INTERIORIZAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO DAS EXTERNALIDADES: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS GUARAPARI DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Oldair Luiz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/328
Resumo: Em 2008, os antigos Cefetes e as Escolas Agrotécnicas Federais foram transformados em Institutos Federais de Ensino, Ciência e Tecnologia, ocasionando um aumento expressivo na construção e inauguração de novos campi, o que resultou na expressiva criação de oferta de novas vagas em cidades do interior de todos os estados brasileiros. Este paper apresenta o sistema de interiorização da educação técnica no Brasil, a partir de uma análise da implantação de um campus do Instituto Federal do Espírito Santo na cidade de Guarapari. O objetivo geral do presente estudo é identificar as externalidades decorrentes da implantação de um campus em uma cidade do interior. Dentre os objetivos específicos é possível citar: identificar os valores investidos em obras e equipamentos; verificar o valor gasto com os empregos gerados diretamente pelo novocampus; apresentar o número de pessoas (alunos) diretamente atendido pela unidade; além de descrever algumas ações iniciadas no campus que impactam diretamente a população vizinha. Para alcançar tais objetivos, foram utilizados conjuntamente os métodos de análise documental, de observação direta e de entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a implantação do campus acarreta positivamente no desenvolvimento socioeconômico local, principalmente por meio de auxílios destinados aos estudantes carentes e pelo repasse do salário dos funcionários para o comércio local. Contudo, possíveis externalidades negativas também foram identificadas, como a atração de funcionários de outras localidades para as obras de instalação da escola, resultando em uma população desempregada após o término do contrato.
id IFES-1_ca88c9f3a2f7bc0ee94ad006b7fb9eb9
oai_identifier_str oai::article/328
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling INTERIORIZAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO DAS EXTERNALIDADES: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS GUARAPARI DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOInstitutos FederaisInteriorizaçãoExternalidadesEm 2008, os antigos Cefetes e as Escolas Agrotécnicas Federais foram transformados em Institutos Federais de Ensino, Ciência e Tecnologia, ocasionando um aumento expressivo na construção e inauguração de novos campi, o que resultou na expressiva criação de oferta de novas vagas em cidades do interior de todos os estados brasileiros. Este paper apresenta o sistema de interiorização da educação técnica no Brasil, a partir de uma análise da implantação de um campus do Instituto Federal do Espírito Santo na cidade de Guarapari. O objetivo geral do presente estudo é identificar as externalidades decorrentes da implantação de um campus em uma cidade do interior. Dentre os objetivos específicos é possível citar: identificar os valores investidos em obras e equipamentos; verificar o valor gasto com os empregos gerados diretamente pelo novocampus; apresentar o número de pessoas (alunos) diretamente atendido pela unidade; além de descrever algumas ações iniciadas no campus que impactam diretamente a população vizinha. Para alcançar tais objetivos, foram utilizados conjuntamente os métodos de análise documental, de observação direta e de entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a implantação do campus acarreta positivamente no desenvolvimento socioeconômico local, principalmente por meio de auxílios destinados aos estudantes carentes e pelo repasse do salário dos funcionários para o comércio local. Contudo, possíveis externalidades negativas também foram identificadas, como a atração de funcionários de outras localidades para as obras de instalação da escola, resultando em uma população desempregada após o término do contrato.Instituto Federal do Espírito Santo2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/32810.36524/ric.v4i1.328Revista Ifes Ciência ; v. 4 n. 1 (2018): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 76-922359-4799reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/328/291Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Oldair Luiz 2019-12-02T13:30:07Zoai::article/328Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:37.620961Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERIORIZAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO DAS EXTERNALIDADES: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS GUARAPARI DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
title INTERIORIZAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO DAS EXTERNALIDADES: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS GUARAPARI DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
spellingShingle INTERIORIZAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO DAS EXTERNALIDADES: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS GUARAPARI DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Gonçalves, Oldair Luiz
Institutos Federais
Interiorização
Externalidades
title_short INTERIORIZAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO DAS EXTERNALIDADES: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS GUARAPARI DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
title_full INTERIORIZAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO DAS EXTERNALIDADES: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS GUARAPARI DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
title_fullStr INTERIORIZAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO DAS EXTERNALIDADES: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS GUARAPARI DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
title_full_unstemmed INTERIORIZAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO DAS EXTERNALIDADES: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS GUARAPARI DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
title_sort INTERIORIZAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO DAS EXTERNALIDADES: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS GUARAPARI DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
author Gonçalves, Oldair Luiz
author_facet Gonçalves, Oldair Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Oldair Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Institutos Federais
Interiorização
Externalidades
topic Institutos Federais
Interiorização
Externalidades
description Em 2008, os antigos Cefetes e as Escolas Agrotécnicas Federais foram transformados em Institutos Federais de Ensino, Ciência e Tecnologia, ocasionando um aumento expressivo na construção e inauguração de novos campi, o que resultou na expressiva criação de oferta de novas vagas em cidades do interior de todos os estados brasileiros. Este paper apresenta o sistema de interiorização da educação técnica no Brasil, a partir de uma análise da implantação de um campus do Instituto Federal do Espírito Santo na cidade de Guarapari. O objetivo geral do presente estudo é identificar as externalidades decorrentes da implantação de um campus em uma cidade do interior. Dentre os objetivos específicos é possível citar: identificar os valores investidos em obras e equipamentos; verificar o valor gasto com os empregos gerados diretamente pelo novocampus; apresentar o número de pessoas (alunos) diretamente atendido pela unidade; além de descrever algumas ações iniciadas no campus que impactam diretamente a população vizinha. Para alcançar tais objetivos, foram utilizados conjuntamente os métodos de análise documental, de observação direta e de entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a implantação do campus acarreta positivamente no desenvolvimento socioeconômico local, principalmente por meio de auxílios destinados aos estudantes carentes e pelo repasse do salário dos funcionários para o comércio local. Contudo, possíveis externalidades negativas também foram identificadas, como a atração de funcionários de outras localidades para as obras de instalação da escola, resultando em uma população desempregada após o término do contrato.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/328
10.36524/ric.v4i1.328
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/328
identifier_str_mv 10.36524/ric.v4i1.328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/328/291
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 4 n. 1 (2018): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 76-92
2359-4799
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024827772928