LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basoni, Isabel Cristina Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cani, Josiane Brunetti, Sandrini, Elizabete Gerlânia Caron
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/268
Resumo: O avanço das tecnologias nas tarefas cotidianas tem exigido da sociedade uma série de habilidades para lidar, principalmente, com ferramentas digitais. Dentre elas, talvez a mais significativa, por ser transversal a inúmeras outras ações, seja a leitura on-line. Não por acaso, pesquisadores nacionais e internacionais têm se debruçado sobre a temática inerente ao ambiente virtual, propósito, também, desta pesquisa, que objetivou identificar as principais dificuldades relacionadas à leitura hipertextual encontradas por um grupo de alunos de um curso a distância. Por meio de uma abordagem qualitativa, aplicou-se um questionário estruturado, composto por cincoperguntas e enviado por e-mail a trinta alunos, abordando questões referentes a leituras realizadas no computador, em se tratando do contexto hipertextual. O curso em estudo, Gestão Pública Municipal (GPM) é destinado, em especial, a profissionais que exercem atividades em órgãos públicos, atraindo um número significativo de servidores que precisam inserir-se no mundo digital. O mapeamento das impressões leitoras apresentadas pelos colaboradores permitiu identificar que, apesar de não sesentirem tão confortáveis no processo de leitura virtual, reconhecem a importância de superar os desafios impostos pelo hipertexto digital.
id IFES-1_6a556332cd773d34e63ff4852a2c81f6
oai_identifier_str oai::article/268
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTOAmbiente virtualleitura digitalhipertextoO avanço das tecnologias nas tarefas cotidianas tem exigido da sociedade uma série de habilidades para lidar, principalmente, com ferramentas digitais. Dentre elas, talvez a mais significativa, por ser transversal a inúmeras outras ações, seja a leitura on-line. Não por acaso, pesquisadores nacionais e internacionais têm se debruçado sobre a temática inerente ao ambiente virtual, propósito, também, desta pesquisa, que objetivou identificar as principais dificuldades relacionadas à leitura hipertextual encontradas por um grupo de alunos de um curso a distância. Por meio de uma abordagem qualitativa, aplicou-se um questionário estruturado, composto por cincoperguntas e enviado por e-mail a trinta alunos, abordando questões referentes a leituras realizadas no computador, em se tratando do contexto hipertextual. O curso em estudo, Gestão Pública Municipal (GPM) é destinado, em especial, a profissionais que exercem atividades em órgãos públicos, atraindo um número significativo de servidores que precisam inserir-se no mundo digital. O mapeamento das impressões leitoras apresentadas pelos colaboradores permitiu identificar que, apesar de não sesentirem tão confortáveis no processo de leitura virtual, reconhecem a importância de superar os desafios impostos pelo hipertexto digital.Instituto Federal do Espírito Santo2019-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/26810.36524/ric.v5i1.268Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 55-702359-479910.36524/ric.v5i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/268/241Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessBasoni, Isabel Cristina GomesCani, Josiane Brunetti Sandrini, Elizabete Gerlânia Caron2019-12-05T14:35:29Zoai::article/268Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:34.891427Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO
title LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO
spellingShingle LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO
Basoni, Isabel Cristina Gomes
Ambiente virtual
leitura digital
hipertexto
title_short LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO
title_full LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO
title_fullStr LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO
title_full_unstemmed LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO
title_sort LEITOR VIRTUAL: SOB A ÉGIDE DA NÃO LINEARIDADE DO TEXTO
author Basoni, Isabel Cristina Gomes
author_facet Basoni, Isabel Cristina Gomes
Cani, Josiane Brunetti
Sandrini, Elizabete Gerlânia Caron
author_role author
author2 Cani, Josiane Brunetti
Sandrini, Elizabete Gerlânia Caron
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basoni, Isabel Cristina Gomes
Cani, Josiane Brunetti
Sandrini, Elizabete Gerlânia Caron
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual
leitura digital
hipertexto
topic Ambiente virtual
leitura digital
hipertexto
description O avanço das tecnologias nas tarefas cotidianas tem exigido da sociedade uma série de habilidades para lidar, principalmente, com ferramentas digitais. Dentre elas, talvez a mais significativa, por ser transversal a inúmeras outras ações, seja a leitura on-line. Não por acaso, pesquisadores nacionais e internacionais têm se debruçado sobre a temática inerente ao ambiente virtual, propósito, também, desta pesquisa, que objetivou identificar as principais dificuldades relacionadas à leitura hipertextual encontradas por um grupo de alunos de um curso a distância. Por meio de uma abordagem qualitativa, aplicou-se um questionário estruturado, composto por cincoperguntas e enviado por e-mail a trinta alunos, abordando questões referentes a leituras realizadas no computador, em se tratando do contexto hipertextual. O curso em estudo, Gestão Pública Municipal (GPM) é destinado, em especial, a profissionais que exercem atividades em órgãos públicos, atraindo um número significativo de servidores que precisam inserir-se no mundo digital. O mapeamento das impressões leitoras apresentadas pelos colaboradores permitiu identificar que, apesar de não sesentirem tão confortáveis no processo de leitura virtual, reconhecem a importância de superar os desafios impostos pelo hipertexto digital.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/268
10.36524/ric.v5i1.268
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/268
identifier_str_mv 10.36524/ric.v5i1.268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/268/241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 55-70
2359-4799
10.36524/ric.v5i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024377933824