O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kieckow, Flávio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freitas, Denizard Batista de, Liesenfeld, Janaina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/393
Resumo: Os cursos de engenharia são caracterizados pelo grau de dificuldade para a formação dos alunos e por apresentarem alto índice de reprovações e desistências. Diversas pesquisas realizadas em ambientes universitários têm comprovado esse estereótipo. No entanto, cabe o questionamento: na visão do aluno, que fatores estão dificultando a aprendizagem? Que ações poderiam reverter ou minimizar essa realidade? Este artigo apresenta um estudo realizado na URI, campus de Santo Ângelo, com acadêmicos dos cursos de engenharia mecânica, civil e química, e busca identificar os principais fatores de influência na aprendizagem. É um estudo transversal com pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram fragilidades no sistema de ensino universitário e sugerem mudanças metodológicas em sala de aula para que a aprendizagem seja significativa. São sugeridas diretrizes para um ensino de engenharia mais eficaz.
id BASR-0_627c6bf6830520ca970cb9fc18e7edc0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/393
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectivesEnsino de engenharia. Aprendizagem significativa.Ensinagem.Os cursos de engenharia são caracterizados pelo grau de dificuldade para a formação dos alunos e por apresentarem alto índice de reprovações e desistências. Diversas pesquisas realizadas em ambientes universitários têm comprovado esse estereótipo. No entanto, cabe o questionamento: na visão do aluno, que fatores estão dificultando a aprendizagem? Que ações poderiam reverter ou minimizar essa realidade? Este artigo apresenta um estudo realizado na URI, campus de Santo Ângelo, com acadêmicos dos cursos de engenharia mecânica, civil e química, e busca identificar os principais fatores de influência na aprendizagem. É um estudo transversal com pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram fragilidades no sistema de ensino universitário e sugerem mudanças metodológicas em sala de aula para que a aprendizagem seja significativa. São sugeridas diretrizes para um ensino de engenharia mais eficaz.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/39310.34115/basr.v2i1.393Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 1 (2018); 347-356Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 1 (2018); 347-3562595-36212595-362110.34115/basr.v2i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/393/336Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessKieckow, FlávioFreitas, Denizard Batista deLiesenfeld, Janaina2018-08-24T19:49:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/393Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-08-24T19:49:02Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives
title O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives
spellingShingle O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives
Kieckow, Flávio
Ensino de engenharia. Aprendizagem significativa.Ensinagem.
title_short O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives
title_full O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives
title_fullStr O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives
title_full_unstemmed O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives
title_sort O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives
author Kieckow, Flávio
author_facet Kieckow, Flávio
Freitas, Denizard Batista de
Liesenfeld, Janaina
author_role author
author2 Freitas, Denizard Batista de
Liesenfeld, Janaina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kieckow, Flávio
Freitas, Denizard Batista de
Liesenfeld, Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de engenharia. Aprendizagem significativa.Ensinagem.
topic Ensino de engenharia. Aprendizagem significativa.Ensinagem.
description Os cursos de engenharia são caracterizados pelo grau de dificuldade para a formação dos alunos e por apresentarem alto índice de reprovações e desistências. Diversas pesquisas realizadas em ambientes universitários têm comprovado esse estereótipo. No entanto, cabe o questionamento: na visão do aluno, que fatores estão dificultando a aprendizagem? Que ações poderiam reverter ou minimizar essa realidade? Este artigo apresenta um estudo realizado na URI, campus de Santo Ângelo, com acadêmicos dos cursos de engenharia mecânica, civil e química, e busca identificar os principais fatores de influência na aprendizagem. É um estudo transversal com pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram fragilidades no sistema de ensino universitário e sugerem mudanças metodológicas em sala de aula para que a aprendizagem seja significativa. São sugeridas diretrizes para um ensino de engenharia mais eficaz.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/393
10.34115/basr.v2i1.393
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/393
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i1.393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/393/336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 1 (2018); 347-356
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 1 (2018); 347-356
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004098916352