Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Santos da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Traldi Jr, Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/208
Resumo: Neste artigo é apresentada parte de uma pesquisa que foi realizada para compreender o processo de aprendizagem de matemática por estudantes surdos focando as especificidades da Linguagem Matemática. A investigação foi desenvolvida em uma escola bilíngue, com um grupo de estudantes surdos do 1o ano do Ensino Médio. Os dados analisados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, filmagens das aulas e protocolos das atividades realizadas pelos estudantes. Para este artigo foram selecionadas duas atividades, que tiveram como objetivo inserir a Linguagem Matemática por meio do estudo algébrico, envolvendo a noção de variação e dependência entre grandezas, de regularidade e de generalização. A partir da análise dos dados é possível afirmar que a sinalização das atividades em Libras é um fator decisivo para a compreensão dos enunciados e estratégias na resolução das atividades pelos estudantes; a comunicação entre os estudantes, e entre os estudantes e professor por meio da Língua Brasileira de Sinais – (LIBRAS) favoreceu a resolução das atividades. Em relação à escrita da Língua Portuguesa, todos os estudantes conseguiram registrar suas estratégias para a resolução das atividades, mas utilizando a lógica de registro baseado em LIBRAS, portanto o conhecimento do professor desta língua possibilitou a compreensão das respostas escritas pelos estudantes.
id SBEM_f19d783b2b8d6410f89352a7680c0db6
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/208
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdosEstudante SurdoLibrasLinguagem MatemáticaNeste artigo é apresentada parte de uma pesquisa que foi realizada para compreender o processo de aprendizagem de matemática por estudantes surdos focando as especificidades da Linguagem Matemática. A investigação foi desenvolvida em uma escola bilíngue, com um grupo de estudantes surdos do 1o ano do Ensino Médio. Os dados analisados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, filmagens das aulas e protocolos das atividades realizadas pelos estudantes. Para este artigo foram selecionadas duas atividades, que tiveram como objetivo inserir a Linguagem Matemática por meio do estudo algébrico, envolvendo a noção de variação e dependência entre grandezas, de regularidade e de generalização. A partir da análise dos dados é possível afirmar que a sinalização das atividades em Libras é um fator decisivo para a compreensão dos enunciados e estratégias na resolução das atividades pelos estudantes; a comunicação entre os estudantes, e entre os estudantes e professor por meio da Língua Brasileira de Sinais – (LIBRAS) favoreceu a resolução das atividades. Em relação à escrita da Língua Portuguesa, todos os estudantes conseguiram registrar suas estratégias para a resolução das atividades, mas utilizando a lógica de registro baseado em LIBRAS, portanto o conhecimento do professor desta língua possibilitou a compreensão das respostas escritas pelos estudantes.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/208Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 23 (2019): set./dez. 2019; 323 - 347Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 23 (2019): set./dez. 2019; 323 - 347Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 23 (2019): set./dez. 2019; 323 - 3472526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/208/221https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Patrícia Santos daTraldi Jr, Armando2023-07-11T01:56:49Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/208Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T01:56:49Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos
title Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos
spellingShingle Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos
Silva, Patrícia Santos da
Estudante Surdo
Libras
Linguagem Matemática
title_short Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos
title_full Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos
title_fullStr Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos
title_full_unstemmed Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos
title_sort Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos
author Silva, Patrícia Santos da
author_facet Silva, Patrícia Santos da
Traldi Jr, Armando
author_role author
author2 Traldi Jr, Armando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia Santos da
Traldi Jr, Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Estudante Surdo
Libras
Linguagem Matemática
topic Estudante Surdo
Libras
Linguagem Matemática
description Neste artigo é apresentada parte de uma pesquisa que foi realizada para compreender o processo de aprendizagem de matemática por estudantes surdos focando as especificidades da Linguagem Matemática. A investigação foi desenvolvida em uma escola bilíngue, com um grupo de estudantes surdos do 1o ano do Ensino Médio. Os dados analisados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, filmagens das aulas e protocolos das atividades realizadas pelos estudantes. Para este artigo foram selecionadas duas atividades, que tiveram como objetivo inserir a Linguagem Matemática por meio do estudo algébrico, envolvendo a noção de variação e dependência entre grandezas, de regularidade e de generalização. A partir da análise dos dados é possível afirmar que a sinalização das atividades em Libras é um fator decisivo para a compreensão dos enunciados e estratégias na resolução das atividades pelos estudantes; a comunicação entre os estudantes, e entre os estudantes e professor por meio da Língua Brasileira de Sinais – (LIBRAS) favoreceu a resolução das atividades. Em relação à escrita da Língua Portuguesa, todos os estudantes conseguiram registrar suas estratégias para a resolução das atividades, mas utilizando a lógica de registro baseado em LIBRAS, portanto o conhecimento do professor desta língua possibilitou a compreensão das respostas escritas pelos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/208
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/208/221
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 23 (2019): set./dez. 2019; 323 - 347
Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 23 (2019): set./dez. 2019; 323 - 347
Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 23 (2019): set./dez. 2019; 323 - 347
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495483121664