ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho de Oliveira, Antonella
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Godoy Leite, Damaris, Frasson, Antonio Carlos, Pilatti, Luiz Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/63
Resumo: O trabalho apresenta o estado da arte da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, na forma de Dissertações de Mestrado Profissional, Dissertações de Mestrado Acadêmico e Teses de Doutorado, defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES nos anos de 2010 a 2013. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja análise documental pauta-se em procedimentos eminentemente descritivos. A pesquisa abrangeu 11 programas de pós-graduação Mestrado Acadêmico, 16 Mestrado Profissional e sete Doutorados. Foram localizados 368 trabalhos, sendo 186 dissertações de mestrado acadêmico, 154 dissertações de mestrado profissional e 28 teses de doutorado. Os aspectos analisados foram: ano de defesa; região; nível de ensino abordado; disciplina contemplada no trabalho e produtos gerados pelas pesquisas. A importância do trabalho deve-se ao fato de que o mesmo pode ser utilizado como instrumento para analisar as temáticas e foco das pesquisas realizadas nos programas de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, contribuindo para a consolidação do campo, podendo, inclusive, orientar novas pesquisas na área.
id IFES-1_ad8fbd76a63ea123a0d232173072a6da
oai_identifier_str oai::article/63
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASILEnsino de Ciências e MatemáticaProdução acadêmica brasileiraEstado da arteO trabalho apresenta o estado da arte da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, na forma de Dissertações de Mestrado Profissional, Dissertações de Mestrado Acadêmico e Teses de Doutorado, defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES nos anos de 2010 a 2013. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja análise documental pauta-se em procedimentos eminentemente descritivos. A pesquisa abrangeu 11 programas de pós-graduação Mestrado Acadêmico, 16 Mestrado Profissional e sete Doutorados. Foram localizados 368 trabalhos, sendo 186 dissertações de mestrado acadêmico, 154 dissertações de mestrado profissional e 28 teses de doutorado. Os aspectos analisados foram: ano de defesa; região; nível de ensino abordado; disciplina contemplada no trabalho e produtos gerados pelas pesquisas. A importância do trabalho deve-se ao fato de que o mesmo pode ser utilizado como instrumento para analisar as temáticas e foco das pesquisas realizadas nos programas de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, contribuindo para a consolidação do campo, podendo, inclusive, orientar novas pesquisas na área.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/6310.36524/dect.v4i01.63Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 3-142236-215010.36524/dect.v4i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/63/58Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho de Oliveira, AntonellaGodoy Leite, DamarisFrasson, Antonio Carlos Pilatti, Luiz Alberto 2019-10-17T21:38:14Zoai::article/63Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.291146Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL
title ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL
spellingShingle ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL
Carvalho de Oliveira, Antonella
Ensino de Ciências e Matemática
Produção acadêmica brasileira
Estado da arte
title_short ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL
title_full ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL
title_fullStr ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL
title_full_unstemmed ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL
title_sort ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL
author Carvalho de Oliveira, Antonella
author_facet Carvalho de Oliveira, Antonella
Godoy Leite, Damaris
Frasson, Antonio Carlos
Pilatti, Luiz Alberto
author_role author
author2 Godoy Leite, Damaris
Frasson, Antonio Carlos
Pilatti, Luiz Alberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho de Oliveira, Antonella
Godoy Leite, Damaris
Frasson, Antonio Carlos
Pilatti, Luiz Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências e Matemática
Produção acadêmica brasileira
Estado da arte
topic Ensino de Ciências e Matemática
Produção acadêmica brasileira
Estado da arte
description O trabalho apresenta o estado da arte da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, na forma de Dissertações de Mestrado Profissional, Dissertações de Mestrado Acadêmico e Teses de Doutorado, defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES nos anos de 2010 a 2013. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja análise documental pauta-se em procedimentos eminentemente descritivos. A pesquisa abrangeu 11 programas de pós-graduação Mestrado Acadêmico, 16 Mestrado Profissional e sete Doutorados. Foram localizados 368 trabalhos, sendo 186 dissertações de mestrado acadêmico, 154 dissertações de mestrado profissional e 28 teses de doutorado. Os aspectos analisados foram: ano de defesa; região; nível de ensino abordado; disciplina contemplada no trabalho e produtos gerados pelas pesquisas. A importância do trabalho deve-se ao fato de que o mesmo pode ser utilizado como instrumento para analisar as temáticas e foco das pesquisas realizadas nos programas de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, contribuindo para a consolidação do campo, podendo, inclusive, orientar novas pesquisas na área.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/63
10.36524/dect.v4i01.63
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/63
identifier_str_mv 10.36524/dect.v4i01.63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/63/58
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 3-14
2236-2150
10.36524/dect.v4i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027508981760