A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/196 |
Resumo: | O podcast, como uma forma de publicação de áudio, vídeo e imagens na web, apresenta-se como uma promissora tecnologia para a sociedade e, particularmente, na Educação. Este artigo analisa a produção de podcasts educacionais por estudantes do ensino médio sobre língua portuguesa na comunicação verbal. Na linha qualitativa, a presente pesquisa pode ser inserida como um estudo de caso, a fim de melhor elucidar o problema proposto. O estudo analisou como os alunos se apropriaram dos podcasts na construção de seu conhecimento. Os resultados coletados mostram uma postura favorável dos estudantes frente à elaboração e utilização de podcasts educacionais de língua portuguesa. Ademais, apontam que a elaboração possibilitou-lhes experimentarem diferentes contextos de aprendizagem, principalmente, por considerarmos que a atividade proposta está relacionada com o uso de tecnologias digitais. |
id |
IFES-1_94809ba8ad4abebb2bdfdb9da7fca651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/196 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBALTecnologias no ensinoPodcastLíngua PortuguesaComunicação verbalO podcast, como uma forma de publicação de áudio, vídeo e imagens na web, apresenta-se como uma promissora tecnologia para a sociedade e, particularmente, na Educação. Este artigo analisa a produção de podcasts educacionais por estudantes do ensino médio sobre língua portuguesa na comunicação verbal. Na linha qualitativa, a presente pesquisa pode ser inserida como um estudo de caso, a fim de melhor elucidar o problema proposto. O estudo analisou como os alunos se apropriaram dos podcasts na construção de seu conhecimento. Os resultados coletados mostram uma postura favorável dos estudantes frente à elaboração e utilização de podcasts educacionais de língua portuguesa. Ademais, apontam que a elaboração possibilitou-lhes experimentarem diferentes contextos de aprendizagem, principalmente, por considerarmos que a atividade proposta está relacionada com o uso de tecnologias digitais.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19610.36524/dect.v7i02.196Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 44-642236-215010.36524/dect.v7i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/196/191Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Souza Leite, QuesiaDália de Gusmão Aranha, SimoneSilva Leite, Bruno2019-10-18T17:46:48Zoai::article/196Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.988783Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL |
title |
A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL |
spellingShingle |
A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL dos Santos Souza Leite, Quesia Tecnologias no ensino Podcast Língua Portuguesa Comunicação verbal |
title_short |
A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL |
title_full |
A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL |
title_fullStr |
A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL |
title_full_unstemmed |
A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL |
title_sort |
A PRODUÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A COMUNICAÇÃO VERBAL |
author |
dos Santos Souza Leite, Quesia |
author_facet |
dos Santos Souza Leite, Quesia Dália de Gusmão Aranha, Simone Silva Leite, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Dália de Gusmão Aranha, Simone Silva Leite, Bruno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Souza Leite, Quesia Dália de Gusmão Aranha, Simone Silva Leite, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias no ensino Podcast Língua Portuguesa Comunicação verbal |
topic |
Tecnologias no ensino Podcast Língua Portuguesa Comunicação verbal |
description |
O podcast, como uma forma de publicação de áudio, vídeo e imagens na web, apresenta-se como uma promissora tecnologia para a sociedade e, particularmente, na Educação. Este artigo analisa a produção de podcasts educacionais por estudantes do ensino médio sobre língua portuguesa na comunicação verbal. Na linha qualitativa, a presente pesquisa pode ser inserida como um estudo de caso, a fim de melhor elucidar o problema proposto. O estudo analisou como os alunos se apropriaram dos podcasts na construção de seu conhecimento. Os resultados coletados mostram uma postura favorável dos estudantes frente à elaboração e utilização de podcasts educacionais de língua portuguesa. Ademais, apontam que a elaboração possibilitou-lhes experimentarem diferentes contextos de aprendizagem, principalmente, por considerarmos que a atividade proposta está relacionada com o uso de tecnologias digitais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/196 10.36524/dect.v7i02.196 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/196 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v7i02.196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/196/191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 44-64 2236-2150 10.36524/dect.v7i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028202090496 |