O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/66 |
Resumo: | Este artigo mostra uma proposta de ensino-aprendizagem de alguns conhecimentos de matemática por meio de projetos relacionados a uma profissão. Foi realizado um estudo de caso com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da Serra-ES, envolvendo as profissões de Arquitetura e Engenharia, escolhidas com as turmas, em que foram trabalhados os conteúdos de Trigonometria no Triângulo Retângulo e Áreas de Figuras Planas. O projeto ficou definido como: a construção de uma maquete da escola e plantas baixas da escola e da praça, em escala. Os resultados foram positivos: alunos mais comprometidos e motivados; aumentou a autoestima; diminuiu a resistência à Matemática e a distância entre teoria e prática; e melhorou sensivelmente o desempenho dos alunos. |
id |
IFES-1_77edcc5b61620c16e2ac3b3bdb73fa5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/66 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL Ensino-aprendizagemTrigonometriaÁreas de figuras planasAprendizagem baseada em projetosEste artigo mostra uma proposta de ensino-aprendizagem de alguns conhecimentos de matemática por meio de projetos relacionados a uma profissão. Foi realizado um estudo de caso com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da Serra-ES, envolvendo as profissões de Arquitetura e Engenharia, escolhidas com as turmas, em que foram trabalhados os conteúdos de Trigonometria no Triângulo Retângulo e Áreas de Figuras Planas. O projeto ficou definido como: a construção de uma maquete da escola e plantas baixas da escola e da praça, em escala. Os resultados foram positivos: alunos mais comprometidos e motivados; aumentou a autoestima; diminuiu a resistência à Matemática e a distância entre teoria e prática; e melhorou sensivelmente o desempenho dos alunos.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/6610.36524/dect.v4i01.66Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 52-912236-215010.36524/dect.v4i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/66/61Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes Pego, RudneiBattestin Nunes, Vanessa2019-10-17T21:38:14Zoai::article/66Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.437708Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL Nunes Pego, Rudnei Ensino-aprendizagem Trigonometria Áreas de figuras planas Aprendizagem baseada em projetos |
title_short |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Nunes Pego, Rudnei |
author_facet |
Nunes Pego, Rudnei Battestin Nunes, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Battestin Nunes, Vanessa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes Pego, Rudnei Battestin Nunes, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Trigonometria Áreas de figuras planas Aprendizagem baseada em projetos |
topic |
Ensino-aprendizagem Trigonometria Áreas de figuras planas Aprendizagem baseada em projetos |
description |
Este artigo mostra uma proposta de ensino-aprendizagem de alguns conhecimentos de matemática por meio de projetos relacionados a uma profissão. Foi realizado um estudo de caso com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da Serra-ES, envolvendo as profissões de Arquitetura e Engenharia, escolhidas com as turmas, em que foram trabalhados os conteúdos de Trigonometria no Triângulo Retângulo e Áreas de Figuras Planas. O projeto ficou definido como: a construção de uma maquete da escola e plantas baixas da escola e da praça, em escala. Os resultados foram positivos: alunos mais comprometidos e motivados; aumentou a autoestima; diminuiu a resistência à Matemática e a distância entre teoria e prática; e melhorou sensivelmente o desempenho dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/66 10.36524/dect.v4i01.66 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/66 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v4i01.66 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/66/61 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 52-91 2236-2150 10.36524/dect.v4i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027514224640 |