Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
DOI: | 10.5752/P.1678-9523.2014v20n2p278 |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278 |
Resumo: | Foi realizado um levantamento do tipo “estado da arte” nas dissertaçõespublicadas entre 2005 e 2010, no Programa de Pós-Graduaçãoem Psicologia Aplicada – Mestrado, na Universidade Federal deUberlândia (UFU), do eixo Psicologia do desenvolvimento humanoe da aprendizagem, elaborando um panorama a respeito das pesquisasrealizadas em termos de temáticas, palavras-chave, metodologia e autoresreferenciados. Das 132 dissertações defendidas, 24 eram desse eixo.A maioria dos trabalhos tratava de temas ligados à Psicologia escolare educacional, assim como as palavras-chave. Há uma hegemonia dateoria histórico-cultural e da metodologia qualitativa de pesquisa.Verificou-se uma contradição entre os títulos e o conteúdo reveladonas palavras-chave; nomes clássicos da Psicologia do desenvolvimentoe da aprendizagem foram privilegiados, em detrimento daqueles da áreada Psicologia escolar e educacional. A produção se mostra atualizadaperante as demandas sociais; embora a maioria dos trabalhos tenhafeito referência à Psicologia escolar e educacional e não à Psicologia dodesenvolvimento humano e da aprendizagem, como consta do título doeixo. |
id |
PUC_MG-3_7209353933fdd3b340de68265f7c008e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2315 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
spelling |
Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em PsicologiaEstado da arte. Pesquisa. Produção acadêmica. Psicologia escolar e educacional.Foi realizado um levantamento do tipo “estado da arte” nas dissertaçõespublicadas entre 2005 e 2010, no Programa de Pós-Graduaçãoem Psicologia Aplicada – Mestrado, na Universidade Federal deUberlândia (UFU), do eixo Psicologia do desenvolvimento humanoe da aprendizagem, elaborando um panorama a respeito das pesquisasrealizadas em termos de temáticas, palavras-chave, metodologia e autoresreferenciados. Das 132 dissertações defendidas, 24 eram desse eixo.A maioria dos trabalhos tratava de temas ligados à Psicologia escolare educacional, assim como as palavras-chave. Há uma hegemonia dateoria histórico-cultural e da metodologia qualitativa de pesquisa.Verificou-se uma contradição entre os títulos e o conteúdo reveladonas palavras-chave; nomes clássicos da Psicologia do desenvolvimentoe da aprendizagem foram privilegiados, em detrimento daqueles da áreada Psicologia escolar e educacional. A produção se mostra atualizadaperante as demandas sociais; embora a maioria dos trabalhos tenhafeito referência à Psicologia escolar e educacional e não à Psicologia dodesenvolvimento humano e da aprendizagem, como consta do título doeixo.Editora PUC Minas2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p27810.5752/P.1678-9523.2014v20n2p278Psicologia em Revista; v. 20 n. 2 (2014): Psicologia em Revista; 278-2961678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278/7810http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278/15292Cintra da Silva, Silvia MariaMarques Barbosa, FabianaGuimarães Pedro, LucianaCarvalho Muniz, Victorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2315Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia |
title |
Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia |
spellingShingle |
Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia Cintra da Silva, Silvia Maria Estado da arte. Pesquisa. Produção acadêmica. Psicologia escolar e educacional. Cintra da Silva, Silvia Maria Estado da arte. Pesquisa. Produção acadêmica. Psicologia escolar e educacional. |
title_short |
Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia |
title_full |
Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia |
title_fullStr |
Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia |
title_sort |
Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia |
author |
Cintra da Silva, Silvia Maria |
author_facet |
Cintra da Silva, Silvia Maria Cintra da Silva, Silvia Maria Marques Barbosa, Fabiana Guimarães Pedro, Luciana Carvalho Muniz, Victor Marques Barbosa, Fabiana Guimarães Pedro, Luciana Carvalho Muniz, Victor |
author_role |
author |
author2 |
Marques Barbosa, Fabiana Guimarães Pedro, Luciana Carvalho Muniz, Victor |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cintra da Silva, Silvia Maria Marques Barbosa, Fabiana Guimarães Pedro, Luciana Carvalho Muniz, Victor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado da arte. Pesquisa. Produção acadêmica. Psicologia escolar e educacional. |
topic |
Estado da arte. Pesquisa. Produção acadêmica. Psicologia escolar e educacional. |
description |
Foi realizado um levantamento do tipo “estado da arte” nas dissertaçõespublicadas entre 2005 e 2010, no Programa de Pós-Graduaçãoem Psicologia Aplicada – Mestrado, na Universidade Federal deUberlândia (UFU), do eixo Psicologia do desenvolvimento humanoe da aprendizagem, elaborando um panorama a respeito das pesquisasrealizadas em termos de temáticas, palavras-chave, metodologia e autoresreferenciados. Das 132 dissertações defendidas, 24 eram desse eixo.A maioria dos trabalhos tratava de temas ligados à Psicologia escolare educacional, assim como as palavras-chave. Há uma hegemonia dateoria histórico-cultural e da metodologia qualitativa de pesquisa.Verificou-se uma contradição entre os títulos e o conteúdo reveladonas palavras-chave; nomes clássicos da Psicologia do desenvolvimentoe da aprendizagem foram privilegiados, em detrimento daqueles da áreada Psicologia escolar e educacional. A produção se mostra atualizadaperante as demandas sociais; embora a maioria dos trabalhos tenhafeito referência à Psicologia escolar e educacional e não à Psicologia dodesenvolvimento humano e da aprendizagem, como consta do título doeixo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278 10.5752/P.1678-9523.2014v20n2p278 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9523.2014v20n2p278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278/7810 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278/15292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 20 n. 2 (2014): Psicologia em Revista; 278-296 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1822181345680424960 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5752/P.1678-9523.2014v20n2p278 |