CONSTRUÇÃO DE PARÁFRASES: UMA FORMA DE APROPRIAÇÃO GENUÍNA DE SIGNIFICADOS NO ENSINO DE ECOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perucci, Lucas Roberto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Laburú, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/180
Resumo: O trabalho apresenta uma estratégia de ensino de Biologia que se utiliza da paráfrase para promover apropriações dos conceitos de energia e matéria dos ecossistemas. A paráfrase é defendida como uma forma de apropriação autônoma e singular do discurso pelo aprendiz, frente uma proposição científica original de modo a guardar correspondência de significado. A base teórica do artigo se sustenta em elementos da teoria da semiologia voltados para a educação científica, com foco no registro escrito da língua. Uma unidade didática foi elaborada e aplicada com estudantes do terceiro ano do ensino médio na disciplina de Biologia, nos conteúdos de matéria e energia de ecossistemas, em três aulas. As paráfrases foram produzidas por cinco estudantes e no presente artigo é analisada a produção de dois deles. Resultados indicam que a estratégia de ensino proposta pode evidenciar o repertório do estudante em conceitos-chave em ciências, com a reelaboração dos conteúdos pela paráfrase. A atividade permite estabelecer critérios para que aprendizes evitem respostas estereotipadas e potencialize apropriações de enunciados-chave dos conceitos científicos.
id IFES-1_8d9a851b52711c9a89f81decc27a0e47
oai_identifier_str oai::article/180
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DE PARÁFRASES: UMA FORMA DE APROPRIAÇÃO GENUÍNA DE SIGNIFICADOS NO ENSINO DE ECOLOGIAEnsino de biologiaParáfrasesSemiologiaO trabalho apresenta uma estratégia de ensino de Biologia que se utiliza da paráfrase para promover apropriações dos conceitos de energia e matéria dos ecossistemas. A paráfrase é defendida como uma forma de apropriação autônoma e singular do discurso pelo aprendiz, frente uma proposição científica original de modo a guardar correspondência de significado. A base teórica do artigo se sustenta em elementos da teoria da semiologia voltados para a educação científica, com foco no registro escrito da língua. Uma unidade didática foi elaborada e aplicada com estudantes do terceiro ano do ensino médio na disciplina de Biologia, nos conteúdos de matéria e energia de ecossistemas, em três aulas. As paráfrases foram produzidas por cinco estudantes e no presente artigo é analisada a produção de dois deles. Resultados indicam que a estratégia de ensino proposta pode evidenciar o repertório do estudante em conceitos-chave em ciências, com a reelaboração dos conteúdos pela paráfrase. A atividade permite estabelecer critérios para que aprendizes evitem respostas estereotipadas e potencialize apropriações de enunciados-chave dos conceitos científicos.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/18010.36524/dect.v6i04.180Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 04 (2016): 2016 - Extra; 80-932236-215010.36524/dect.v6i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/180/174Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPerucci, Lucas Roberto Laburú, Carlos Eduardo2019-10-22T14:05:42Zoai::article/180Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.183380Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DE PARÁFRASES: UMA FORMA DE APROPRIAÇÃO GENUÍNA DE SIGNIFICADOS NO ENSINO DE ECOLOGIA
title CONSTRUÇÃO DE PARÁFRASES: UMA FORMA DE APROPRIAÇÃO GENUÍNA DE SIGNIFICADOS NO ENSINO DE ECOLOGIA
spellingShingle CONSTRUÇÃO DE PARÁFRASES: UMA FORMA DE APROPRIAÇÃO GENUÍNA DE SIGNIFICADOS NO ENSINO DE ECOLOGIA
Perucci, Lucas Roberto
Ensino de biologia
Paráfrases
Semiologia
title_short CONSTRUÇÃO DE PARÁFRASES: UMA FORMA DE APROPRIAÇÃO GENUÍNA DE SIGNIFICADOS NO ENSINO DE ECOLOGIA
title_full CONSTRUÇÃO DE PARÁFRASES: UMA FORMA DE APROPRIAÇÃO GENUÍNA DE SIGNIFICADOS NO ENSINO DE ECOLOGIA
title_fullStr CONSTRUÇÃO DE PARÁFRASES: UMA FORMA DE APROPRIAÇÃO GENUÍNA DE SIGNIFICADOS NO ENSINO DE ECOLOGIA
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DE PARÁFRASES: UMA FORMA DE APROPRIAÇÃO GENUÍNA DE SIGNIFICADOS NO ENSINO DE ECOLOGIA
title_sort CONSTRUÇÃO DE PARÁFRASES: UMA FORMA DE APROPRIAÇÃO GENUÍNA DE SIGNIFICADOS NO ENSINO DE ECOLOGIA
author Perucci, Lucas Roberto
author_facet Perucci, Lucas Roberto
Laburú, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Laburú, Carlos Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perucci, Lucas Roberto
Laburú, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Paráfrases
Semiologia
topic Ensino de biologia
Paráfrases
Semiologia
description O trabalho apresenta uma estratégia de ensino de Biologia que se utiliza da paráfrase para promover apropriações dos conceitos de energia e matéria dos ecossistemas. A paráfrase é defendida como uma forma de apropriação autônoma e singular do discurso pelo aprendiz, frente uma proposição científica original de modo a guardar correspondência de significado. A base teórica do artigo se sustenta em elementos da teoria da semiologia voltados para a educação científica, com foco no registro escrito da língua. Uma unidade didática foi elaborada e aplicada com estudantes do terceiro ano do ensino médio na disciplina de Biologia, nos conteúdos de matéria e energia de ecossistemas, em três aulas. As paráfrases foram produzidas por cinco estudantes e no presente artigo é analisada a produção de dois deles. Resultados indicam que a estratégia de ensino proposta pode evidenciar o repertório do estudante em conceitos-chave em ciências, com a reelaboração dos conteúdos pela paráfrase. A atividade permite estabelecer critérios para que aprendizes evitem respostas estereotipadas e potencialize apropriações de enunciados-chave dos conceitos científicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/180
10.36524/dect.v6i04.180
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/180
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i04.180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/180/174
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 04 (2016): 2016 - Extra; 80-93
2236-2150
10.36524/dect.v6i04
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028171681792