EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1114 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo relatar o envolvimento de dois estudantes surdos vinculados ao ensino médio regular de uma instituição federal de ensino do Espírito Santo na semana da matemática. O trabalho foi apresentado nesse evento por alunos surdos cujo objetivo foi trabalhar o conceito de função, em Libras, para alunos surdos, muito embora tenha ocorrido enorme participação de alunos ouvintes na apresentação do trabalho na semana da matemática. A metodologia adotada é de natureza qualitativa configurando-se um estudo de caso e os dados foram obtidos a partir das observações descritas em um diário de bordo. Com base nessa pesquisa, pode-se afirmar que os surdos envolvidos nesta pesquisa tiveram um excelente desempenho ao ser protagonista do processo e ao expor suas experiências aos participantes, surdos e ouvintes, sendo esta prática essencial para se reconhecerem enquanto sujeitos surdos, evidenciando aspectos relacionados à sua cultura e seu papel na difusão da mesma, junto à comunidade ouvinte. |
id |
IFES-1_8282f26ecace84ca0fb54168cab6d8af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1114 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOSCultura SurdaSurdosInclusãoLibrasEducação MatemáticaEste artigo tem por objetivo relatar o envolvimento de dois estudantes surdos vinculados ao ensino médio regular de uma instituição federal de ensino do Espírito Santo na semana da matemática. O trabalho foi apresentado nesse evento por alunos surdos cujo objetivo foi trabalhar o conceito de função, em Libras, para alunos surdos, muito embora tenha ocorrido enorme participação de alunos ouvintes na apresentação do trabalho na semana da matemática. A metodologia adotada é de natureza qualitativa configurando-se um estudo de caso e os dados foram obtidos a partir das observações descritas em um diário de bordo. Com base nessa pesquisa, pode-se afirmar que os surdos envolvidos nesta pesquisa tiveram um excelente desempenho ao ser protagonista do processo e ao expor suas experiências aos participantes, surdos e ouvintes, sendo esta prática essencial para se reconhecerem enquanto sujeitos surdos, evidenciando aspectos relacionados à sua cultura e seu papel na difusão da mesma, junto à comunidade ouvinte.EDIFES2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/111410.36524/saladeaula.v10i1.1114Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 1 (2021): Relatos de Pesquisa em Ensino; 42-562316-729710.36524/saladeaula.v10i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1114/753Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Vargas Fortes, JanielliReis Thiengo, Edmar 2021-11-04T14:35:16Zoai::article/1114Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:54.138547Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS |
title |
EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS de Vargas Fortes, Janielli Cultura Surda Surdos Inclusão Libras Educação Matemática |
title_short |
EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS |
title_full |
EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS |
title_sort |
EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS |
author |
de Vargas Fortes, Janielli |
author_facet |
de Vargas Fortes, Janielli Reis Thiengo, Edmar |
author_role |
author |
author2 |
Reis Thiengo, Edmar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Vargas Fortes, Janielli Reis Thiengo, Edmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Surda Surdos Inclusão Libras Educação Matemática |
topic |
Cultura Surda Surdos Inclusão Libras Educação Matemática |
description |
Este artigo tem por objetivo relatar o envolvimento de dois estudantes surdos vinculados ao ensino médio regular de uma instituição federal de ensino do Espírito Santo na semana da matemática. O trabalho foi apresentado nesse evento por alunos surdos cujo objetivo foi trabalhar o conceito de função, em Libras, para alunos surdos, muito embora tenha ocorrido enorme participação de alunos ouvintes na apresentação do trabalho na semana da matemática. A metodologia adotada é de natureza qualitativa configurando-se um estudo de caso e os dados foram obtidos a partir das observações descritas em um diário de bordo. Com base nessa pesquisa, pode-se afirmar que os surdos envolvidos nesta pesquisa tiveram um excelente desempenho ao ser protagonista do processo e ao expor suas experiências aos participantes, surdos e ouvintes, sendo esta prática essencial para se reconhecerem enquanto sujeitos surdos, evidenciando aspectos relacionados à sua cultura e seu papel na difusão da mesma, junto à comunidade ouvinte. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1114 10.36524/saladeaula.v10i1.1114 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1114 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v10i1.1114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1114/753 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 1 (2021): Relatos de Pesquisa em Ensino; 42-56 2316-7297 10.36524/saladeaula.v10i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948026989936640 |