A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brambila, Guilherme
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vidon, Luciano Novaes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/389
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de suscitar reflexões a respeito da autoria na conjuntura da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pretende-se, especificamente, analisar como a autoria é vista e requerida em uma cartilha de redação oficial do exame, publicada no ano de 2016. O norteamento teórico-filosófico que guia este estudo está embasado nos conceitos de autor em Mikhail Bakhtin (2011), em interface ao de autor em Michel Foucault (2006). O trabalho guia-se metodologicamente por uma perspectiva indiciária (GINZBURG, 1986) fundamentada em uma base dialógica de observação. Os resultados da análise apontam que a visão institucional sobre a autoria no Enem afasta tal processo do campo da subjetividade dialógica e o aproxima de uma racionalização monológica pela via da escrita.
id IFES-1_70b4fae301ffdb0e974550a4e40da73f
oai_identifier_str oai::article/389
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULTEnemautoriaavaliaçãoEste trabalho tem o objetivo de suscitar reflexões a respeito da autoria na conjuntura da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pretende-se, especificamente, analisar como a autoria é vista e requerida em uma cartilha de redação oficial do exame, publicada no ano de 2016. O norteamento teórico-filosófico que guia este estudo está embasado nos conceitos de autor em Mikhail Bakhtin (2011), em interface ao de autor em Michel Foucault (2006). O trabalho guia-se metodologicamente por uma perspectiva indiciária (GINZBURG, 1986) fundamentada em uma base dialógica de observação. Os resultados da análise apontam que a visão institucional sobre a autoria no Enem afasta tal processo do campo da subjetividade dialógica e o aproxima de uma racionalização monológica pela via da escrita.Instituto Federal do Espírito Santo2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/38910.36524/ric.v5i1.389Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 3-152359-479910.36524/ric.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/389/348Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessBrambila, Guilherme Vidon, Luciano Novaes 2020-07-08T17:26:46Zoai::article/389Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:38.838241Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT
title A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT
spellingShingle A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT
Brambila, Guilherme
Enem
autoria
avaliação
title_short A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT
title_full A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT
title_fullStr A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT
title_full_unstemmed A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT
title_sort A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT
author Brambila, Guilherme
author_facet Brambila, Guilherme
Vidon, Luciano Novaes
author_role author
author2 Vidon, Luciano Novaes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brambila, Guilherme
Vidon, Luciano Novaes
dc.subject.por.fl_str_mv Enem
autoria
avaliação
topic Enem
autoria
avaliação
description Este trabalho tem o objetivo de suscitar reflexões a respeito da autoria na conjuntura da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pretende-se, especificamente, analisar como a autoria é vista e requerida em uma cartilha de redação oficial do exame, publicada no ano de 2016. O norteamento teórico-filosófico que guia este estudo está embasado nos conceitos de autor em Mikhail Bakhtin (2011), em interface ao de autor em Michel Foucault (2006). O trabalho guia-se metodologicamente por uma perspectiva indiciária (GINZBURG, 1986) fundamentada em uma base dialógica de observação. Os resultados da análise apontam que a visão institucional sobre a autoria no Enem afasta tal processo do campo da subjetividade dialógica e o aproxima de uma racionalização monológica pela via da escrita.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/389
10.36524/ric.v5i1.389
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/389
identifier_str_mv 10.36524/ric.v5i1.389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/389/348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 3-15
2359-4799
10.36524/ric.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024867618816