METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINAGEM NAS ENGENHARIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Arruda, Rodrigo Patrício
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Kuyven, Neiva Larisane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/660
Resumo: Esse artigo tem como objetivo refletir sobre metodologias ativas e a necessidade de mudança de estratégias para o processo de ensinagem nas engenharias. No caminho das metodologias ativas observa-se que elas surgem como alternativa para que o professor possa alcançar maior envolvimento dos estudantes na construção de seu próprio conhecimento tendo em vista o desinteresse que vem ocorrendo em aulas assentadas em uma perspectiva tradicional de ensino. O uso de metodologias ativas permite uma mudança paradigmática significativa para o nosso tempo. Os educadores que se abrirem a essa nova postura poderão contribuir na construção de um alicerce seguro para a formação dos próximos engenheiros.
id UNIPLAC_a2a0ba83e8f33a017850384ceec9f63b
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/660
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINAGEM NAS ENGENHARIASMetodologias ativas. Estratégias de ensinagem. Engenharias.Esse artigo tem como objetivo refletir sobre metodologias ativas e a necessidade de mudança de estratégias para o processo de ensinagem nas engenharias. No caminho das metodologias ativas observa-se que elas surgem como alternativa para que o professor possa alcançar maior envolvimento dos estudantes na construção de seu próprio conhecimento tendo em vista o desinteresse que vem ocorrendo em aulas assentadas em uma perspectiva tradicional de ensino. O uso de metodologias ativas permite uma mudança paradigmática significativa para o nosso tempo. Os educadores que se abrirem a essa nova postura poderão contribuir na construção de um alicerce seguro para a formação dos próximos engenheiros.Editora ICEPde Arruda, Rodrigo PatrícioKuyven, Neiva Larisane2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/660Revista GepesVida; v. 8, n. 20 (2022): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/660/302info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T23:06:17Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/660Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2022-12-22T23:06:17Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINAGEM NAS ENGENHARIAS
title METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINAGEM NAS ENGENHARIAS
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINAGEM NAS ENGENHARIAS
de Arruda, Rodrigo Patrício
Metodologias ativas. Estratégias de ensinagem. Engenharias.
title_short METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINAGEM NAS ENGENHARIAS
title_full METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINAGEM NAS ENGENHARIAS
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINAGEM NAS ENGENHARIAS
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINAGEM NAS ENGENHARIAS
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINAGEM NAS ENGENHARIAS
author de Arruda, Rodrigo Patrício
author_facet de Arruda, Rodrigo Patrício
Kuyven, Neiva Larisane
author_role author
author2 Kuyven, Neiva Larisane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Arruda, Rodrigo Patrício
Kuyven, Neiva Larisane
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas. Estratégias de ensinagem. Engenharias.
topic Metodologias ativas. Estratégias de ensinagem. Engenharias.
description Esse artigo tem como objetivo refletir sobre metodologias ativas e a necessidade de mudança de estratégias para o processo de ensinagem nas engenharias. No caminho das metodologias ativas observa-se que elas surgem como alternativa para que o professor possa alcançar maior envolvimento dos estudantes na construção de seu próprio conhecimento tendo em vista o desinteresse que vem ocorrendo em aulas assentadas em uma perspectiva tradicional de ensino. O uso de metodologias ativas permite uma mudança paradigmática significativa para o nosso tempo. Os educadores que se abrirem a essa nova postura poderão contribuir na construção de um alicerce seguro para a formação dos próximos engenheiros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/660
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/660/302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 8, n. 20 (2022): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699269029888