Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/208 |
Resumo: | Neste artigo é apresentada parte de uma pesquisa que foi realizada para compreender o processo de aprendizagem de matemática por estudantes surdos focando as especificidades da Linguagem Matemática. A investigação foi desenvolvida em uma escola bilíngue, com um grupo de estudantes surdos do 1o ano do Ensino Médio. Os dados analisados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, filmagens das aulas e protocolos das atividades realizadas pelos estudantes. Para este artigo foram selecionadas duas atividades, que tiveram como objetivo inserir a Linguagem Matemática por meio do estudo algébrico, envolvendo a noção de variação e dependência entre grandezas, de regularidade e de generalização. A partir da análise dos dados é possível afirmar que a sinalização das atividades em Libras é um fator decisivo para a compreensão dos enunciados e estratégias na resolução das atividades pelos estudantes; a comunicação entre os estudantes, e entre os estudantes e professor por meio da Língua Brasileira de Sinais – (LIBRAS) favoreceu a resolução das atividades. Em relação à escrita da Língua Portuguesa, todos os estudantes conseguiram registrar suas estratégias para a resolução das atividades, mas utilizando a lógica de registro baseado em LIBRAS, portanto o conhecimento do professor desta língua possibilitou a compreensão das respostas escritas pelos estudantes. |
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Neste artigo é apresentada parte de uma pesquisa que foi realizada para compreender o processo de aprendizagem de matemática por estudantes surdos focando as especificidades da Linguagem Matemática. A investigação foi desenvolvida em uma escola bilíngue, com um grupo de estudantes surdos do 1o ano do Ensino Médio. Os dados analisados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, filmagens das aulas e protocolos das atividades realizadas pelos estudantes. Para este artigo foram selecionadas duas atividades, que tiveram como objetivo inserir a Linguagem Matemática por meio do estudo algébrico, envolvendo a noção de variação e dependência entre grandezas, de regularidade e de generalização. A partir da análise dos dados é possível afirmar que a sinalização das atividades em Libras é um fator decisivo para a compreensão dos enunciados e estratégias na resolução das atividades pelos estudantes; a comunicação entre os estudantes, e entre os estudantes e professor por meio da Língua Brasileira de Sinais – (LIBRAS) favoreceu a resolução das atividades. Em relação à escrita da Língua Portuguesa, todos os estudantes conseguiram registrar suas estratégias para a resolução das atividades, mas utilizando a lógica de registro baseado em LIBRAS, portanto o conhecimento do professor desta língua possibilitou a compreensão das respostas escritas pelos estudantes. |
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