PRÁTICAS E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: : RELATOS DE PROFESSORES DA REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1512 |
Resumo: | This work seeks to reflect the practices and challenges in literacy in times of pandemic for public school teachers in the initial grades of 3 municipalities in the southern region of the state of Espírito Santo. We understand that the literacy process requires a lot of efforts on the part of the teacher, as stated by the authors: CASTANHEIRA, MACIEL and MARTINS, in addition to the student's family support. As a result of covid-19, social distancing made this process more difficult. In order to collect experiences, positive and negative practices in the period when the pandemic began and reached students in the literacy phase, a qualitative case study was carried out. The outbursts of several teachers were evident and we can also see that the teacher is a master in the art of reinventing himself, and deserves much more value. That even with all the technology in the world it is indispensable and irreplaceable. |
id |
IFES-1_bd6ecb50c87a4c65d54b21ddc1a16f39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1512 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: : RELATOS DE PROFESSORES DA REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO. ALFABETIZAÇÃO; ENSINO REMOTO; DESAFIOS; PANDEMIA; PRÁTICAS.LITERACY; REMOTE TEACHING; CHALLENGES; PANDEMIC; PRACTICES.This work seeks to reflect the practices and challenges in literacy in times of pandemic for public school teachers in the initial grades of 3 municipalities in the southern region of the state of Espírito Santo. We understand that the literacy process requires a lot of efforts on the part of the teacher, as stated by the authors: CASTANHEIRA, MACIEL and MARTINS, in addition to the student's family support. As a result of covid-19, social distancing made this process more difficult. In order to collect experiences, positive and negative practices in the period when the pandemic began and reached students in the literacy phase, a qualitative case study was carried out. The outbursts of several teachers were evident and we can also see that the teacher is a master in the art of reinventing himself, and deserves much more value. That even with all the technology in the world it is indispensable and irreplaceable. Este trabalho busca refletir as práticas e desafios na alfabetização em tempos de pandemia dos professores da rede pública de ensino das séries iniciais de 3 municípios da região sul do estado do Espírito Santo. Entendemos que o processo de alfabetização requer muitos esforços por parte do docente como afirmam os autores: CASTANHEIRA, MACIEL e MARTINS, além do apoio familiar do aluno. Em decorrência do covid-19, o distanciamento social tornou esse processo mais difícil. Com o objetivo de coletar as experiências, práticas positivas e negativas no período que a pandemia se iniciou e atingiu os alunos em fase de alfabetização, foi realizado um estudo de caso qualitativo. Ficaram evidentes os desabafos de vários professores e também podemos constatar que o professor é mestre na arte de se reinventar, e merece muito ser mais valorizado. Que mesmo com toda tecnologia do mundo ele é indispensável e insubstituível.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/151210.36524/dect.v12i1.1512Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 12 n. 1 (2022): 2022 - 122236-215010.36524/dect.v12i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1512/945Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalini Zandomingue, Micheli2022-08-25T18:07:19Zoai::article/1512Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:11.972992Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: : RELATOS DE PROFESSORES DA REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO. |
title |
PRÁTICAS E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: : RELATOS DE PROFESSORES DA REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO. |
spellingShingle |
PRÁTICAS E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: : RELATOS DE PROFESSORES DA REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO. Cavalini Zandomingue, Micheli ALFABETIZAÇÃO; ENSINO REMOTO; DESAFIOS; PANDEMIA; PRÁTICAS. LITERACY; REMOTE TEACHING; CHALLENGES; PANDEMIC; PRACTICES. |
title_short |
PRÁTICAS E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: : RELATOS DE PROFESSORES DA REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO. |
title_full |
PRÁTICAS E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: : RELATOS DE PROFESSORES DA REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO. |
title_fullStr |
PRÁTICAS E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: : RELATOS DE PROFESSORES DA REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO. |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: : RELATOS DE PROFESSORES DA REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO. |
title_sort |
PRÁTICAS E DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: : RELATOS DE PROFESSORES DA REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO. |
author |
Cavalini Zandomingue, Micheli |
author_facet |
Cavalini Zandomingue, Micheli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalini Zandomingue, Micheli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO; ENSINO REMOTO; DESAFIOS; PANDEMIA; PRÁTICAS. LITERACY; REMOTE TEACHING; CHALLENGES; PANDEMIC; PRACTICES. |
topic |
ALFABETIZAÇÃO; ENSINO REMOTO; DESAFIOS; PANDEMIA; PRÁTICAS. LITERACY; REMOTE TEACHING; CHALLENGES; PANDEMIC; PRACTICES. |
description |
This work seeks to reflect the practices and challenges in literacy in times of pandemic for public school teachers in the initial grades of 3 municipalities in the southern region of the state of Espírito Santo. We understand that the literacy process requires a lot of efforts on the part of the teacher, as stated by the authors: CASTANHEIRA, MACIEL and MARTINS, in addition to the student's family support. As a result of covid-19, social distancing made this process more difficult. In order to collect experiences, positive and negative practices in the period when the pandemic began and reached students in the literacy phase, a qualitative case study was carried out. The outbursts of several teachers were evident and we can also see that the teacher is a master in the art of reinventing himself, and deserves much more value. That even with all the technology in the world it is indispensable and irreplaceable. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1512 10.36524/dect.v12i1.1512 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1512 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v12i1.1512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1512/945 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 12 n. 1 (2022): 2022 - 12 2236-2150 10.36524/dect.v12i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028950773760 |