lucas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos de Lima Bonfim, Cristiane Jorge de Souza Ferreira, Luisa Versiani, Arthur Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pensamento computacional programação lógica de programação scratch ensino fundamental |
topic |
pensamento computacional programação lógica de programação scratch ensino fundamental |
description |
Trata-se do relato das ações realizadas durante a execução de um projeto de pesquisa em iniciação científica com o objetivo de desenvolver vivências de curta duração alinhadas com o currículo escolar e voltadas ao pensamento computacional para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, por meio do uso da plataforma Scratch. As oficinas foram realizadas nos meses de abril a julho de 2021 e contaram com a participação de 15 estudantes com idade entre 10 e 11 anos sob a condução de dois estudantes do ensino médio. Considerando a realização das oficinas de forma remota, devido ao contexto da pandemia da COVID-19, os estudantes demonstraram interesse e curiosidade para a utilização da ferramenta online com foco no desenvolvimento do pensamento computacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1403 10.36524/saladeaula.v10i2.1403 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1403 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v10i2.1403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1403/887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 12 2316-7297 10.36524/saladeaula.v10i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027004616705 |