O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Bruna Daniela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1389
Resumo: No presente relatório é possível verificar-se que a criança é tida em conta como um ser ativo da aprendizagem, tendo por base o conceito de educação, a perspetiva construtivista e a diferenciação pedagógica, tanto no âmbito da educação pré-escolar como no 1ºciclo do ensino básico. Paralelamente estão presentes os modelos curriculares, referindo-se à valência em educação pré-escolar e as diferentes pedagogias e os métodos pedagógicos na valência de 1º ciclo. Também são destacadas as Necessidades Educativas Especiais, numa perspetiva de escola inclusiva. Foi a partir da criança, como ser ativo da aprendizagem, e dos modelos curriculares, que a prática se desenvolveu. Aliado ao desenvolvimento da prática existiram momentos de observação, planificação e avaliação, de forma a perceber o sistema educativo atual e o contexto que nos envolvia. Ligado a estes aspetos, o conhecimento do espaço tornou-se assim, essencial. Em todo este processo foi necessário um grande envolvimento pessoal, que se tornou num crescimento pessoal e profissional, bastante útil para o futuro como docente, pois não há melhor forma para aprender do que vivenciando. No que se refere à metodologia utilizada, sendo esta qualitativa, os métodos de recolha de dados foram: os registos de observação participante, os registos fotográficos, as grelhas de observação, os registos de incidentes críticos e a análise documental da instituição através de documentos como o Projeto Educativo, o Projeto Pedagógico, Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades.ABSTRACT In this report it is possible to verify that the child is taken into account as an active apprentice being, based on the concept of education, the constructivist perspective and pedagogical differentiation, both at the pre - school education and at the 1st cycle of basic education. Alongside, curriculum models are present, referring to the valence of pre-school education and different pedagogies and teaching methods in valence on the 1st cycle. The Special Educational Needs are also highlighted, as well as the perspective of inclusive school. It was from the child, as an active apprentice being, and from the curriculum models, that the practice has developed. Coupled with the development of practice, there were moments of observation, planning and assessment, in order to understand the current education system and the context that surrounded us. On these aspects, knowledge of space has thus become essential. Throughout this process a great personal involvement was needed, which has contributed to a personal and professional growth, very useful for a future as a teacher, since there is no better way to learn than experiencing. Regarding the methodology we used, it was qualitative and the methods of data collection included: participant observation records, photographic records, observation grids , records of critical incidents and document analysis through institution documents as the Educational Project , the Pedagogical project , Internal Rules and the Annual Plan of Activities.
id RCAP_f5ae70e9625f9d4968da42cb224299d1
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1389
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidadeEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoModelos pedagógicosObservaçãoIntervençãoAvaliaçãoNo presente relatório é possível verificar-se que a criança é tida em conta como um ser ativo da aprendizagem, tendo por base o conceito de educação, a perspetiva construtivista e a diferenciação pedagógica, tanto no âmbito da educação pré-escolar como no 1ºciclo do ensino básico. Paralelamente estão presentes os modelos curriculares, referindo-se à valência em educação pré-escolar e as diferentes pedagogias e os métodos pedagógicos na valência de 1º ciclo. Também são destacadas as Necessidades Educativas Especiais, numa perspetiva de escola inclusiva. Foi a partir da criança, como ser ativo da aprendizagem, e dos modelos curriculares, que a prática se desenvolveu. Aliado ao desenvolvimento da prática existiram momentos de observação, planificação e avaliação, de forma a perceber o sistema educativo atual e o contexto que nos envolvia. Ligado a estes aspetos, o conhecimento do espaço tornou-se assim, essencial. Em todo este processo foi necessário um grande envolvimento pessoal, que se tornou num crescimento pessoal e profissional, bastante útil para o futuro como docente, pois não há melhor forma para aprender do que vivenciando. No que se refere à metodologia utilizada, sendo esta qualitativa, os métodos de recolha de dados foram: os registos de observação participante, os registos fotográficos, as grelhas de observação, os registos de incidentes críticos e a análise documental da instituição através de documentos como o Projeto Educativo, o Projeto Pedagógico, Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades.ABSTRACT In this report it is possible to verify that the child is taken into account as an active apprentice being, based on the concept of education, the constructivist perspective and pedagogical differentiation, both at the pre - school education and at the 1st cycle of basic education. Alongside, curriculum models are present, referring to the valence of pre-school education and different pedagogies and teaching methods in valence on the 1st cycle. The Special Educational Needs are also highlighted, as well as the perspective