PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mércia Silva de Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Daxenberger, Ana Cristina Silva, Silveira, Sergio Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6029
Resumo: O presente artigo apresenta as ações desenvolvidas por meio de um projeto de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola de tempo integral no município de Mamanguape, estado da Paraíba, no tocante ao ensino de Libras para a comunidade escolar (professores, gestor, alunos ouvintes e Surdos) e família. O objetivo do trabalho foi relatar as ações e resultados alcançados por meio do projeto supracitado, de maneira reflexiva, para compreendermos como essa escola especificamente está se constituindo como uma escola inclusiva. O trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa de cunho autoetnográfico, usando como instrumento de análise as observações e o relatório de atividades do projeto elaborados pela primeira autora, que foi submetido à avaliação para Premiação Mestres da Educação, da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Os resultados mostram que o ensino de Libras nas escolas regulares auxiliou no processo de inclusão dos surdos, favorecendo o sentimento de pertencimento dentro do ambiente escolar e a consolidação de aprendizagens curriculares. Como considerações finais ressalta-se que o ensino de Libras deve ser ampliado e integrado entre a comunidade escolar e família garantindo aos surdos que a inclusão se fortaleça, o que requer a necessidade de elaboração de ações específicas de formação de professores e de gestores. Pode-se ainda afirmar, a necessidade de manutenção de ações similares feitas pela Escola Cidadã Integral, para a ampliação do AEE outras escolas.
id UFAC-2_da0708434c5f3ed87bd733cbcd1fe9e1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6029
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico Educação de SurdosInclusão EscolarLibrasO presente artigo apresenta as ações desenvolvidas por meio de um projeto de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola de tempo integral no município de Mamanguape, estado da Paraíba, no tocante ao ensino de Libras para a comunidade escolar (professores, gestor, alunos ouvintes e Surdos) e família. O objetivo do trabalho foi relatar as ações e resultados alcançados por meio do projeto supracitado, de maneira reflexiva, para compreendermos como essa escola especificamente está se constituindo como uma escola inclusiva. O trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa de cunho autoetnográfico, usando como instrumento de análise as observações e o relatório de atividades do projeto elaborados pela primeira autora, que foi submetido à avaliação para Premiação Mestres da Educação, da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Os resultados mostram que o ensino de Libras nas escolas regulares auxiliou no processo de inclusão dos surdos, favorecendo o sentimento de pertencimento dentro do ambiente escolar e a consolidação de aprendizagens curriculares. Como considerações finais ressalta-se que o ensino de Libras deve ser ampliado e integrado entre a comunidade escolar e família garantindo aos surdos que a inclusão se fortaleça, o que requer a necessidade de elaboração de ações específicas de formação de professores e de gestores. Pode-se ainda afirmar, a necessidade de manutenção de ações similares feitas pela Escola Cidadã Integral, para a ampliação do AEE outras escolas.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/602910.29327/268346.6.13-8Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 96-112Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 96-112Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 96-1122526-597010.29327/268346.6.13reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6029/3739Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Mércia Silva de Lima Daxenberger, Ana Cristina SilvaSilveira, Sergio Roberto2022-08-30T19:19:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6029Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2022-08-30T19:19:19Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico
title PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico
spellingShingle PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico
Souza, Mércia Silva de Lima
Educação de Surdos
Inclusão Escolar
Libras
title_short PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico
title_full PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico
title_fullStr PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico
title_full_unstemmed PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico
title_sort PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico
author Souza, Mércia Silva de Lima
author_facet Souza, Mércia Silva de Lima
Daxenberger, Ana Cristina Silva
Silveira, Sergio Roberto
author_role author
author2 Daxenberger, Ana Cristina Silva
Silveira, Sergio Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mércia Silva de Lima
Daxenberger, Ana Cristina Silva
Silveira, Sergio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Surdos
Inclusão Escolar
Libras
topic Educação de Surdos
Inclusão Escolar
Libras
description O presente artigo apresenta as ações desenvolvidas por meio de um projeto de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola de tempo integral no município de Mamanguape, estado da Paraíba, no tocante ao ensino de Libras para a comunidade escolar (professores, gestor, alunos ouvintes e Surdos) e família. O objetivo do trabalho foi relatar as ações e resultados alcançados por meio do projeto supracitado, de maneira reflexiva, para compreendermos como essa escola especificamente está se constituindo como uma escola inclusiva. O trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa de cunho autoetnográfico, usando como instrumento de análise as observações e o relatório de atividades do projeto elaborados pela primeira autora, que foi submetido à avaliação para Premiação Mestres da Educação, da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Os resultados mostram que o ensino de Libras nas escolas regulares auxiliou no processo de inclusão dos surdos, favorecendo o sentimento de pertencimento dentro do ambiente escolar e a consolidação de aprendizagens curriculares. Como considerações finais ressalta-se que o ensino de Libras deve ser ampliado e integrado entre a comunidade escolar e família garantindo aos surdos que a inclusão se fortaleça, o que requer a necessidade de elaboração de ações específicas de formação de professores e de gestores. Pode-se ainda afirmar, a necessidade de manutenção de ações similares feitas pela Escola Cidadã Integral, para a ampliação do AEE outras escolas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6029
10.29327/268346.6.13-8
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6029
identifier_str_mv 10.29327/268346.6.13-8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6029/3739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 96-112
Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 96-112
Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 96-112
2526-5970
10.29327/268346.6.13
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313224094875648