LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/268 |
Resumo: | O avanço das tecnologias nas tarefas cotidianas tem exigido da sociedade uma série de habilidades para lidar, principalmente, com ferramentas digitais. Dentre elas, talvez a mais significativa, por ser transversal a inúmeras outras ações, seja a leitura on-line. Não por acaso, pesquisadores nacionais e internacionais têm se debruçado sobre a temática inerente ao ambiente virtual, propósito, também, desta pesquisa, que objetivou identificar as principais dificuldades relacionadas à leitura hipertextual encontradas por um grupo de alunos de um curso a distância. Por meio de uma abordagem qualitativa, aplicou-se um questionário estruturado, composto por cincoperguntas e enviado por e-mail a trinta alunos, abordando questões referentes a leituras realizadas no computador, em se tratando do contexto hipertextual. O curso em estudo, Gestão Pública Municipal (GPM) é destinado, em especial, a profissionais que exercem atividades em órgãos públicos, atraindo um número significativo de servidores que precisam inserir-se no mundo digital. O mapeamento das impressões leitoras apresentadas pelos colaboradores permitiu identificar que, apesar de não sesentirem tão confortáveis no processo de leitura virtual, reconhecem a importância de superar os desafios impostos pelo hipertexto digital. |
id |
IFES-1_6a556332cd773d34e63ff4852a2c81f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/268 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTOAmbiente virtualleitura digitalhipertextoO avanço das tecnologias nas tarefas cotidianas tem exigido da sociedade uma série de habilidades para lidar, principalmente, com ferramentas digitais. Dentre elas, talvez a mais significativa, por ser transversal a inúmeras outras ações, seja a leitura on-line. Não por acaso, pesquisadores nacionais e internacionais têm se debruçado sobre a temática inerente ao ambiente virtual, propósito, também, desta pesquisa, que objetivou identificar as principais dificuldades relacionadas à leitura hipertextual encontradas por um grupo de alunos de um curso a distância. Por meio de uma abordagem qualitativa, aplicou-se um questionário estruturado, composto por cincoperguntas e enviado por e-mail a trinta alunos, abordando questões referentes a leituras realizadas no computador, em se tratando do contexto hipertextual. O curso em estudo, Gestão Pública Municipal (GPM) é destinado, em especial, a profissionais que exercem atividades em órgãos públicos, atraindo um número significativo de servidores que precisam inserir-se no mundo digital. O mapeamento das impressões leitoras apresentadas pelos colaboradores permitiu identificar que, apesar de não sesentirem tão confortáveis no processo de leitura virtual, reconhecem a importância de superar os desafios impostos pelo hipertexto digital.Instituto Federal do Espírito Santo2019-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/26810.36524/ric.v5i1.268Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 55-702359-479910.36524/ric.v5i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/268/241Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessBasoni, Isabel Cristina GomesCani, Josiane Brunetti Sandrini, Elizabete Gerlânia Caron2019-12-05T14:35:29Zoai::article/268Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:34.891427Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO |
title |
LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO |
spellingShingle |
LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO Basoni, Isabel Cristina Gomes Ambiente virtual leitura digital hipertexto |
title_short |
LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO |
title_full |
LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO |
title_fullStr |
LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO |
title_full_unstemmed |
LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO |
title_sort |
LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO |
author |
Basoni, Isabel Cristina Gomes |
author_facet |
Basoni, Isabel Cristina Gomes Cani, Josiane Brunetti Sandrini, Elizabete Gerlânia Caron |
author_role |
author |
author2 |
Cani, Josiane Brunetti Sandrini, Elizabete Gerlânia Caron |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basoni, Isabel Cristina Gomes Cani, Josiane Brunetti Sandrini, Elizabete Gerlânia Caron |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual leitura digital hipertexto |
topic |
Ambiente virtual leitura digital hipertexto |
description |
O avanço das tecnologias nas tarefas cotidianas tem exigido da sociedade uma série de habilidades para lidar, principalmente, com ferramentas digitais. Dentre elas, talvez a mais significativa, por ser transversal a inúmeras outras ações, seja a leitura on-line. Não por acaso, pesquisadores nacionais e internacionais têm se debruçado sobre a temática inerente ao ambiente virtual, propósito, também, desta pesquisa, que objetivou identificar as principais dificuldades relacionadas à leitura hipertextual encontradas por um grupo de alunos de um curso a distância. Por meio de uma abordagem qualitativa, aplicou-se um questionário estruturado, composto por cincoperguntas e enviado por e-mail a trinta alunos, abordando questões referentes a leituras realizadas no computador, em se tratando do contexto hipertextual. O curso em estudo, Gestão Pública Municipal (GPM) é destinado, em especial, a profissionais que exercem atividades em órgãos públicos, atraindo um número significativo de servidores que precisam inserir-se no mundo digital. O mapeamento das impressões leitoras apresentadas pelos colaboradores permitiu identificar que, apesar de não sesentirem tão confortáveis no processo de leitura virtual, reconhecem a importância de superar os desafios impostos pelo hipertexto digital. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/268 10.36524/ric.v5i1.268 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/268 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v5i1.268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/268/241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 55-70 2359-4799 10.36524/ric.v5i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024377933824 |