PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6029 |
Resumo: | O presente artigo apresenta as ações desenvolvidas por meio de um projeto de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola de tempo integral no município de Mamanguape, estado da Paraíba, no tocante ao ensino de Libras para a comunidade escolar (professores, gestor, alunos ouvintes e Surdos) e família. O objetivo do trabalho foi relatar as ações e resultados alcançados por meio do projeto supracitado, de maneira reflexiva, para compreendermos como essa escola especificamente está se constituindo como uma escola inclusiva. O trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa de cunho autoetnográfico, usando como instrumento de análise as observações e o relatório de atividades do projeto elaborados pela primeira autora, que foi submetido à avaliação para Premiação Mestres da Educação, da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Os resultados mostram que o ensino de Libras nas escolas regulares auxiliou no processo de inclusão dos surdos, favorecendo o sentimento de pertencimento dentro do ambiente escolar e a consolidação de aprendizagens curriculares. Como considerações finais ressalta-se que o ensino de Libras deve ser ampliado e integrado entre a comunidade escolar e família garantindo aos surdos que a inclusão se fortaleça, o que requer a necessidade de elaboração de ações específicas de formação de professores e de gestores. Pode-se ainda afirmar, a necessidade de manutenção de ações similares feitas pela Escola Cidadã Integral, para a ampliação do AEE outras escolas. |
id |
UFAC-2_da0708434c5f3ed87bd733cbcd1fe9e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6029 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico Educação de SurdosInclusão EscolarLibrasO presente artigo apresenta as ações desenvolvidas por meio de um projeto de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola de tempo integral no município de Mamanguape, estado da Paraíba, no tocante ao ensino de Libras para a comunidade escolar (professores, gestor, alunos ouvintes e Surdos) e família. O objetivo do trabalho foi relatar as ações e resultados alcançados por meio do projeto supracitado, de maneira reflexiva, para compreendermos como essa escola especificamente está se constituindo como uma escola inclusiva. O trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa de cunho autoetnográfico, usando como instrumento de análise as observações e o relatório de atividades do projeto elaborados pela primeira autora, que foi submetido à avaliação para Premiação Mestres da Educação, da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Os resultados mostram que o ensino de Libras nas escolas regulares auxiliou no processo de inclusão dos surdos, favorecendo o sentimento de pertencimento dentro do ambiente escolar e a consolidação de aprendizagens curriculares. Como considerações finais ressalta-se que o ensino de Libras deve ser ampliado e integrado entre a comunidade escolar e família garantindo aos surdos que a inclusão se fortaleça, o que requer a necessidade de elaboração de ações específicas de formação de professores e de gestores. Pode-se ainda afirmar, a necessidade de manutenção de ações similares feitas pela Escola Cidadã Integral, para a ampliação do AEE outras escolas.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/602910.29327/268346.6.13-8Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 96-112Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 96-112Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 96-1122526-597010.29327/268346.6.13reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6029/3739Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Mércia Silva de Lima Daxenberger, Ana Cristina SilvaSilveira, Sergio Roberto2022-08-30T19:19:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6029Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2022-08-30T19:19:19Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico |
title |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico |
spellingShingle |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico Souza, Mércia Silva de Lima Educação de Surdos Inclusão Escolar Libras |
title_short |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico |
title_full |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico |
title_fullStr |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico |
title_sort |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico |
author |
Souza, Mércia Silva de Lima |
author_facet |
Souza, Mércia Silva de Lima Daxenberger, Ana Cristina Silva Silveira, Sergio Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Daxenberger, Ana Cristina Silva Silveira, Sergio Roberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Mércia Silva de Lima Daxenberger, Ana Cristina Silva Silveira, Sergio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Surdos Inclusão Escolar Libras |
topic |
Educação de Surdos Inclusão Escolar Libras |
description |
O presente artigo apresenta as ações desenvolvidas por meio de um projeto de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola de tempo integral no município de Mamanguape, estado da Paraíba, no tocante ao ensino de Libras para a comunidade escolar (professores, gestor, alunos ouvintes e Surdos) e família. O objetivo do trabalho foi relatar as ações e resultados alcançados por meio do projeto supracitado, de maneira reflexiva, para compreendermos como essa escola especificamente está se constituindo como uma escola inclusiva. O trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa de cunho autoetnográfico, usando como instrumento de análise as observações e o relatório de atividades do projeto elaborados pela primeira autora, que foi submetido à avaliação para Premiação Mestres da Educação, da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Os resultados mostram que o ensino de Libras nas escolas regulares auxiliou no processo de inclusão dos surdos, favorecendo o sentimento de pertencimento dentro do ambiente escolar e a consolidação de aprendizagens curriculares. Como considerações finais ressalta-se que o ensino de Libras deve ser ampliado e integrado entre a comunidade escolar e família garantindo aos surdos que a inclusão se fortaleça, o que requer a necessidade de elaboração de ações específicas de formação de professores e de gestores. Pode-se ainda afirmar, a necessidade de manutenção de ações similares feitas pela Escola Cidadã Integral, para a ampliação do AEE outras escolas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6029 10.29327/268346.6.13-8 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6029 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.6.13-8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6029/3739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 96-112 Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 96-112 Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 96-112 2526-5970 10.29327/268346.6.13 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313224094875648 |