AS ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/411 |
Resumo: | As estratégias utilizadas no processo de ensinagem tem como intuito a consecução e o desenvolvimento dos objetivos da prática educativa. Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias de ensinagem dos professores em um contexto de Educação Profissional e Tecnológica, mais especificamente de um curso técnico na forma integrada ao ensino médio. Para alcançar este fim, partimos da questão problematizadora: quais as principais estratégias de ensinagem nos planos de ensino de um curso técnico integrado ao ensino médio? Para consecução desse objetivo fez-se a análise dos planos de ensino de um curso técnico na forma integrada ao ensino médio. O estudo indicou que as estratégias de ensinagem delineadas nos planos de ensino trazem operações de pensamento que apontam para o desenvolvimento do estudante como protagonista de sua aprendizagem. |
id |
IFES-1_c3f1fdca91b5f716a74d9716a558f342 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/411 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
AS ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINOEnsino médio integradoEstratégias de ensinagemPlanos de ensinoAs estratégias utilizadas no processo de ensinagem tem como intuito a consecução e o desenvolvimento dos objetivos da prática educativa. Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias de ensinagem dos professores em um contexto de Educação Profissional e Tecnológica, mais especificamente de um curso técnico na forma integrada ao ensino médio. Para alcançar este fim, partimos da questão problematizadora: quais as principais estratégias de ensinagem nos planos de ensino de um curso técnico integrado ao ensino médio? Para consecução desse objetivo fez-se a análise dos planos de ensino de um curso técnico na forma integrada ao ensino médio. O estudo indicou que as estratégias de ensinagem delineadas nos planos de ensino trazem operações de pensamento que apontam para o desenvolvimento do estudante como protagonista de sua aprendizagem.EDIFES2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/41110.36524/profept.v2i2.411Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 2 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 66-792594-482710.36524/profept.v2i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/411/364Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques Salazar, Deuzilene Farias Aquino, Soraya Simone Maia da Silva, Rilda Simara da Silva Castro Borges, Nieysila 2020-01-06T13:21:24Zoai::article/411Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:14.787247Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO |
title |
AS ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO |
spellingShingle |
AS ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO Marques Salazar, Deuzilene Ensino médio integrado Estratégias de ensinagem Planos de ensino |
title_short |
AS ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO |
title_full |
AS ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO |
title_fullStr |
AS ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
AS ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO |
title_sort |
AS ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO |
author |
Marques Salazar, Deuzilene |
author_facet |
Marques Salazar, Deuzilene Farias Aquino, Soraya Simone Maia da Silva, Rilda Simara da Silva Castro Borges, Nieysila |
author_role |
author |
author2 |
Farias Aquino, Soraya Simone Maia da Silva, Rilda Simara da Silva Castro Borges, Nieysila |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques Salazar, Deuzilene Farias Aquino, Soraya Simone Maia da Silva, Rilda Simara da Silva Castro Borges, Nieysila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio integrado Estratégias de ensinagem Planos de ensino |
topic |
Ensino médio integrado Estratégias de ensinagem Planos de ensino |
description |
As estratégias utilizadas no processo de ensinagem tem como intuito a consecução e o desenvolvimento dos objetivos da prática educativa. Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias de ensinagem dos professores em um contexto de Educação Profissional e Tecnológica, mais especificamente de um curso técnico na forma integrada ao ensino médio. Para alcançar este fim, partimos da questão problematizadora: quais as principais estratégias de ensinagem nos planos de ensino de um curso técnico integrado ao ensino médio? Para consecução desse objetivo fez-se a análise dos planos de ensino de um curso técnico na forma integrada ao ensino médio. O estudo indicou que as estratégias de ensinagem delineadas nos planos de ensino trazem operações de pensamento que apontam para o desenvolvimento do estudante como protagonista de sua aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/411 10.36524/profept.v2i2.411 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/411 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v2i2.411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/411/364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 2 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 66-79 2594-4827 10.36524/profept.v2i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029359718400 |