A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Souza Leite, Quesia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dália de Gusmão Aranha, Simone, Silva Leite, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/196
Resumo: O podcast, como uma forma de publicação de áudio, vídeo e imagens na web, apresenta-se como uma promissora tecnologia para a sociedade e, particularmente, na Educação. Este artigo analisa a produção de podcasts educacionais por estudantes do ensino médio sobre língua portuguesa na comunicação verbal. Na linha qualitativa, a presente pesquisa pode ser inserida como um estudo de caso, a fim de melhor elucidar o problema proposto. O estudo analisou como os alunos se apropriaram dos podcasts na construção de seu conhecimento. Os resultados coletados mostram uma postura favorável dos estudantes frente à elaboração e utilização de podcasts educacionais de língua portuguesa. Ademais, apontam que a elaboração possibilitou-lhes experimentarem diferentes contextos de aprendizagem, principalmente, por considerarmos que a atividade proposta está relacionada com o uso de tecnologias digitais.
id IFES-1_94809ba8ad4abebb2bdfdb9da7fca651
oai_identifier_str oai::article/196
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBALTecnologias no ensinoPodcastLíngua PortuguesaComunicação verbalO podcast, como uma forma de publicação de áudio, vídeo e imagens na web, apresenta-se como uma promissora tecnologia para a sociedade e, particularmente, na Educação. Este artigo analisa a produção de podcasts educacionais por estudantes do ensino médio sobre língua portuguesa na comunicação verbal. Na linha qualitativa, a presente pesquisa pode ser inserida como um estudo de caso, a fim de melhor elucidar o problema proposto. O estudo analisou como os alunos se apropriaram dos podcasts na construção de seu conhecimento. Os resultados coletados mostram uma postura favorável dos estudantes frente à elaboração e utilização de podcasts educacionais de língua portuguesa. Ademais, apontam que a elaboração possibilitou-lhes experimentarem diferentes contextos de aprendizagem, principalmente, por considerarmos que a atividade proposta está relacionada com o uso de tecnologias digitais.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19610.36524/dect.v7i02.196Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 44-642236-215010.36524/dect.v7i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/196/191Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Souza Leite, QuesiaDália de Gusmão Aranha, SimoneSilva Leite, Bruno2019-10-18T17:46:48Zoai::article/196Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.988783Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL
title A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL
spellingShingle A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL
dos Santos Souza Leite, Quesia
Tecnologias no ensino
Podcast
Língua Portuguesa
Comunicação verbal
title_short A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL
title_full A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL
title_fullStr A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL
title_sort A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL
author dos Santos Souza Leite, Quesia
author_facet dos Santos Souza Leite, Quesia
Dália de Gusmão Aranha, Simone
Silva Leite, Bruno
author_role author
author2 Dália de Gusmão Aranha, Simone
Silva Leite, Bruno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Souza Leite, Quesia
Dália de Gusmão Aranha, Simone
Silva Leite, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias no ensino
Podcast
Língua Portuguesa
Comunicação verbal
topic Tecnologias no ensino
Podcast
Língua Portuguesa
Comunicação verbal
description O podcast, como uma forma de publicação de áudio, vídeo e imagens na web, apresenta-se como uma promissora tecnologia para a sociedade e, particularmente, na Educação. Este artigo analisa a produção de podcasts educacionais por estudantes do ensino médio sobre língua portuguesa na comunicação verbal. Na linha qualitativa, a presente pesquisa pode ser inserida como um estudo de caso, a fim de melhor elucidar o problema proposto. O estudo analisou como os alunos se apropriaram dos podcasts na construção de seu conhecimento. Os resultados coletados mostram uma postura favorável dos estudantes frente à elaboração e utilização de podcasts educacionais de língua portuguesa. Ademais, apontam que a elaboração possibilitou-lhes experimentarem diferentes contextos de aprendizagem, principalmente, por considerarmos que a atividade proposta está relacionada com o uso de tecnologias digitais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/196
10.36524/dect.v7i02.196
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/196
identifier_str_mv 10.36524/dect.v7i02.196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/196/191
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 44-64
2236-2150
10.36524/dect.v7i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028202090496