O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/116 |
Resumo: | Neste artigo, parte da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Educimat/Ifes, analisamos a construção do conceito de função, apresentado pelo livro didático "Matemática Ciências e Aplicações - Volume 1", de Gelson Iezzi... [et al.], baseados nos referenciais teóricos de Yves Chevallard (1991), Raymond Duval (2011,2012) e Bento Jesus Caraça (2010). Partimos do princípio de que um objeto de ensino passa por transformações até se tornar um saber a ser ensinado e que trabalhar as diferentes representações deste objeto e as relações entre essas representações permeiam a construção do conceito a ser trabalhado na escola. Procuramos, então, compreender como o conceito de função foi historicamente construído, refazendo a sua trajetória de produção como conhecimento científico e identificando os elementos necessários para promover a sua representação dentro do processo de transposição didática: de “saber sábio em objeto de ensino” (CHEVALLARD, 1991). Os autores do livro didático analisado não apresentaram elementos fundamentais para formalizar o conceito de função de forma que os alunos dessem significado a esse objeto de ensino, apropriando-se das noções de dependência, correspondência, variáveis dependentes e independentes. |
id |
IFES-1_c6eba5cbfdf2871700f2ad95d96ca76e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/116 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃOTransposição didáticaRepresentação semióticaConceito de funçãoLivro didáticoNeste artigo, parte da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Educimat/Ifes, analisamos a construção do conceito de função, apresentado pelo livro didático "Matemática Ciências e Aplicações - Volume 1", de Gelson Iezzi... [et al.], baseados nos referenciais teóricos de Yves Chevallard (1991), Raymond Duval (2011,2012) e Bento Jesus Caraça (2010). Partimos do princípio de que um objeto de ensino passa por transformações até se tornar um saber a ser ensinado e que trabalhar as diferentes representações deste objeto e as relações entre essas representações permeiam a construção do conceito a ser trabalhado na escola. Procuramos, então, compreender como o conceito de função foi historicamente construído, refazendo a sua trajetória de produção como conhecimento científico e identificando os elementos necessários para promover a sua representação dentro do processo de transposição didática: de “saber sábio em objeto de ensino” (CHEVALLARD, 1991). Os autores do livro didático analisado não apresentaram elementos fundamentais para formalizar o conceito de função de forma que os alunos dessem significado a esse objeto de ensino, apropriando-se das noções de dependência, correspondência, variáveis dependentes e independentes.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/11610.36524/dect.v5i02.116Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 368-3922236-215010.36524/dect.v5i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/116/113Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlkimim, EdsomVilela Paiva, Maria Auxiliadora2019-12-06T16:40:00Zoai::article/116Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:03.095175Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO |
title |
O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO |
spellingShingle |
O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO Alkimim, Edsom Transposição didática Representação semiótica Conceito de função Livro didático |
title_short |
O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO |
title_full |
O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO |
title_fullStr |
O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO |
title_sort |
O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO |
author |
Alkimim, Edsom |
author_facet |
Alkimim, Edsom Vilela Paiva, Maria Auxiliadora |
author_role |
author |
author2 |
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alkimim, Edsom Vilela Paiva, Maria Auxiliadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transposição didática Representação semiótica Conceito de função Livro didático |
topic |
Transposição didática Representação semiótica Conceito de função Livro didático |
description |
Neste artigo, parte da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Educimat/Ifes, analisamos a construção do conceito de função, apresentado pelo livro didático "Matemática Ciências e Aplicações - Volume 1", de Gelson Iezzi... [et al.], baseados nos referenciais teóricos de Yves Chevallard (1991), Raymond Duval (2011,2012) e Bento Jesus Caraça (2010). Partimos do princípio de que um objeto de ensino passa por transformações até se tornar um saber a ser ensinado e que trabalhar as diferentes representações deste objeto e as relações entre essas representações permeiam a construção do conceito a ser trabalhado na escola. Procuramos, então, compreender como o conceito de função foi historicamente construído, refazendo a sua trajetória de produção como conhecimento científico e identificando os elementos necessários para promover a sua representação dentro do processo de transposição didática: de “saber sábio em objeto de ensino” (CHEVALLARD, 1991). Os autores do livro didático analisado não apresentaram elementos fundamentais para formalizar o conceito de função de forma que os alunos dessem significado a esse objeto de ensino, apropriando-se das noções de dependência, correspondência, variáveis dependentes e independentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/116 10.36524/dect.v5i02.116 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/116 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v5i02.116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/116/113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 368-392 2236-2150 10.36524/dect.v5i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027587624960 |