UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso de Aguiar, Águeda
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rockenbach, Lara Colvero, Raupp, Daniele Trajano, Gregório, José Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2438
Resumo: This article presents a didactic sequence developed at PROFQUI, the National Network Professional Master program at the Federal University of Rio Grande do Sul, where potentially significant teaching material is applied, focused on the teaching of Chemical Kinetics. The Didactic Sequence contextualized low-cost practices for its execution, involving the Predict, Observe and Explain technique with the technological resource podcast as a means of guiding the practices. The participating public were two second-year high school classes from a public school in Porto Alegre. Data analysis was carried out through the collection of initial and final questionnaires and conceptual maps. The results indicate an expansion in the students’ cognitive structure of which were able to outline the key concepts of the teaching subject using instructional video, which could be deepened through experimental practices. The success of this proposal remains clear with the construction of the two proposed conceptual maps: one prior of the realization of the activities e other after, showing the appropriation of the knowledge by the students. The P.O.E technique, combined with experimental activities, places the student as an active subject in the learning process, as well as mobilizing the willingness to learn.
id IFES-1_c3ab6db088a05d6928bcada455c856ca
oai_identifier_str oai::article/2438
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICAproduto educacionalcinética químicaaprendizagem significativasequência didáticaeducational productchemical kineticsmeaningful learningdidactic sequenceThis article presents a didactic sequence developed at PROFQUI, the National Network Professional Master program at the Federal University of Rio Grande do Sul, where potentially significant teaching material is applied, focused on the teaching of Chemical Kinetics. The Didactic Sequence contextualized low-cost practices for its execution, involving the Predict, Observe and Explain technique with the technological resource podcast as a means of guiding the practices. The participating public were two second-year high school classes from a public school in Porto Alegre. Data analysis was carried out through the collection of initial and final questionnaires and conceptual maps. The results indicate an expansion in the students’ cognitive structure of which were able to outline the key concepts of the teaching subject using instructional video, which could be deepened through experimental practices. The success of this proposal remains clear with the construction of the two proposed conceptual maps: one prior of the realization of the activities e other after, showing the appropriation of the knowledge by the students. The P.O.E technique, combined with experimental activities, places the student as an active subject in the learning process, as well as mobilizing the willingness to learn. Este artigo apresenta uma sequência didática desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se aplica um material didático potencialmente significativo, focado no ensino de Cinética Química. A Sequência Didática contextualizou práticas de baixo custo para sua execução, envolvendo a técnica Predizer, Observar e Explicar (P.O.E) com o recurso tecnológico podcast como meio orientador das práticas. O público participante foram duas turmas do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre. A análise de dados realizou-se por meio da coleta de questionários e mapas conceituais iniciais e finais. Os resultados indicam uma ampliação na estrutura cognitiva dos alunos que foram capazes de delinear os conceitos-chave da matéria de ensino a partir de vídeo instrucional, os quais puderam ser aprofundados a partir das práticas experimentais. O sucesso da proposta fica claro com a construção dos dois mapas conceituais propostos: um anterior à realização das atividades e outro posterior, demonstrando apropriação do conhecimento por parte dos alunos. A técnica P.O.E, aliada às atividades experimentais situa o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem, bem como mobiliza a disposição para aprender.Instituto Federal do Espírito Santo2024-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/243810.36524/ric.v10i2.2438Revista Ifes Ciência ; v. 10 n. 2 (2024): Edição especial: PROGRAMA DE MESTRADO EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL; 01-222359-479910.36524/ric.v10i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2438/1169Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso de Aguiar, Águeda Rockenbach, Lara ColveroRaupp, Daniele TrajanoGregório, José Ribeiro 2024-03-28T15:04:06Zoai::article/2438Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-28T15:04:06Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA
title UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA
spellingShingle UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA
Cardoso de Aguiar, Águeda
produto educacional
cinética química
aprendizagem significativa
sequência didática
educational product
chemical kinetics
meaningful learning
didactic sequence
title_short UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA
title_full UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA
title_fullStr UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA
title_full_unstemmed UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA
title_sort UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA
author Cardoso de Aguiar, Águeda
author_facet Cardoso de Aguiar, Águeda
Rockenbach, Lara Colvero
Raupp, Daniele Trajano
Gregório, José Ribeiro
author_role author
author2 Rockenbach, Lara Colvero
Raupp, Daniele Trajano
Gregório, José Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso de Aguiar, Águeda
Rockenbach, Lara Colvero
Raupp, Daniele Trajano
Gregório, José Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv produto educacional
cinética química
aprendizagem significativa
sequência didática
educational product
chemical kinetics
meaningful learning
didactic sequence
topic produto educacional
cinética química
aprendizagem significativa
sequência didática
educational product
chemical kinetics
meaningful learning
didactic sequence
description This article presents a didactic sequence developed at PROFQUI, the National Network Professional Master program at the Federal University of Rio Grande do Sul, where potentially significant teaching material is applied, focused on the teaching of Chemical Kinetics. The Didactic Sequence contextualized low-cost practices for its execution, involving the Predict, Observe and Explain technique with the technological resource podcast as a means of guiding the practices. The participating public were two second-year high school classes from a public school in Porto Alegre. Data analysis was carried out through the collection of initial and final questionnaires and conceptual maps. The results indicate an expansion in the students’ cognitive structure of which were able to outline the key concepts of the teaching subject using instructional video, which could be deepened through experimental practices. The success of this proposal remains clear with the construction of the two proposed conceptual maps: one prior of the realization of the activities e other after, showing the appropriation of the knowledge by the students. The P.O.E technique, combined with experimental activities, places the student as an active subject in the learning process, as well as mobilizing the willingness to learn.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2438
10.36524/ric.v10i2.2438
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2438
identifier_str_mv 10.36524/ric.v10i2.2438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2438/1169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 10 n. 2 (2024): Edição especial: PROGRAMA DE MESTRADO EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL; 01-22
2359-4799
10.36524/ric.v10i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024285659136