of inclusive school. It was from the child, as an active apprentice being, and from the curriculum models, that the practice has developed. Coupled with the development of practice, there were moments of observation, planning and assessment, in order to understand the current education system and the context that surrounded us. On these aspects, knowledge of space has thus become essential. Throughout this process a great personal involvement was needed, which has contributed to a personal and professional growth, very useful for a future as a teacher, since there is no better way to learn than experiencing. Regarding the methodology we used, it was qualitative and the methods of data collection included: participant observation records, photographic records, observation grids , records of critical incidents and document analysis through institution documents as the Educational Project , the Pedagogical project , Internal Rules and the Annual Plan of Activities.2014-05-15T10:43:26Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1389TID:201459086porCarvalho, Bruna Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.941192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade
title O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade
spellingShingle O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade
Carvalho, Bruna Daniela
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Modelos pedagógicos
Observação
Intervenção
Avaliação
title_short O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade
title_full O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade
title_fullStr O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade
title_full_unstemmed O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade
title_sort O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade
author Carvalho, Bruna Daniela
author_facet Carvalho, Bruna Daniela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Bruna Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Modelos pedagógicos
Observação
Intervenção
Avaliação
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Modelos pedagógicos
Observação
Intervenção
Avaliação
description No presente relatório é possível verificar-se que a criança é tida em conta como um ser ativo da aprendizagem, tendo por base o conceito de educação, a perspetiva construtivista e a diferenciação pedagógica, tanto no âmbito da educação pré-escolar como no 1ºciclo do ensino básico. Paralelamente estão presentes os modelos curriculares, referindo-se à valência em educação pré-escolar e as diferentes pedagogias e os métodos pedagógicos na valência de 1º ciclo. Também são destacadas as Necessidades Educativas Especiais, numa perspetiva de escola inclusiva. Foi a partir da criança, como ser ativo da aprendizagem, e dos modelos curriculares, que a prática se desenvolveu. Aliado ao desenvolvimento da prática existiram momentos de observação, planificação e avaliação, de forma a perceber o sistema educativo atual e o contexto que nos envolvia. Ligado a estes aspetos, o conhecimento do espaço tornou-se assim, essencial. Em todo este processo foi necessário um grande envolvimento pessoal, que se tornou num crescimento pessoal e profissional, bastante útil para o futuro como docente, pois não há melhor forma para aprender do que vivenciando. No que se refere à metodologia utilizada, sendo esta qualitativa, os métodos de recolha de dados foram: os registos de observação participante, os registos fotográficos, as grelhas de observação, os registos de incidentes críticos e a análise documental da instituição através de documentos como o Projeto Educativo, o Projeto Pedagógico, Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades.ABSTRACT In this report it is possible to verify that the child is taken into account as an active apprentice being, based on the concept of education, the constructivist perspective and pedagogical differentiation, both at the pre - school education and at the 1st cycle of basic education. Alongside, curriculum models are present, referring to the valence of pre-school education and different pedagogies and teaching methods in valence on the 1st cycle. The Special Educational Needs are also highlighted, as well as the perspective of inclusive school. It was from the child, as an active apprentice being, and from the curriculum models, that the practice has developed. Coupled with the development of practice, there were moments of observation, planning and assessment, in order to understand the current education system and the context that surrounded us. On these aspects, knowledge of space has thus become essential. Throughout this process a great personal involvement was needed, which has contributed to a personal and professional growth, very useful for a future as a teacher, since there is no better way to learn than experiencing. Regarding the methodology we used, it was qualitative and the methods of data collection included: participant observation records, photographic records, observation grids , records of critical incidents and document analysis through institution documents as the Educational Project , the Pedagogical project , Internal Rules and the Annual Plan of Activities.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15T10:43:26Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1389
TID:201459086
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1389
identifier_str_mv TID:201459086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621985615872