TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Farias, Geane Reis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos Verçosa, Pelegrino, Nicolli, Aline Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/659
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de um estudo que buscou identificar aspectos que caracterizam as trajetórias formativas dos docentes que atuam na Educação Profissional no Acre com a intenção de compreender quais suas principais implicações na constituição dos saberes necessários à docência na Educação Profissional. Para tanto, foram sujeitos de pesquisa os docentes vinculados às instituições que ofertam cursos técnicos e/ou tecnológicos no município de Rio Branco, Acre. Os dados demonstram que, em relação aos saberes e conhecimentos valorizados pelos docentes que atuam na educação profissional, destacam-se os saberes da ciência da educação ou os saberes pedagógicos que são adquiridos em cursos de formação inicial ou continuada e que marcam o trabalho cotidiano.  
id IFES-1_ce4a1b79c4ce931fb968a0349f81fe6d
oai_identifier_str oai::article/659
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRETrajetória Formativa; Educação Profissional; Saberes DocentesEste artigo apresenta o resultado de um estudo que buscou identificar aspectos que caracterizam as trajetórias formativas dos docentes que atuam na Educação Profissional no Acre com a intenção de compreender quais suas principais implicações na constituição dos saberes necessários à docência na Educação Profissional. Para tanto, foram sujeitos de pesquisa os docentes vinculados às instituições que ofertam cursos técnicos e/ou tecnológicos no município de Rio Branco, Acre. Os dados demonstram que, em relação aos saberes e conhecimentos valorizados pelos docentes que atuam na educação profissional, destacam-se os saberes da ciência da educação ou os saberes pedagógicos que são adquiridos em cursos de formação inicial ou continuada e que marcam o trabalho cotidiano.  EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/65910.36524/profept.v4i3.659Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 78-992594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/659/631Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Farias, Geane Reis Santos Verçosa, PelegrinoNicolli, Aline Andreia2021-02-10T21:36:37Zoai::article/659Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:17.751030Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE
title TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE
spellingShingle TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE
de Farias, Geane Reis
Trajetória Formativa; Educação Profissional; Saberes Docentes
title_short TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE
title_full TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE
title_fullStr TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE
title_full_unstemmed TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE
title_sort TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE
author de Farias, Geane Reis
author_facet de Farias, Geane Reis
Santos Verçosa, Pelegrino
Nicolli, Aline Andreia
author_role author
author2 Santos Verçosa, Pelegrino
Nicolli, Aline Andreia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Farias, Geane Reis
Santos Verçosa, Pelegrino
Nicolli, Aline Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetória Formativa; Educação Profissional; Saberes Docentes
topic Trajetória Formativa; Educação Profissional; Saberes Docentes
description Este artigo apresenta o resultado de um estudo que buscou identificar aspectos que caracterizam as trajetórias formativas dos docentes que atuam na Educação Profissional no Acre com a intenção de compreender quais suas principais implicações na constituição dos saberes necessários à docência na Educação Profissional. Para tanto, foram sujeitos de pesquisa os docentes vinculados às instituições que ofertam cursos técnicos e/ou tecnológicos no município de Rio Branco, Acre. Os dados demonstram que, em relação aos saberes e conhecimentos valorizados pelos docentes que atuam na educação profissional, destacam-se os saberes da ciência da educação ou os saberes pedagógicos que são adquiridos em cursos de formação inicial ou continuada e que marcam o trabalho cotidiano.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/659
10.36524/profept.v4i3.659
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/659
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4i3.659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/659/631
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 78-99
2594-4827
10.36524/profept.v4i3
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029447798784