VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19 |
Resumo: | Este artigo é um recorte do trabalho final do curso de Especialização Lato sensu do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Serra. Configura-se na tentativa de resgate das vivências, olhares e desafios dos sujeitos educandos do Curso Técnico Integrado de Segurança do Trabalho do Proeja do Ifes Campus Vitória produzidos no desenvolvimento do Projeto Integrador. Nele, tenta-se identificar elementos que têm influído nesse processo, bem como as principais dificuldades encontradas pelos alunos em suas trajetórias no Proeja. Busca-se, ainda, responder se o Projeto Integrador pode ser considerado uma possibilidade de reconhecimento dos saberes dos sujeitos educandos do Proeja. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, e a técnica de coleta utilizada foi o grupo focal, além da realização de um questionário cujos objetivos foram traçar o perfil dos sujeitos e coletar a opinião de pedagogas e professores. Os dados levantados possibilitaram concluir que há dificuldades de acesso, de falas e de posturas dentro da instituição, que refletem o processo de elitização da escola e que precisam ser superadas. Os dados também apontam a possibilidade de envolvimento e reconhecimento dos saberes dos educandos no percurso do Projeto Integrador, elemento considerado indispensável ao processo educativo. |
id |
IFES-1_832583552a28050e9ffad97c8bc044b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/19 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADORPROEJADireito à educaçãoProjeto IntegradorSujeitos e saberesEste artigo é um recorte do trabalho final do curso de Especialização Lato sensu do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Serra. Configura-se na tentativa de resgate das vivências, olhares e desafios dos sujeitos educandos do Curso Técnico Integrado de Segurança do Trabalho do Proeja do Ifes Campus Vitória produzidos no desenvolvimento do Projeto Integrador. Nele, tenta-se identificar elementos que têm influído nesse processo, bem como as principais dificuldades encontradas pelos alunos em suas trajetórias no Proeja. Busca-se, ainda, responder se o Projeto Integrador pode ser considerado uma possibilidade de reconhecimento dos saberes dos sujeitos educandos do Proeja. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, e a técnica de coleta utilizada foi o grupo focal, além da realização de um questionário cujos objetivos foram traçar o perfil dos sujeitos e coletar a opinião de pedagogas e professores. Os dados levantados possibilitaram concluir que há dificuldades de acesso, de falas e de posturas dentro da instituição, que refletem o processo de elitização da escola e que precisam ser superadas. Os dados também apontam a possibilidade de envolvimento e reconhecimento dos saberes dos educandos no percurso do Projeto Integrador, elemento considerado indispensável ao processo educativo. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1910.36524/dect.v2i01.19Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 01 (2012): 2012 - 01; 9-222236-215010.36524/dect.v2i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19/16Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes Maciel, SamantaCastro de Oliveira, Edna2019-10-17T21:39:37Zoai::article/19Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.088571Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR |
title |
VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR |
spellingShingle |
VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR Lopes Maciel, Samanta PROEJA Direito à educação Projeto Integrador Sujeitos e saberes |
title_short |
VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR |
title_full |
VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR |
title_fullStr |
VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR |
title_full_unstemmed |
VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR |
title_sort |
VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR |
author |
Lopes Maciel, Samanta |
author_facet |
Lopes Maciel, Samanta Castro de Oliveira, Edna |
author_role |
author |
author2 |
Castro de Oliveira, Edna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes Maciel, Samanta Castro de Oliveira, Edna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROEJA Direito à educação Projeto Integrador Sujeitos e saberes |
topic |
PROEJA Direito à educação Projeto Integrador Sujeitos e saberes |
description |
Este artigo é um recorte do trabalho final do curso de Especialização Lato sensu do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Serra. Configura-se na tentativa de resgate das vivências, olhares e desafios dos sujeitos educandos do Curso Técnico Integrado de Segurança do Trabalho do Proeja do Ifes Campus Vitória produzidos no desenvolvimento do Projeto Integrador. Nele, tenta-se identificar elementos que têm influído nesse processo, bem como as principais dificuldades encontradas pelos alunos em suas trajetórias no Proeja. Busca-se, ainda, responder se o Projeto Integrador pode ser considerado uma possibilidade de reconhecimento dos saberes dos sujeitos educandos do Proeja. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, e a técnica de coleta utilizada foi o grupo focal, além da realização de um questionário cujos objetivos foram traçar o perfil dos sujeitos e coletar a opinião de pedagogas e professores. Os dados levantados possibilitaram concluir que há dificuldades de acesso, de falas e de posturas dentro da instituição, que refletem o processo de elitização da escola e que precisam ser superadas. Os dados também apontam a possibilidade de envolvimento e reconhecimento dos saberes dos educandos no percurso do Projeto Integrador, elemento considerado indispensável ao processo educativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19 10.36524/dect.v2i01.19 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v2i01.19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19/16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 01 (2012): 2012 - 01; 9-22 2236-2150 10.36524/dect.v2i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027442921472 |