A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/409 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de suscitar reflexões a respeito da autoria na conjuntura da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pretende-se, especificamente, analisar como a autoria é vista e requerida em uma cartilha de redação oficial do exame, publicada no ano de 2016. O norteamento teórico-filosófico que guia este estudo está embasado nos conceitos de autor em Mikhail Bakhtin (2011), em interface ao de autor em Michel Foucault (2006). O trabalho guia-se metodologicamente por uma perspectiva indiciária (GINZBURG, 1986) fundamentada em uma base dialógica de observação. Os resultados da análise apontam que a visão institucional sobre a autoria no Enem afasta tal processo do campo da subjetividade dialógica e o aproxima de uma racionalização monológica pela via da escrita. |
id |
IFES-1_d649ae5d4678df564fc7fbf45f9becc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/409 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULTEnemAutoriaAvaliaçãoEste trabalho tem o objetivo de suscitar reflexões a respeito da autoria na conjuntura da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pretende-se, especificamente, analisar como a autoria é vista e requerida em uma cartilha de redação oficial do exame, publicada no ano de 2016. O norteamento teórico-filosófico que guia este estudo está embasado nos conceitos de autor em Mikhail Bakhtin (2011), em interface ao de autor em Michel Foucault (2006). O trabalho guia-se metodologicamente por uma perspectiva indiciária (GINZBURG, 1986) fundamentada em uma base dialógica de observação. Os resultados da análise apontam que a visão institucional sobre a autoria no Enem afasta tal processo do campo da subjetividade dialógica e o aproxima de uma racionalização monológica pela via da escrita.Instituto Federal do Espírito Santo2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/409Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 3-152359-479910.36524/ric.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/409/362Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessBRAMBILA, GUILHERMEVidon, Luciano Novaes2020-07-08T17:26:46Zoai::article/409Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:38.984788Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT |
title |
A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT |
spellingShingle |
A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT BRAMBILA, GUILHERME Enem Autoria Avaliação |
title_short |
A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT |
title_full |
A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT |
title_fullStr |
A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT |
title_full_unstemmed |
A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT |
title_sort |
A AVALIAÇÃO DA AUTORIA NO ENEM: DIÁLOGOS A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN E MICHEL FOUCAULT |
author |
BRAMBILA, GUILHERME |
author_facet |
BRAMBILA, GUILHERME Vidon, Luciano Novaes |
author_role |
author |
author2 |
Vidon, Luciano Novaes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRAMBILA, GUILHERME Vidon, Luciano Novaes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enem Autoria Avaliação |
topic |
Enem Autoria Avaliação |
description |
Este trabalho tem o objetivo de suscitar reflexões a respeito da autoria na conjuntura da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pretende-se, especificamente, analisar como a autoria é vista e requerida em uma cartilha de redação oficial do exame, publicada no ano de 2016. O norteamento teórico-filosófico que guia este estudo está embasado nos conceitos de autor em Mikhail Bakhtin (2011), em interface ao de autor em Michel Foucault (2006). O trabalho guia-se metodologicamente por uma perspectiva indiciária (GINZBURG, 1986) fundamentada em uma base dialógica de observação. Os resultados da análise apontam que a visão institucional sobre a autoria no Enem afasta tal processo do campo da subjetividade dialógica e o aproxima de uma racionalização monológica pela via da escrita. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/409 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/409/362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 3-15 2359-4799 10.36524/ric.v1i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024871813120 |