Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/583 |
Resumo: | As atividades práticas podem ser um grande instrumento para melhorar o ensino-aprendizagem possibilitando uma melhor compreensão dos assuntos abordados. Assim, objetivou-se o uso de bioensaios como proposta de ensino aliada à teoria em Biologia, em turmas de ensino médio integrado. Para isso, realizou-se aplicação de questionários em duas turmas de segundos anos, de modo a se avaliar a aprendizagem; realização de experimento (bioensaio) em aula; e, por fim realizou-se a reaplicação do questionário da primeira etapa, de modo que as últimas etapas serviram como instrumento de avaliação da aprendizagem dos discentes. Pode-se observar a importância das atividades práticas para o aprendizado, em que a maior parte dos alunos afirmam que aprendem melhor com a utilização de aulas práticas como método complementar às aulas expositivas e demonstrativas, contribuindo diretamente para o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
IFES-1_a459e51e6bcdf0ae3b2df1bea8a65c1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/583 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino MédioBioensaiosPráticasAprendizagemAs atividades práticas podem ser um grande instrumento para melhorar o ensino-aprendizagem possibilitando uma melhor compreensão dos assuntos abordados. Assim, objetivou-se o uso de bioensaios como proposta de ensino aliada à teoria em Biologia, em turmas de ensino médio integrado. Para isso, realizou-se aplicação de questionários em duas turmas de segundos anos, de modo a se avaliar a aprendizagem; realização de experimento (bioensaio) em aula; e, por fim realizou-se a reaplicação do questionário da primeira etapa, de modo que as últimas etapas serviram como instrumento de avaliação da aprendizagem dos discentes. Pode-se observar a importância das atividades práticas para o aprendizado, em que a maior parte dos alunos afirmam que aprendem melhor com a utilização de aulas práticas como método complementar às aulas expositivas e demonstrativas, contribuindo diretamente para o processo de ensino-aprendizagem.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/58310.36524/saladeaula.v9i1.583Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 144-1572316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/583/503Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaria Gonçalves Carneiro, SamaraSérgio de Araujo Sousa, PauloMonte Alvarenga, Elenice2020-12-24T03:53:02Zoai::article/583Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.254274Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio |
title |
Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio |
spellingShingle |
Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio Maria Gonçalves Carneiro, Samara Bioensaios Práticas Aprendizagem |
title_short |
Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio |
title_full |
Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio |
title_fullStr |
Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio |
title_sort |
Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio |
author |
Maria Gonçalves Carneiro, Samara |
author_facet |
Maria Gonçalves Carneiro, Samara Sérgio de Araujo Sousa, Paulo Monte Alvarenga, Elenice |
author_role |
author |
author2 |
Sérgio de Araujo Sousa, Paulo Monte Alvarenga, Elenice |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Gonçalves Carneiro, Samara Sérgio de Araujo Sousa, Paulo Monte Alvarenga, Elenice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bioensaios Práticas Aprendizagem |
topic |
Bioensaios Práticas Aprendizagem |
description |
As atividades práticas podem ser um grande instrumento para melhorar o ensino-aprendizagem possibilitando uma melhor compreensão dos assuntos abordados. Assim, objetivou-se o uso de bioensaios como proposta de ensino aliada à teoria em Biologia, em turmas de ensino médio integrado. Para isso, realizou-se aplicação de questionários em duas turmas de segundos anos, de modo a se avaliar a aprendizagem; realização de experimento (bioensaio) em aula; e, por fim realizou-se a reaplicação do questionário da primeira etapa, de modo que as últimas etapas serviram como instrumento de avaliação da aprendizagem dos discentes. Pode-se observar a importância das atividades práticas para o aprendizado, em que a maior parte dos alunos afirmam que aprendem melhor com a utilização de aulas práticas como método complementar às aulas expositivas e demonstrativas, contribuindo diretamente para o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/583 10.36524/saladeaula.v9i1.583 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/583 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v9i1.583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/583/503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 144-157 2316-7297 10.36524/saladeaula.v9i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948025980157952 |