A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DO PROJETO “HORTA ESCOLAR: APRENDA CULTIVANDO HORTALIÇAS” NUMA PERSPECTIVA CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Rezende, Bráulio Luciano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza de Almeida, Joseane, Villar Amado, Manuella, Rodrigues Pereira, Mirian, Salarolli de Carvalho, Victor, Coutinho Endringer, Denise, Quezada Meireles Leite, Sidnei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/71
Resumo: Considerando as possibilidades e os benefícios da implantação de uma horta no contexto escolar, objetivou-se estudar os aspectos pedagógicos do projeto desenvolvido em Escola Pública do Estado do Espírito Santo, tendo como principais eixos norteadores a interdisciplinaridade e o movimento CTSA. A implantação do projeto foi realizada de modo que os estudantes acompanhassem todas as etapas de construção e manutenção de uma horta na escola. Os conteúdos dos componentes curriculares de Matemática, Química, Biologia e Geografia foram desenvolvidos ao longo da implantação da horta, obedecendo ao cronograma de atividades e seu contexto com o ensino em sala de aula. Verificamos que a pedagogia de projetos a partir da implantação de horta escolar fez a inter-relação entre várias componentes curriculares, não somente para as questões de ensino-aprendizagem convencional, mas para um modelo de formação da consciência cidadã, onde o estudante percebe-se como parte integrante do ambiente em que se vive.
id IFES-1_7a857a671ef3f51ac9c610ffe844a4f5
oai_identifier_str oai::article/71
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DO PROJETO “HORTA ESCOLAR: APRENDA CULTIVANDO HORTALIÇAS” NUMA PERSPECTIVA CTSA Pedagogia de projetosinterdisciplinaridademovimento CTSAConsiderando as possibilidades e os benefícios da implantação de uma horta no contexto escolar, objetivou-se estudar os aspectos pedagógicos do projeto desenvolvido em Escola Pública do Estado do Espírito Santo, tendo como principais eixos norteadores a interdisciplinaridade e o movimento CTSA. A implantação do projeto foi realizada de modo que os estudantes acompanhassem todas as etapas de construção e manutenção de uma horta na escola. Os conteúdos dos componentes curriculares de Matemática, Química, Biologia e Geografia foram desenvolvidos ao longo da implantação da horta, obedecendo ao cronograma de atividades e seu contexto com o ensino em sala de aula. Verificamos que a pedagogia de projetos a partir da implantação de horta escolar fez a inter-relação entre várias componentes curriculares, não somente para as questões de ensino-aprendizagem convencional, mas para um modelo de formação da consciência cidadã, onde o estudante percebe-se como parte integrante do ambiente em que se vive.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/7110.36524/dect.v4i01.71Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 179-1912236-215010.36524/dect.v4i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/71/66Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves Rezende, Bráulio LucianoSouza de Almeida, JoseaneVillar Amado, ManuellaRodrigues Pereira, MirianSalarolli de Carvalho, VictorCoutinho Endringer, DeniseQuezada Meireles Leite, Sidnei2019-10-17T21:38:14Zoai::article/71Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.690437Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DO PROJETO “HORTA ESCOLAR: APRENDA CULTIVANDO HORTALIÇAS” NUMA PERSPECTIVA CTSA
title A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DO PROJETO “HORTA ESCOLAR: APRENDA CULTIVANDO HORTALIÇAS” NUMA PERSPECTIVA CTSA
spellingShingle A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DO PROJETO “HORTA ESCOLAR: APRENDA CULTIVANDO HORTALIÇAS” NUMA PERSPECTIVA CTSA
Alves Rezende, Bráulio Luciano
Pedagogia de projetos
interdisciplinaridade
movimento CTSA
title_short A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DO PROJETO “HORTA ESCOLAR: APRENDA CULTIVANDO HORTALIÇAS” NUMA PERSPECTIVA CTSA
title_full A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DO PROJETO “HORTA ESCOLAR: APRENDA CULTIVANDO HORTALIÇAS” NUMA PERSPECTIVA CTSA
title_fullStr A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DO PROJETO “HORTA ESCOLAR: APRENDA CULTIVANDO HORTALIÇAS” NUMA PERSPECTIVA CTSA
title_full_unstemmed A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DO PROJETO “HORTA ESCOLAR: APRENDA CULTIVANDO HORTALIÇAS” NUMA PERSPECTIVA CTSA
title_sort A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DO PROJETO “HORTA ESCOLAR: APRENDA CULTIVANDO HORTALIÇAS” NUMA PERSPECTIVA CTSA
author Alves Rezende, Bráulio Luciano
author_facet Alves Rezende, Bráulio Luciano
Souza de Almeida, Joseane
Villar Amado, Manuella
Rodrigues Pereira, Mirian
Salarolli de Carvalho, Victor
Coutinho Endringer, Denise
Quezada Meireles Leite, Sidnei
author_role author
author2 Souza de Almeida, Joseane
Villar Amado, Manuella
Rodrigues Pereira, Mirian
Salarolli de Carvalho, Victor
Coutinho Endringer, Denise
Quezada Meireles Leite, Sidnei
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Rezende, Bráulio Luciano
Souza de Almeida, Joseane
Villar Amado, Manuella
Rodrigues Pereira, Mirian
Salarolli de Carvalho, Victor
Coutinho Endringer, Denise
Quezada Meireles Leite, Sidnei
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia de projetos
interdisciplinaridade
movimento CTSA
topic Pedagogia de projetos
interdisciplinaridade
movimento CTSA
description Considerando as possibilidades e os benefícios da implantação de uma horta no contexto escolar, objetivou-se estudar os aspectos pedagógicos do projeto desenvolvido em Escola Pública do Estado do Espírito Santo, tendo como principais eixos norteadores a interdisciplinaridade e o movimento CTSA. A implantação do projeto foi realizada de modo que os estudantes acompanhassem todas as etapas de construção e manutenção de uma horta na escola. Os conteúdos dos componentes curriculares de Matemática, Química, Biologia e Geografia foram desenvolvidos ao longo da implantação da horta, obedecendo ao cronograma de atividades e seu contexto com o ensino em sala de aula. Verificamos que a pedagogia de projetos a partir da implantação de horta escolar fez a inter-relação entre várias componentes curriculares, não somente para as questões de ensino-aprendizagem convencional, mas para um modelo de formação da consciência cidadã, onde o estudante percebe-se como parte integrante do ambiente em que se vive.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/71
10.36524/dect.v4i01.71
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/71
identifier_str_mv 10.36524/dect.v4i01.71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/71/66
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 179-191
2236-2150
10.36524/dect.v4i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027521564672