TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/659 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado de um estudo que buscou identificar aspectos que caracterizam as trajetórias formativas dos docentes que atuam na Educação Profissional no Acre com a intenção de compreender quais suas principais implicações na constituição dos saberes necessários à docência na Educação Profissional. Para tanto, foram sujeitos de pesquisa os docentes vinculados às instituições que ofertam cursos técnicos e/ou tecnológicos no município de Rio Branco, Acre. Os dados demonstram que, em relação aos saberes e conhecimentos valorizados pelos docentes que atuam na educação profissional, destacam-se os saberes da ciência da educação ou os saberes pedagógicos que são adquiridos em cursos de formação inicial ou continuada e que marcam o trabalho cotidiano. |
id |
IFES-1_ce4a1b79c4ce931fb968a0349f81fe6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/659 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRETrajetória Formativa; Educação Profissional; Saberes DocentesEste artigo apresenta o resultado de um estudo que buscou identificar aspectos que caracterizam as trajetórias formativas dos docentes que atuam na Educação Profissional no Acre com a intenção de compreender quais suas principais implicações na constituição dos saberes necessários à docência na Educação Profissional. Para tanto, foram sujeitos de pesquisa os docentes vinculados às instituições que ofertam cursos técnicos e/ou tecnológicos no município de Rio Branco, Acre. Os dados demonstram que, em relação aos saberes e conhecimentos valorizados pelos docentes que atuam na educação profissional, destacam-se os saberes da ciência da educação ou os saberes pedagógicos que são adquiridos em cursos de formação inicial ou continuada e que marcam o trabalho cotidiano. EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/65910.36524/profept.v4i3.659Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 78-992594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/659/631Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Farias, Geane Reis Santos Verçosa, PelegrinoNicolli, Aline Andreia2021-02-10T21:36:37Zoai::article/659Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:17.751030Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE |
title |
TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE |
spellingShingle |
TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE de Farias, Geane Reis Trajetória Formativa; Educação Profissional; Saberes Docentes |
title_short |
TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE |
title_full |
TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE |
title_fullStr |
TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE |
title_full_unstemmed |
TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE |
title_sort |
TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ACRE |
author |
de Farias, Geane Reis |
author_facet |
de Farias, Geane Reis Santos Verçosa, Pelegrino Nicolli, Aline Andreia |
author_role |
author |
author2 |
Santos Verçosa, Pelegrino Nicolli, Aline Andreia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Farias, Geane Reis Santos Verçosa, Pelegrino Nicolli, Aline Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajetória Formativa; Educação Profissional; Saberes Docentes |
topic |
Trajetória Formativa; Educação Profissional; Saberes Docentes |
description |
Este artigo apresenta o resultado de um estudo que buscou identificar aspectos que caracterizam as trajetórias formativas dos docentes que atuam na Educação Profissional no Acre com a intenção de compreender quais suas principais implicações na constituição dos saberes necessários à docência na Educação Profissional. Para tanto, foram sujeitos de pesquisa os docentes vinculados às instituições que ofertam cursos técnicos e/ou tecnológicos no município de Rio Branco, Acre. Os dados demonstram que, em relação aos saberes e conhecimentos valorizados pelos docentes que atuam na educação profissional, destacam-se os saberes da ciência da educação ou os saberes pedagógicos que são adquiridos em cursos de formação inicial ou continuada e que marcam o trabalho cotidiano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/659 10.36524/profept.v4i3.659 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/659 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4i3.659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/659/631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 78-99 2594-4827 10.36524/profept.v4i3 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029447798784 |