EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Vargas Fortes, Janielli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reis Thiengo, Edmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1114
Resumo: Este artigo tem por objetivo relatar o envolvimento de dois estudantes surdos vinculados ao ensino médio regular de uma instituição federal de ensino do Espírito Santo na semana da matemática. O trabalho foi apresentado nesse evento por alunos surdos cujo objetivo foi trabalhar o conceito de função, em Libras, para alunos surdos, muito embora tenha ocorrido enorme participação de alunos ouvintes na apresentação do trabalho na semana da matemática. A metodologia adotada é de natureza qualitativa configurando-se um estudo de caso e os dados foram obtidos a partir das observações descritas em um diário de bordo. Com base nessa pesquisa, pode-se afirmar que os surdos envolvidos nesta pesquisa tiveram um excelente desempenho ao ser protagonista do processo e ao expor suas experiências aos participantes, surdos e ouvintes, sendo esta prática essencial para se reconhecerem enquanto sujeitos surdos, evidenciando aspectos relacionados à sua cultura e seu papel na difusão da mesma, junto à comunidade ouvinte.
id IFES-1_8282f26ecace84ca0fb54168cab6d8af
oai_identifier_str oai::article/1114
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOSCultura SurdaSurdosInclusãoLibrasEducação MatemáticaEste artigo tem por objetivo relatar o envolvimento de dois estudantes surdos vinculados ao ensino médio regular de uma instituição federal de ensino do Espírito Santo na semana da matemática. O trabalho foi apresentado nesse evento por alunos surdos cujo objetivo foi trabalhar o conceito de função, em Libras, para alunos surdos, muito embora tenha ocorrido enorme participação de alunos ouvintes na apresentação do trabalho na semana da matemática. A metodologia adotada é de natureza qualitativa configurando-se um estudo de caso e os dados foram obtidos a partir das observações descritas em um diário de bordo. Com base nessa pesquisa, pode-se afirmar que os surdos envolvidos nesta pesquisa tiveram um excelente desempenho ao ser protagonista do processo e ao expor suas experiências aos participantes, surdos e ouvintes, sendo esta prática essencial para se reconhecerem enquanto sujeitos surdos, evidenciando aspectos relacionados à sua cultura e seu papel na difusão da mesma, junto à comunidade ouvinte.EDIFES2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/111410.36524/saladeaula.v10i1.1114Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 1 (2021): Relatos de Pesquisa em Ensino; 42-562316-729710.36524/saladeaula.v10i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1114/753Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Vargas Fortes, JanielliReis Thiengo, Edmar 2021-11-04T14:35:16Zoai::article/1114Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:54.138547Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS
title EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS
spellingShingle EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS
de Vargas Fortes, Janielli
Cultura Surda
Surdos
Inclusão
Libras
Educação Matemática
title_short EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS
title_full EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS
title_fullStr EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS
title_sort EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS
author de Vargas Fortes, Janielli
author_facet de Vargas Fortes, Janielli
Reis Thiengo, Edmar
author_role author
author2 Reis Thiengo, Edmar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Vargas Fortes, Janielli
Reis Thiengo, Edmar
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Surda
Surdos
Inclusão
Libras
Educação Matemática
topic Cultura Surda
Surdos
Inclusão
Libras
Educação Matemática
description Este artigo tem por objetivo relatar o envolvimento de dois estudantes surdos vinculados ao ensino médio regular de uma instituição federal de ensino do Espírito Santo na semana da matemática. O trabalho foi apresentado nesse evento por alunos surdos cujo objetivo foi trabalhar o conceito de função, em Libras, para alunos surdos, muito embora tenha ocorrido enorme participação de alunos ouvintes na apresentação do trabalho na semana da matemática. A metodologia adotada é de natureza qualitativa configurando-se um estudo de caso e os dados foram obtidos a partir das observações descritas em um diário de bordo. Com base nessa pesquisa, pode-se afirmar que os surdos envolvidos nesta pesquisa tiveram um excelente desempenho ao ser protagonista do processo e ao expor suas experiências aos participantes, surdos e ouvintes, sendo esta prática essencial para se reconhecerem enquanto sujeitos surdos, evidenciando aspectos relacionados à sua cultura e seu papel na difusão da mesma, junto à comunidade ouvinte.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1114
10.36524/saladeaula.v10i1.1114
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1114
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v10i1.1114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1114/753
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 1 (2021): Relatos de Pesquisa em Ensino; 42-56
2316-7297
10.36524/saladeaula.v10i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026989936640