ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/63 |
Resumo: | O trabalho apresenta o estado da arte da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, na forma de Dissertações de Mestrado Profissional, Dissertações de Mestrado Acadêmico e Teses de Doutorado, defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES nos anos de 2010 a 2013. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja análise documental pauta-se em procedimentos eminentemente descritivos. A pesquisa abrangeu 11 programas de pós-graduação Mestrado Acadêmico, 16 Mestrado Profissional e sete Doutorados. Foram localizados 368 trabalhos, sendo 186 dissertações de mestrado acadêmico, 154 dissertações de mestrado profissional e 28 teses de doutorado. Os aspectos analisados foram: ano de defesa; região; nível de ensino abordado; disciplina contemplada no trabalho e produtos gerados pelas pesquisas. A importância do trabalho deve-se ao fato de que o mesmo pode ser utilizado como instrumento para analisar as temáticas e foco das pesquisas realizadas nos programas de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, contribuindo para a consolidação do campo, podendo, inclusive, orientar novas pesquisas na área. |
id |
IFES-1_ad8fbd76a63ea123a0d232173072a6da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/63 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASILEnsino de Ciências e MatemáticaProdução acadêmica brasileiraEstado da arteO trabalho apresenta o estado da arte da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, na forma de Dissertações de Mestrado Profissional, Dissertações de Mestrado Acadêmico e Teses de Doutorado, defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES nos anos de 2010 a 2013. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja análise documental pauta-se em procedimentos eminentemente descritivos. A pesquisa abrangeu 11 programas de pós-graduação Mestrado Acadêmico, 16 Mestrado Profissional e sete Doutorados. Foram localizados 368 trabalhos, sendo 186 dissertações de mestrado acadêmico, 154 dissertações de mestrado profissional e 28 teses de doutorado. Os aspectos analisados foram: ano de defesa; região; nível de ensino abordado; disciplina contemplada no trabalho e produtos gerados pelas pesquisas. A importância do trabalho deve-se ao fato de que o mesmo pode ser utilizado como instrumento para analisar as temáticas e foco das pesquisas realizadas nos programas de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, contribuindo para a consolidação do campo, podendo, inclusive, orientar novas pesquisas na área.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/6310.36524/dect.v4i01.63Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 3-142236-215010.36524/dect.v4i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/63/58Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho de Oliveira, AntonellaGodoy Leite, DamarisFrasson, Antonio Carlos Pilatti, Luiz Alberto 2019-10-17T21:38:14Zoai::article/63Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.291146Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL |
title |
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL |
spellingShingle |
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL Carvalho de Oliveira, Antonella Ensino de Ciências e Matemática Produção acadêmica brasileira Estado da arte |
title_short |
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL |
title_full |
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL |
title_fullStr |
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL |
title_sort |
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA REALIZADA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO BRASIL |
author |
Carvalho de Oliveira, Antonella |
author_facet |
Carvalho de Oliveira, Antonella Godoy Leite, Damaris Frasson, Antonio Carlos Pilatti, Luiz Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Godoy Leite, Damaris Frasson, Antonio Carlos Pilatti, Luiz Alberto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho de Oliveira, Antonella Godoy Leite, Damaris Frasson, Antonio Carlos Pilatti, Luiz Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Matemática Produção acadêmica brasileira Estado da arte |
topic |
Ensino de Ciências e Matemática Produção acadêmica brasileira Estado da arte |
description |
O trabalho apresenta o estado da arte da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, na forma de Dissertações de Mestrado Profissional, Dissertações de Mestrado Acadêmico e Teses de Doutorado, defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES nos anos de 2010 a 2013. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja análise documental pauta-se em procedimentos eminentemente descritivos. A pesquisa abrangeu 11 programas de pós-graduação Mestrado Acadêmico, 16 Mestrado Profissional e sete Doutorados. Foram localizados 368 trabalhos, sendo 186 dissertações de mestrado acadêmico, 154 dissertações de mestrado profissional e 28 teses de doutorado. Os aspectos analisados foram: ano de defesa; região; nível de ensino abordado; disciplina contemplada no trabalho e produtos gerados pelas pesquisas. A importância do trabalho deve-se ao fato de que o mesmo pode ser utilizado como instrumento para analisar as temáticas e foco das pesquisas realizadas nos programas de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil, contribuindo para a consolidação do campo, podendo, inclusive, orientar novas pesquisas na área. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/63 10.36524/dect.v4i01.63 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/63 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v4i01.63 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/63/58 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 3-14 2236-2150 10.36524/dect.v4i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027508981760 |