Alfabetização em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giselle Carvalhaes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30171
Resumo: O tema objeto deste trabalho é Alfabetização. O texto versa, de modo especial sobre a alfabetização no Município de Angra dos Reis no momento mais agudo da pandemia do Coronavírus. Considerei importante estudar o tema, pois a alfabetização é a parte mais importante na vida escolar, dada a sua natureza introdutória no sistema letrado. Com o proposito de conhecer, de perto, de que modo os professores alfabetizadores conseguiriam cumprir com as tarefas inerentes à sua função; analisar a proposta da prefeitura e os resultados desse processo, foi a tarefa aqui realizada. Neste sentido, o objetivo deste estudo consiste em compreender a atuação de professores alfabetizadores e alunos diante da novidade do ensino remoto. Foi usada como metodologia a pesquisa exploratória feita em duas turmas de primeiro ano pertencentes a uma escola pública na cidade de Angra dos Reis, e para que esse trabalho se desenvolvesse de forma sólida foram usadas entrevistas realizadas com as professoras alfabetizadoras, alunos e pais, análise de materiais utilizados, mecanismos disponibilizados pela prefeitura e outros. Pode-se perceber que mesmo com dificuldades e desafios encontrados para alfabetizar remotamente, as professoras não deixaram de buscar novos recursos para dar continuidade à alfabetização de seus alunos, procurando sempre dar o seu melhor. Entretanto, os resultados não foram animadores e as explicações são muitas, mas a principal deriva das questões estruturais da sociedade e ausência de compromisso com os fins da educação, questão histórica na educação brasileira.
id UFF-2_a19c10ce0035edfd24c448b0d98d4520
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30171
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Alfabetização em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remotaalfabetizaçãoensino remotoescola públicapandemia do covid-19literacypandemic-covid-19remote teachingpublic schoolO tema objeto deste trabalho é Alfabetização. O texto versa, de modo especial sobre a alfabetização no Município de Angra dos Reis no momento mais agudo da pandemia do Coronavírus. Considerei importante estudar o tema, pois a alfabetização é a parte mais importante na vida escolar, dada a sua natureza introdutória no sistema letrado. Com o proposito de conhecer, de perto, de que modo os professores alfabetizadores conseguiriam cumprir com as tarefas inerentes à sua função; analisar a proposta da prefeitura e os resultados desse processo, foi a tarefa aqui realizada. Neste sentido, o objetivo deste estudo consiste em compreender a atuação de professores alfabetizadores e alunos diante da novidade do ensino remoto. Foi usada como metodologia a pesquisa exploratória feita em duas turmas de primeiro ano pertencentes a uma escola pública na cidade de Angra dos Reis, e para que esse trabalho se desenvolvesse de forma sólida foram usadas entrevistas realizadas com as professoras alfabetizadoras, alunos e pais, análise de materiais utilizados, mecanismos disponibilizados pela prefeitura e outros. Pode-se perceber que mesmo com dificuldades e desafios encontrados para alfabetizar remotamente, as professoras não deixaram de buscar novos recursos para dar continuidade à alfabetização de seus alunos, procurando sempre dar o seu melhor. Entretanto, os resultados não foram animadores e as explicações são muitas, mas a principal deriva das questões estruturais da sociedade e ausência de compromisso com os fins da educação, questão histórica na educação brasileira.The subject matter of this work is Literacy. The text deals, in a special way, with literacy in the municipality of Angra dos Reis at the most acute moment of the corona virus pandemic. I will grant it is important to study the subject, since literacy is the most important part of school life, given its introductory nature in the literate system. With the purpose of knowing, up close, how literacy teachers would be able to fulfill the tasks inherent to their function; analyzing the city hall's proposal and the results of this process was the task performed here. In this sense, the objective of this study is to understand the role of literacy teachers and students in the face of the novelty of remote teaching. The exploratory research carried out in two first-year classes belonging to a public school in the city of Angra dos Reis was used as a methodology, and for this work to develop in a solid way, interviews were used with literacy teachers, students and parents, analysis of materials used, mechanisms made available by the city hall and others. It can be seen that even with difficulties and challenges encountered to teach literacy remotely, the teachers did not stop looking for new resources to continue the literacy of their students, always trying to do their best. However, the results were not encouraging and there are many explanations, but the main one derives from the structural issues of society and lack of commitment to the ends of education, a historical issue in Brazilian education.49Ferreira, Maria Onete LopesBergo, Renata SilvaSilva, Paulo de Tassio Borges daSilva, Giselle Carvalhaes da2023-08-31T21:02:46Z2023-08-31T21:02:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Giselle Carvalhaes da. Alfabetização em tempos de pandemia: Um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30171CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-31T21:02:49Zoai:app.uff.br:1/30171Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-31T21:02:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota
title Alfabetização em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota
spellingShingle Alfabetização em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota
Silva, Giselle Carvalhaes da
alfabetização
ensino remoto
escola pública
pandemia do covid-19
literacy
pandemic-covid-19
remote teaching
public school
title_short Alfabetização em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota
title_full Alfabetização em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota
title_fullStr Alfabetização em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota
title_full_unstemmed Alfabetização em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota
title_sort Alfabetização em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota
author Silva, Giselle Carvalhaes da
author_facet Silva, Giselle Carvalhaes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Onete Lopes
Bergo, Renata Silva
Silva, Paulo de Tassio Borges da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Giselle Carvalhaes da
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
ensino remoto
escola pública
pandemia do covid-19
literacy
pandemic-covid-19
remote teaching
public school
topic alfabetização
ensino remoto
escola pública
pandemia do covid-19
literacy
pandemic-covid-19
remote teaching
public school
description O tema objeto deste trabalho é Alfabetização. O texto versa, de modo especial sobre a alfabetização no Município de Angra dos Reis no momento mais agudo da pandemia do Coronavírus. Considerei importante estudar o tema, pois a alfabetização é a parte mais importante na vida escolar, dada a sua natureza introdutória no sistema letrado. Com o proposito de conhecer, de perto, de que modo os professores alfabetizadores conseguiriam cumprir com as tarefas inerentes à sua função; analisar a proposta da prefeitura e os resultados desse processo, foi a tarefa aqui realizada. Neste sentido, o objetivo deste estudo consiste em compreender a atuação de professores alfabetizadores e alunos diante da novidade do ensino remoto. Foi usada como metodologia a pesquisa exploratória feita em duas turmas de primeiro ano pertencentes a uma escola pública na cidade de Angra dos Reis, e para que esse trabalho se desenvolvesse de forma sólida foram usadas entrevistas realizadas com as professoras alfabetizadoras, alunos e pais, análise de materiais utilizados, mecanismos disponibilizados pela prefeitura e outros. Pode-se perceber que mesmo com dificuldades e desafios encontrados para alfabetizar remotamente, as professoras não deixaram de buscar novos recursos para dar continuidade à alfabetização de seus alunos, procurando sempre dar o seu melhor. Entretanto, os resultados não foram animadores e as explicações são muitas, mas a principal deriva das questões estruturais da sociedade e ausência de compromisso com os fins da educação, questão histórica na educação brasileira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31T21:02:46Z
2023-08-31T21:02:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Giselle Carvalhaes da. Alfabetização em tempos de pandemia: Um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30171
identifier_str_mv SILVA, Giselle Carvalhaes da. Alfabetização em tempos de pandemia: Um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135435070144512