CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/48 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo avaliar as concepções prévias sobre o conteúdo de divisão celular dos alunos ingressantes no ensino médio integrado a cursos técnicos do Ifes Campus Vitória. Para isso, os estudantes responderam a questões objetivas, que permitiu a caracterização do perfil dos mesmos, e a uma questão aberta sobre o conceito de divisão celular, que possibilitou uma análise de suas concepções sobre o conteúdo de maneira qualitativa. Um total de 139 alunos foram entrevistados. Os resultados mostraram que o conhecimento sobre o assunto divisão celular é bastante restrito ao ambiente formal de ensino e que os alunos possuem apenas uma visão limitada e generalizante do tema. Em vista dos resultados obtidos, sugerimos que o ensino dos conceitos de divisão celular seja precedido de um momento de problematização que apresente aos alunos fatos e situações encontradas no cotidiano e na mídia que estejam vinculadas ao tema, tais como câncer, células tronco, regeneração, reprodução entre outros, para que seja possível resgatar conhecimentos prévios a fim de possibilitar uma aprendizagem significativa e auxiliar na formação de cidadãos autônomos, éticos, participativos e responsáveis. |
id |
IFES-1_b764c8559e5da617b2c5accf3fa7d481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/48 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAREnsino de genéticaDivisão celularConcepções préviasO presente trabalho teve como objetivo avaliar as concepções prévias sobre o conteúdo de divisão celular dos alunos ingressantes no ensino médio integrado a cursos técnicos do Ifes Campus Vitória. Para isso, os estudantes responderam a questões objetivas, que permitiu a caracterização do perfil dos mesmos, e a uma questão aberta sobre o conceito de divisão celular, que possibilitou uma análise de suas concepções sobre o conteúdo de maneira qualitativa. Um total de 139 alunos foram entrevistados. Os resultados mostraram que o conhecimento sobre o assunto divisão celular é bastante restrito ao ambiente formal de ensino e que os alunos possuem apenas uma visão limitada e generalizante do tema. Em vista dos resultados obtidos, sugerimos que o ensino dos conceitos de divisão celular seja precedido de um momento de problematização que apresente aos alunos fatos e situações encontradas no cotidiano e na mídia que estejam vinculadas ao tema, tais como câncer, células tronco, regeneração, reprodução entre outros, para que seja possível resgatar conhecimentos prévios a fim de possibilitar uma aprendizagem significativa e auxiliar na formação de cidadãos autônomos, éticos, participativos e responsáveis.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/4810.36524/dect.v3i01.48Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 01 (2013): 2013 - 01; 53-642236-215010.36524/dect.v3i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/48/42Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade Reis, Ingridde Sousa Bezerra, Gustavo Luizde Conte Carvalho de Alencar, IsabelVillar Amado, Manuella2019-10-17T21:38:52Zoai::article/48Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.513756Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR |
title |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR Andrade Reis, Ingrid Ensino de genética Divisão celular Concepções prévias |
title_short |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR |
title_full |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR |
title_sort |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO CELULAR |
author |
Andrade Reis, Ingrid |
author_facet |
Andrade Reis, Ingrid de Sousa Bezerra, Gustavo Luiz de Conte Carvalho de Alencar, Isabel Villar Amado, Manuella |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa Bezerra, Gustavo Luiz de Conte Carvalho de Alencar, Isabel Villar Amado, Manuella |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade Reis, Ingrid de Sousa Bezerra, Gustavo Luiz de Conte Carvalho de Alencar, Isabel Villar Amado, Manuella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de genética Divisão celular Concepções prévias |
topic |
Ensino de genética Divisão celular Concepções prévias |
description |
O presente trabalho teve como objetivo avaliar as concepções prévias sobre o conteúdo de divisão celular dos alunos ingressantes no ensino médio integrado a cursos técnicos do Ifes Campus Vitória. Para isso, os estudantes responderam a questões objetivas, que permitiu a caracterização do perfil dos mesmos, e a uma questão aberta sobre o conceito de divisão celular, que possibilitou uma análise de suas concepções sobre o conteúdo de maneira qualitativa. Um total de 139 alunos foram entrevistados. Os resultados mostraram que o conhecimento sobre o assunto divisão celular é bastante restrito ao ambiente formal de ensino e que os alunos possuem apenas uma visão limitada e generalizante do tema. Em vista dos resultados obtidos, sugerimos que o ensino dos conceitos de divisão celular seja precedido de um momento de problematização que apresente aos alunos fatos e situações encontradas no cotidiano e na mídia que estejam vinculadas ao tema, tais como câncer, células tronco, regeneração, reprodução entre outros, para que seja possível resgatar conhecimentos prévios a fim de possibilitar uma aprendizagem significativa e auxiliar na formação de cidadãos autônomos, éticos, participativos e responsáveis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/48 10.36524/dect.v3i01.48 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/48 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v3i01.48 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/48/42 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 01 (2013): 2013 - 01; 53-64 2236-2150 10.36524/dect.v3i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027484864512 |