A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/80 |
Resumo: | O professor enfrenta muitas dificuldades ao ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A compreensão das necessidades do educador, os recursos ofertados pela escola pública e a didática envolvida no processo de aprendizagem é o objeto de estudo nesta pesquisa de natureza qualitativa e caráter quantitativo. A formação do professor atuante no ciclo inicial do Ensino Fundamental é questionada e soluções são debatidas no ambiente escolar. Este artigo analisa o cotidiano do aprendizado da disciplina de Matemática na perspectiva do docente e tem a formação inicial e continuada do professor como tema principal, acompanhado dos tópicos tecnologia e espaço formal. A pesquisa foi realizada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Vitória - ES. |
id |
IFES-1_7cd6df89aea4b99922f0618fc4f60bf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/80 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE Ensino de matemáticaFormação inicial e continuadaTecnologiaEspaço informalO professor enfrenta muitas dificuldades ao ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A compreensão das necessidades do educador, os recursos ofertados pela escola pública e a didática envolvida no processo de aprendizagem é o objeto de estudo nesta pesquisa de natureza qualitativa e caráter quantitativo. A formação do professor atuante no ciclo inicial do Ensino Fundamental é questionada e soluções são debatidas no ambiente escolar. Este artigo analisa o cotidiano do aprendizado da disciplina de Matemática na perspectiva do docente e tem a formação inicial e continuada do professor como tema principal, acompanhado dos tópicos tecnologia e espaço formal. A pesquisa foi realizada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Vitória - ES.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/8010.36524/dect.v4i02.80Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 121-1342236-215010.36524/dect.v4i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/80/75Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaro, Ricardo EduardoPeterle, Angelo Antoniode Sousa Andrade Arrivabene, Lucicleideda Costa Nunes, Marcus Antonius2019-10-17T21:37:54Zoai::article/80Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:01.112232Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE |
title |
A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE |
spellingShingle |
A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE Amaro, Ricardo Eduardo Ensino de matemática Formação inicial e continuada Tecnologia Espaço informal |
title_short |
A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE |
title_full |
A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE |
title_fullStr |
A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE |
title_sort |
A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE |
author |
Amaro, Ricardo Eduardo |
author_facet |
Amaro, Ricardo Eduardo Peterle, Angelo Antonio de Sousa Andrade Arrivabene, Lucicleide da Costa Nunes, Marcus Antonius |
author_role |
author |
author2 |
Peterle, Angelo Antonio de Sousa Andrade Arrivabene, Lucicleide da Costa Nunes, Marcus Antonius |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Ricardo Eduardo Peterle, Angelo Antonio de Sousa Andrade Arrivabene, Lucicleide da Costa Nunes, Marcus Antonius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Formação inicial e continuada Tecnologia Espaço informal |
topic |
Ensino de matemática Formação inicial e continuada Tecnologia Espaço informal |
description |
O professor enfrenta muitas dificuldades ao ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A compreensão das necessidades do educador, os recursos ofertados pela escola pública e a didática envolvida no processo de aprendizagem é o objeto de estudo nesta pesquisa de natureza qualitativa e caráter quantitativo. A formação do professor atuante no ciclo inicial do Ensino Fundamental é questionada e soluções são debatidas no ambiente escolar. Este artigo analisa o cotidiano do aprendizado da disciplina de Matemática na perspectiva do docente e tem a formação inicial e continuada do professor como tema principal, acompanhado dos tópicos tecnologia e espaço formal. A pesquisa foi realizada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Vitória - ES. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/80 10.36524/dect.v4i02.80 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/80 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v4i02.80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/80/75 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 121-134 2236-2150 10.36524/dect.v4i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027535196160 |