VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Maciel, Samanta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castro de Oliveira, Edna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19
Resumo: Este artigo é um recorte do trabalho final do curso de Especialização Lato sensu do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Serra. Configura-se na tentativa de resgate das vivências, olhares e desafios dos sujeitos educandos do Curso Técnico Integrado de Segurança do Trabalho do Proeja do Ifes Campus Vitória produzidos no desenvolvimento do Projeto Integrador. Nele, tenta-se identificar elementos que têm influído nesse processo, bem como as principais dificuldades encontradas pelos alunos em suas trajetórias no Proeja. Busca-se, ainda, responder se o Projeto Integrador pode ser considerado uma possibilidade de reconhecimento dos saberes dos sujeitos educandos do Proeja. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, e a técnica de coleta utilizada foi o grupo focal, além da realização de um questionário cujos objetivos foram traçar o perfil dos sujeitos e coletar a opinião de pedagogas e professores. Os dados levantados possibilitaram concluir que há dificuldades de acesso, de falas e de posturas dentro da instituição, que refletem o processo de elitização da escola e que precisam ser superadas. Os dados também apontam a possibilidade de envolvimento e reconhecimento dos saberes dos educandos no percurso do Projeto Integrador, elemento considerado indispensável ao processo educativo.
id IFES-1_832583552a28050e9ffad97c8bc044b6
oai_identifier_str oai::article/19
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADORPROEJADireito à educaçãoProjeto IntegradorSujeitos e saberesEste artigo é um recorte do trabalho final do curso de Especialização Lato sensu do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Serra. Configura-se na tentativa de resgate das vivências, olhares e desafios dos sujeitos educandos do Curso Técnico Integrado de Segurança do Trabalho do Proeja do Ifes Campus Vitória produzidos no desenvolvimento do Projeto Integrador. Nele, tenta-se identificar elementos que têm influído nesse processo, bem como as principais dificuldades encontradas pelos alunos em suas trajetórias no Proeja. Busca-se, ainda, responder se o Projeto Integrador pode ser considerado uma possibilidade de reconhecimento dos saberes dos sujeitos educandos do Proeja. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, e a técnica de coleta utilizada foi o grupo focal, além da realização de um questionário cujos objetivos foram traçar o perfil dos sujeitos e coletar a opinião de pedagogas e professores. Os dados levantados possibilitaram concluir que há dificuldades de acesso, de falas e de posturas dentro da instituição, que refletem o processo de elitização da escola e que precisam ser superadas. Os dados também apontam a possibilidade de envolvimento e reconhecimento dos saberes dos educandos no percurso do Projeto Integrador, elemento considerado indispensável ao processo educativo. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1910.36524/dect.v2i01.19Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 01 (2012): 2012 - 01; 9-222236-215010.36524/dect.v2i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19/16Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes Maciel, SamantaCastro de Oliveira, Edna2019-10-17T21:39:37Zoai::article/19Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.088571Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR
title VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR
spellingShingle VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR
Lopes Maciel, Samanta
PROEJA
Direito à educação
Projeto Integrador
Sujeitos e saberes
title_short VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR
title_full VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR
title_fullStr VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR
title_full_unstemmed VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR
title_sort VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR
author Lopes Maciel, Samanta
author_facet Lopes Maciel, Samanta
Castro de Oliveira, Edna
author_role author
author2 Castro de Oliveira, Edna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Maciel, Samanta
Castro de Oliveira, Edna
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA
Direito à educação
Projeto Integrador
Sujeitos e saberes
topic PROEJA
Direito à educação
Projeto Integrador
Sujeitos e saberes
description Este artigo é um recorte do trabalho final do curso de Especialização Lato sensu do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Serra. Configura-se na tentativa de resgate das vivências, olhares e desafios dos sujeitos educandos do Curso Técnico Integrado de Segurança do Trabalho do Proeja do Ifes Campus Vitória produzidos no desenvolvimento do Projeto Integrador. Nele, tenta-se identificar elementos que têm influído nesse processo, bem como as principais dificuldades encontradas pelos alunos em suas trajetórias no Proeja. Busca-se, ainda, responder se o Projeto Integrador pode ser considerado uma possibilidade de reconhecimento dos saberes dos sujeitos educandos do Proeja. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, e a técnica de coleta utilizada foi o grupo focal, além da realização de um questionário cujos objetivos foram traçar o perfil dos sujeitos e coletar a opinião de pedagogas e professores. Os dados levantados possibilitaram concluir que há dificuldades de acesso, de falas e de posturas dentro da instituição, que refletem o processo de elitização da escola e que precisam ser superadas. Os dados também apontam a possibilidade de envolvimento e reconhecimento dos saberes dos educandos no percurso do Projeto Integrador, elemento considerado indispensável ao processo educativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19
10.36524/dect.v2i01.19
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19
identifier_str_mv 10.36524/dect.v2i01.19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19/16
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 01 (2012): 2012 - 01; 9-22
2236-2150
10.36524/dect.v2i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027442921472