Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra da Silva, Silvia Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marques Barbosa, Fabiana, Guimarães Pedro, Luciana, Carvalho Muniz, Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
DOI: 10.5752/P.1678-9523.2014v20n2p278
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278
Resumo: Foi realizado um levantamento do tipo “estado da arte” nas dissertaçõespublicadas entre 2005 e 2010, no Programa de Pós-Graduaçãoem Psicologia Aplicada – Mestrado, na Universidade Federal deUberlândia (UFU), do eixo Psicologia do desenvolvimento humanoe da aprendizagem, elaborando um panorama a respeito das pesquisasrealizadas em termos de temáticas, palavras-chave, metodologia e autoresreferenciados. Das 132 dissertações defendidas, 24 eram desse eixo.A maioria dos trabalhos tratava de temas ligados à Psicologia escolare educacional, assim como as palavras-chave. Há uma hegemonia dateoria histórico-cultural e da metodologia qualitativa de pesquisa.Verificou-se uma contradição entre os títulos e o conteúdo reveladonas palavras-chave; nomes clássicos da Psicologia do desenvolvimentoe da aprendizagem foram privilegiados, em detrimento daqueles da áreada Psicologia escolar e educacional. A produção se mostra atualizadaperante as demandas sociais; embora a maioria dos trabalhos tenhafeito referência à Psicologia escolar e educacional e não à Psicologia dodesenvolvimento humano e da aprendizagem, como consta do título doeixo.
id PUC_MG-3_7209353933fdd3b340de68265f7c008e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2315
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
spelling Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em PsicologiaEstado da arte. Pesquisa. Produção acadêmica. Psicologia escolar e educacional.Foi realizado um levantamento do tipo “estado da arte” nas dissertaçõespublicadas entre 2005 e 2010, no Programa de Pós-Graduaçãoem Psicologia Aplicada – Mestrado, na Universidade Federal deUberlândia (UFU), do eixo Psicologia do desenvolvimento humanoe da aprendizagem, elaborando um panorama a respeito das pesquisasrealizadas em termos de temáticas, palavras-chave, metodologia e autoresreferenciados. Das 132 dissertações defendidas, 24 eram desse eixo.A maioria dos trabalhos tratava de temas ligados à Psicologia escolare educacional, assim como as palavras-chave. Há uma hegemonia dateoria histórico-cultural e da metodologia qualitativa de pesquisa.Verificou-se uma contradição entre os títulos e o conteúdo reveladonas palavras-chave; nomes clássicos da Psicologia do desenvolvimentoe da aprendizagem foram privilegiados, em detrimento daqueles da áreada Psicologia escolar e educacional. A produção se mostra atualizadaperante as demandas sociais; embora a maioria dos trabalhos tenhafeito referência à Psicologia escolar e educacional e não à Psicologia dodesenvolvimento humano e da aprendizagem, como consta do título doeixo.Editora PUC Minas2015-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p27810.5752/P.1678-9523.2014v20n2p278Psicologia em Revista; v. 20 n. 2 (2014): Psicologia em Revista; 278-2961678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278/7810http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278/15292Cintra da Silva, Silvia MariaMarques Barbosa, FabianaGuimarães Pedro, LucianaCarvalho Muniz, Victorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2315Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:03Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia
title Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia
spellingShingle Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia
Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cintra da Silva, Silvia Maria
Estado da arte. Pesquisa. Produção acadêmica. Psicologia escolar e educacional.
Cintra da Silva, Silvia Maria
Estado da arte. Pesquisa. Produção acadêmica. Psicologia escolar e educacional.
title_short Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia
title_full Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia
title_fullStr Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia
Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia
title_full_unstemmed Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia
Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia
title_sort Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia
author Cintra da Silva, Silvia Maria
author_facet Cintra da Silva, Silvia Maria
Cintra da Silva, Silvia Maria
Marques Barbosa, Fabiana
Guimarães Pedro, Luciana
Carvalho Muniz, Victor
Marques Barbosa, Fabiana
Guimarães Pedro, Luciana
Carvalho Muniz, Victor
author_role author
author2 Marques Barbosa, Fabiana
Guimarães Pedro, Luciana
Carvalho Muniz, Victor
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintra da Silva, Silvia Maria
Marques Barbosa, Fabiana
Guimarães Pedro, Luciana
Carvalho Muniz, Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Estado da arte. Pesquisa. Produção acadêmica. Psicologia escolar e educacional.
topic Estado da arte. Pesquisa. Produção acadêmica. Psicologia escolar e educacional.
description Foi realizado um levantamento do tipo “estado da arte” nas dissertaçõespublicadas entre 2005 e 2010, no Programa de Pós-Graduaçãoem Psicologia Aplicada – Mestrado, na Universidade Federal deUberlândia (UFU), do eixo Psicologia do desenvolvimento humanoe da aprendizagem, elaborando um panorama a respeito das pesquisasrealizadas em termos de temáticas, palavras-chave, metodologia e autoresreferenciados. Das 132 dissertações defendidas, 24 eram desse eixo.A maioria dos trabalhos tratava de temas ligados à Psicologia escolare educacional, assim como as palavras-chave. Há uma hegemonia dateoria histórico-cultural e da metodologia qualitativa de pesquisa.Verificou-se uma contradição entre os títulos e o conteúdo reveladonas palavras-chave; nomes clássicos da Psicologia do desenvolvimentoe da aprendizagem foram privilegiados, em detrimento daqueles da áreada Psicologia escolar e educacional. A produção se mostra atualizadaperante as demandas sociais; embora a maioria dos trabalhos tenhafeito referência à Psicologia escolar e educacional e não à Psicologia dodesenvolvimento humano e da aprendizagem, como consta do título doeixo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278
10.5752/P.1678-9523.2014v20n2p278
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9523.2014v20n2p278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278/7810
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2014v20n2p278/15292
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 20 n. 2 (2014): Psicologia em Revista; 278-296
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1822181345680424960
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5752/P.1678-9523.2014v20n2p278