Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Gonçalves Carneiro, Samara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sérgio de Araujo Sousa, Paulo, Monte Alvarenga, Elenice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/583
Resumo: As atividades práticas podem ser um grande instrumento para melhorar o ensino-aprendizagem possibilitando uma melhor compreensão dos assuntos abordados. Assim, objetivou-se o uso de bioensaios como proposta de ensino aliada à teoria em Biologia, em turmas de ensino médio integrado. Para isso, realizou-se aplicação de questionários em duas turmas de segundos anos, de modo a se avaliar a aprendizagem; realização de experimento (bioensaio) em aula; e, por fim realizou-se a reaplicação do questionário da primeira etapa, de modo que as últimas etapas serviram como instrumento de avaliação da aprendizagem dos discentes. Pode-se observar a importância das atividades práticas para o aprendizado, em que a maior parte dos alunos afirmam que aprendem melhor com a utilização de aulas práticas como método complementar às aulas expositivas e demonstrativas, contribuindo diretamente para o processo de ensino-aprendizagem.
id IFES-1_a459e51e6bcdf0ae3b2df1bea8a65c1e
oai_identifier_str oai::article/583
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino MédioBioensaiosPráticasAprendizagemAs atividades práticas podem ser um grande instrumento para melhorar o ensino-aprendizagem possibilitando uma melhor compreensão dos assuntos abordados. Assim, objetivou-se o uso de bioensaios como proposta de ensino aliada à teoria em Biologia, em turmas de ensino médio integrado. Para isso, realizou-se aplicação de questionários em duas turmas de segundos anos, de modo a se avaliar a aprendizagem; realização de experimento (bioensaio) em aula; e, por fim realizou-se a reaplicação do questionário da primeira etapa, de modo que as últimas etapas serviram como instrumento de avaliação da aprendizagem dos discentes. Pode-se observar a importância das atividades práticas para o aprendizado, em que a maior parte dos alunos afirmam que aprendem melhor com a utilização de aulas práticas como método complementar às aulas expositivas e demonstrativas, contribuindo diretamente para o processo de ensino-aprendizagem.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/58310.36524/saladeaula.v9i1.583Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 144-1572316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/583/503Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaria Gonçalves Carneiro, SamaraSérgio de Araujo Sousa, PauloMonte Alvarenga, Elenice2020-12-24T03:53:02Zoai::article/583Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.254274Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio
title Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio
spellingShingle Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio
Maria Gonçalves Carneiro, Samara
Bioensaios
Práticas
Aprendizagem
title_short Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio
title_full Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio
title_fullStr Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio
title_full_unstemmed Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio
title_sort Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio
author Maria Gonçalves Carneiro, Samara
author_facet Maria Gonçalves Carneiro, Samara
Sérgio de Araujo Sousa, Paulo
Monte Alvarenga, Elenice
author_role author
author2 Sérgio de Araujo Sousa, Paulo
Monte Alvarenga, Elenice
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Gonçalves Carneiro, Samara
Sérgio de Araujo Sousa, Paulo
Monte Alvarenga, Elenice
dc.subject.por.fl_str_mv Bioensaios
Práticas
Aprendizagem
topic Bioensaios
Práticas
Aprendizagem
description As atividades práticas podem ser um grande instrumento para melhorar o ensino-aprendizagem possibilitando uma melhor compreensão dos assuntos abordados. Assim, objetivou-se o uso de bioensaios como proposta de ensino aliada à teoria em Biologia, em turmas de ensino médio integrado. Para isso, realizou-se aplicação de questionários em duas turmas de segundos anos, de modo a se avaliar a aprendizagem; realização de experimento (bioensaio) em aula; e, por fim realizou-se a reaplicação do questionário da primeira etapa, de modo que as últimas etapas serviram como instrumento de avaliação da aprendizagem dos discentes. Pode-se observar a importância das atividades práticas para o aprendizado, em que a maior parte dos alunos afirmam que aprendem melhor com a utilização de aulas práticas como método complementar às aulas expositivas e demonstrativas, contribuindo diretamente para o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/583
10.36524/saladeaula.v9i1.583
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/583
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v9i1.583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/583/503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 144-157
2316-7297
10.36524/saladeaula.v9i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025980157952