ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA AO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francislene Rosas da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Ronegildo de Souza, Calixto, Patrícia Mendes, Azevedo, José Marlo Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/639
Resumo: A iniciação à docência é um período de descobertas e intensa aprendizagem em que o professor se insere em um novo contexto e cultura escolar, sendo o momento que mais precisa do apoio institucional. Este estudo tem por objetivo analisar as percepções dos docentes sobre os processos de acolhimento, integração e os impactos vivenciados em sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Acre Campus Cruzeiro do Sul - AC, foram realizadas investigações bibliográficas, documentais e entrevistas com os docentes nas diferentes áreas de conhecimento, básicas e técnicas.  Os resultados da pesquisa mostram que a questão do acolhimento é fundamental de ser implementada na instituição, possibilitando ao professor iniciante conhecer o contexto institucional e organizacional.
id IFES-1_d684157eb67deba8d7c114f94bac90ce
oai_identifier_str oai::article/639
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA AO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIAA iniciação à docência é um período de descobertas e intensa aprendizagem em que o professor se insere em um novo contexto e cultura escolar, sendo o momento que mais precisa do apoio institucional. Este estudo tem por objetivo analisar as percepções dos docentes sobre os processos de acolhimento, integração e os impactos vivenciados em sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Acre Campus Cruzeiro do Sul - AC, foram realizadas investigações bibliográficas, documentais e entrevistas com os docentes nas diferentes áreas de conhecimento, básicas e técnicas.  Os resultados da pesquisa mostram que a questão do acolhimento é fundamental de ser implementada na instituição, possibilitando ao professor iniciante conhecer o contexto institucional e organizacional.EDIFES2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/63910.36524/profept.v4iEspecial.639Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. Especial (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 165-1892594-482710.36524/profept.v4iEspecialreponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/639/470Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francislene Rosas da Silva, Ronegildo de Souza Calixto, Patrícia Mendes Azevedo, José Marlo Araújo de 2020-05-06T14:16:56Zoai::article/639Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:17.553612Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA AO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA
title ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA AO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA
spellingShingle ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA AO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA
Silva, Francislene Rosas da
title_short ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA AO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA
title_full ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA AO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA
title_fullStr ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA AO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA
title_full_unstemmed ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA AO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA
title_sort ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA AO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA
author Silva, Francislene Rosas da
author_facet Silva, Francislene Rosas da
Silva, Ronegildo de Souza
Calixto, Patrícia Mendes
Azevedo, José Marlo Araújo de
author_role author
author2 Silva, Ronegildo de Souza
Calixto, Patrícia Mendes
Azevedo, José Marlo Araújo de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francislene Rosas da
Silva, Ronegildo de Souza
Calixto, Patrícia Mendes
Azevedo, José Marlo Araújo de
description A iniciação à docência é um período de descobertas e intensa aprendizagem em que o professor se insere em um novo contexto e cultura escolar, sendo o momento que mais precisa do apoio institucional. Este estudo tem por objetivo analisar as percepções dos docentes sobre os processos de acolhimento, integração e os impactos vivenciados em sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Acre Campus Cruzeiro do Sul - AC, foram realizadas investigações bibliográficas, documentais e entrevistas com os docentes nas diferentes áreas de conhecimento, básicas e técnicas.  Os resultados da pesquisa mostram que a questão do acolhimento é fundamental de ser implementada na instituição, possibilitando ao professor iniciante conhecer o contexto institucional e organizacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/639
10.36524/profept.v4iEspecial.639
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/639
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4iEspecial.639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/639/470
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. Especial (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 165-189
2594-4827
10.36524/profept.v4iEspecial
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029443604480