O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Pego, Rudnei
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Battestin Nunes, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/66
Resumo: Este artigo mostra uma proposta de ensino-aprendizagem de alguns conhecimentos de matemática por meio de projetos relacionados a uma profissão. Foi realizado um estudo de caso com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da Serra-ES, envolvendo as profissões de Arquitetura e Engenharia, escolhidas com as turmas, em que foram trabalhados os conteúdos de Trigonometria no Triângulo Retângulo e Áreas de Figuras Planas. O projeto ficou definido como: a construção de uma maquete da escola e plantas baixas da escola e da praça, em escala. Os resultados foram positivos: alunos mais comprometidos e motivados; aumentou a autoestima; diminuiu a resistência à Matemática e a distância entre teoria e prática; e melhorou sensivelmente o desempenho dos alunos.
id IFES-1_77edcc5b61620c16e2ac3b3bdb73fa5a
oai_identifier_str oai::article/66
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL Ensino-aprendizagemTrigonometriaÁreas de figuras planasAprendizagem baseada em projetosEste artigo mostra uma proposta de ensino-aprendizagem de alguns conhecimentos de matemática por meio de projetos relacionados a uma profissão. Foi realizado um estudo de caso com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da Serra-ES, envolvendo as profissões de Arquitetura e Engenharia, escolhidas com as turmas, em que foram trabalhados os conteúdos de Trigonometria no Triângulo Retângulo e Áreas de Figuras Planas. O projeto ficou definido como: a construção de uma maquete da escola e plantas baixas da escola e da praça, em escala. Os resultados foram positivos: alunos mais comprometidos e motivados; aumentou a autoestima; diminuiu a resistência à Matemática e a distância entre teoria e prática; e melhorou sensivelmente o desempenho dos alunos.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/6610.36524/dect.v4i01.66Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 52-912236-215010.36524/dect.v4i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/66/61Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes Pego, RudneiBattestin Nunes, Vanessa2019-10-17T21:38:14Zoai::article/66Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.437708Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
title O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Nunes Pego, Rudnei
Ensino-aprendizagem
Trigonometria
Áreas de figuras planas
Aprendizagem baseada em projetos
title_short O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Nunes Pego, Rudnei
author_facet Nunes Pego, Rudnei
Battestin Nunes, Vanessa
author_role author
author2 Battestin Nunes, Vanessa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Pego, Rudnei
Battestin Nunes, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Trigonometria
Áreas de figuras planas
Aprendizagem baseada em projetos
topic Ensino-aprendizagem
Trigonometria
Áreas de figuras planas
Aprendizagem baseada em projetos
description Este artigo mostra uma proposta de ensino-aprendizagem de alguns conhecimentos de matemática por meio de projetos relacionados a uma profissão. Foi realizado um estudo de caso com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da Serra-ES, envolvendo as profissões de Arquitetura e Engenharia, escolhidas com as turmas, em que foram trabalhados os conteúdos de Trigonometria no Triângulo Retângulo e Áreas de Figuras Planas. O projeto ficou definido como: a construção de uma maquete da escola e plantas baixas da escola e da praça, em escala. Os resultados foram positivos: alunos mais comprometidos e motivados; aumentou a autoestima; diminuiu a resistência à Matemática e a distância entre teoria e prática; e melhorou sensivelmente o desempenho dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/66
10.36524/dect.v4i01.66
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/66
identifier_str_mv 10.36524/dect.v4i01.66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/66/61
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 52-91
2236-2150
10.36524/dect.v4i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027514224640