A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Ricardo Eduardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Peterle, Angelo Antonio, de Sousa Andrade Arrivabene, Lucicleide, da Costa Nunes, Marcus Antonius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/80
Resumo: O professor enfrenta muitas dificuldades ao ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A compreensão das necessidades do educador, os recursos ofertados pela escola pública e a didática envolvida no processo de aprendizagem é o objeto de estudo nesta pesquisa de natureza qualitativa e caráter quantitativo. A formação do professor atuante no ciclo inicial do Ensino Fundamental é questionada e soluções são debatidas no ambiente escolar. Este artigo analisa o cotidiano do aprendizado da disciplina de Matemática na perspectiva do docente e tem a formação inicial e continuada do professor como tema principal, acompanhado dos tópicos tecnologia e espaço formal. A pesquisa foi realizada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Vitória - ES.
id IFES-1_7cd6df89aea4b99922f0618fc4f60bf4
oai_identifier_str oai::article/80
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE Ensino de matemáticaFormação inicial e continuadaTecnologiaEspaço informalO professor enfrenta muitas dificuldades ao ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A compreensão das necessidades do educador, os recursos ofertados pela escola pública e a didática envolvida no processo de aprendizagem é o objeto de estudo nesta pesquisa de natureza qualitativa e caráter quantitativo. A formação do professor atuante no ciclo inicial do Ensino Fundamental é questionada e soluções são debatidas no ambiente escolar. Este artigo analisa o cotidiano do aprendizado da disciplina de Matemática na perspectiva do docente e tem a formação inicial e continuada do professor como tema principal, acompanhado dos tópicos tecnologia e espaço formal. A pesquisa foi realizada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Vitória - ES.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/8010.36524/dect.v4i02.80Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 121-1342236-215010.36524/dect.v4i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/80/75Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaro, Ricardo EduardoPeterle, Angelo Antoniode Sousa Andrade Arrivabene, Lucicleideda Costa Nunes, Marcus Antonius2019-10-17T21:37:54Zoai::article/80Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:01.112232Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE
title A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE
spellingShingle A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE
Amaro, Ricardo Eduardo
Ensino de matemática
Formação inicial e continuada
Tecnologia
Espaço informal
title_short A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE
title_full A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE
title_fullStr A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE
title_full_unstemmed A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE
title_sort A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE
author Amaro, Ricardo Eduardo
author_facet Amaro, Ricardo Eduardo
Peterle, Angelo Antonio
de Sousa Andrade Arrivabene, Lucicleide
da Costa Nunes, Marcus Antonius
author_role author
author2 Peterle, Angelo Antonio
de Sousa Andrade Arrivabene, Lucicleide
da Costa Nunes, Marcus Antonius
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Ricardo Eduardo
Peterle, Angelo Antonio
de Sousa Andrade Arrivabene, Lucicleide
da Costa Nunes, Marcus Antonius
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Formação inicial e continuada
Tecnologia
Espaço informal
topic Ensino de matemática
Formação inicial e continuada
Tecnologia
Espaço informal
description O professor enfrenta muitas dificuldades ao ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A compreensão das necessidades do educador, os recursos ofertados pela escola pública e a didática envolvida no processo de aprendizagem é o objeto de estudo nesta pesquisa de natureza qualitativa e caráter quantitativo. A formação do professor atuante no ciclo inicial do Ensino Fundamental é questionada e soluções são debatidas no ambiente escolar. Este artigo analisa o cotidiano do aprendizado da disciplina de Matemática na perspectiva do docente e tem a formação inicial e continuada do professor como tema principal, acompanhado dos tópicos tecnologia e espaço formal. A pesquisa foi realizada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Vitória - ES.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/80
10.36524/dect.v4i02.80
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/80
identifier_str_mv 10.36524/dect.v4i02.80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/80/75
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 121-134
2236-2150
10.36524/dect.v4i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027535196160