UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2438 |
Resumo: | This article presents a didactic sequence developed at PROFQUI, the National Network Professional Master program at the Federal University of Rio Grande do Sul, where potentially significant teaching material is applied, focused on the teaching of Chemical Kinetics. The Didactic Sequence contextualized low-cost practices for its execution, involving the Predict, Observe and Explain technique with the technological resource podcast as a means of guiding the practices. The participating public were two second-year high school classes from a public school in Porto Alegre. Data analysis was carried out through the collection of initial and final questionnaires and conceptual maps. The results indicate an expansion in the students’ cognitive structure of which were able to outline the key concepts of the teaching subject using instructional video, which could be deepened through experimental practices. The success of this proposal remains clear with the construction of the two proposed conceptual maps: one prior of the realization of the activities e other after, showing the appropriation of the knowledge by the students. The P.O.E technique, combined with experimental activities, places the student as an active subject in the learning process, as well as mobilizing the willingness to learn. |
id |
IFES-1_c3ab6db088a05d6928bcada455c856ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/2438 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICAproduto educacionalcinética químicaaprendizagem significativasequência didáticaeducational productchemical kineticsmeaningful learningdidactic sequenceThis article presents a didactic sequence developed at PROFQUI, the National Network Professional Master program at the Federal University of Rio Grande do Sul, where potentially significant teaching material is applied, focused on the teaching of Chemical Kinetics. The Didactic Sequence contextualized low-cost practices for its execution, involving the Predict, Observe and Explain technique with the technological resource podcast as a means of guiding the practices. The participating public were two second-year high school classes from a public school in Porto Alegre. Data analysis was carried out through the collection of initial and final questionnaires and conceptual maps. The results indicate an expansion in the students’ cognitive structure of which were able to outline the key concepts of the teaching subject using instructional video, which could be deepened through experimental practices. The success of this proposal remains clear with the construction of the two proposed conceptual maps: one prior of the realization of the activities e other after, showing the appropriation of the knowledge by the students. The P.O.E technique, combined with experimental activities, places the student as an active subject in the learning process, as well as mobilizing the willingness to learn. Este artigo apresenta uma sequência didática desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se aplica um material didático potencialmente significativo, focado no ensino de Cinética Química. A Sequência Didática contextualizou práticas de baixo custo para sua execução, envolvendo a técnica Predizer, Observar e Explicar (P.O.E) com o recurso tecnológico podcast como meio orientador das práticas. O público participante foram duas turmas do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre. A análise de dados realizou-se por meio da coleta de questionários e mapas conceituais iniciais e finais. Os resultados indicam uma ampliação na estrutura cognitiva dos alunos que foram capazes de delinear os conceitos-chave da matéria de ensino a partir de vídeo instrucional, os quais puderam ser aprofundados a partir das práticas experimentais. O sucesso da proposta fica claro com a construção dos dois mapas conceituais propostos: um anterior à realização das atividades e outro posterior, demonstrando apropriação do conhecimento por parte dos alunos. A técnica P.O.E, aliada às atividades experimentais situa o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem, bem como mobiliza a disposição para aprender.Instituto Federal do Espírito Santo2024-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/243810.36524/ric.v10i2.2438Revista Ifes Ciência ; v. 10 n. 2 (2024): Edição especial: PROGRAMA DE MESTRADO EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL; 01-222359-479910.36524/ric.v10i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2438/1169Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso de Aguiar, Águeda Rockenbach, Lara ColveroRaupp, Daniele TrajanoGregório, José Ribeiro 2024-03-28T15:04:06Zoai::article/2438Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-28T15:04:06Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA |
title |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA |
spellingShingle |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA Cardoso de Aguiar, Águeda produto educacional cinética química aprendizagem significativa sequência didática educational product chemical kinetics meaningful learning didactic sequence |
title_short |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA |
title_full |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA |
title_fullStr |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA |
title_full_unstemmed |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA |
title_sort |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO A TÉCNICA PREDIZER OBSERVAR E EXPLICAR NA BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA |
author |
Cardoso de Aguiar, Águeda |
author_facet |
Cardoso de Aguiar, Águeda Rockenbach, Lara Colvero Raupp, Daniele Trajano Gregório, José Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Rockenbach, Lara Colvero Raupp, Daniele Trajano Gregório, José Ribeiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso de Aguiar, Águeda Rockenbach, Lara Colvero Raupp, Daniele Trajano Gregório, José Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
produto educacional cinética química aprendizagem significativa sequência didática educational product chemical kinetics meaningful learning didactic sequence |
topic |
produto educacional cinética química aprendizagem significativa sequência didática educational product chemical kinetics meaningful learning didactic sequence |
description |
This article presents a didactic sequence developed at PROFQUI, the National Network Professional Master program at the Federal University of Rio Grande do Sul, where potentially significant teaching material is applied, focused on the teaching of Chemical Kinetics. The Didactic Sequence contextualized low-cost practices for its execution, involving the Predict, Observe and Explain technique with the technological resource podcast as a means of guiding the practices. The participating public were two second-year high school classes from a public school in Porto Alegre. Data analysis was carried out through the collection of initial and final questionnaires and conceptual maps. The results indicate an expansion in the students’ cognitive structure of which were able to outline the key concepts of the teaching subject using instructional video, which could be deepened through experimental practices. The success of this proposal remains clear with the construction of the two proposed conceptual maps: one prior of the realization of the activities e other after, showing the appropriation of the knowledge by the students. The P.O.E technique, combined with experimental activities, places the student as an active subject in the learning process, as well as mobilizing the willingness to learn. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2438 10.36524/ric.v10i2.2438 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2438 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v10i2.2438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2438/1169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 10 n. 2 (2024): Edição especial: PROGRAMA DE MESTRADO EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL; 01-22 2359-4799 10.36524/ric.v10i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024285659136 |