O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1389 |
Resumo: | No presente relatório é possível verificar-se que a criança é tida em conta como um ser ativo da aprendizagem, tendo por base o conceito de educação, a perspetiva construtivista e a diferenciação pedagógica, tanto no âmbito da educação pré-escolar como no 1ºciclo do ensino básico. Paralelamente estão presentes os modelos curriculares, referindo-se à valência em educação pré-escolar e as diferentes pedagogias e os métodos pedagógicos na valência de 1º ciclo. Também são destacadas as Necessidades Educativas Especiais, numa perspetiva de escola inclusiva. Foi a partir da criança, como ser ativo da aprendizagem, e dos modelos curriculares, que a prática se desenvolveu. Aliado ao desenvolvimento da prática existiram momentos de observação, planificação e avaliação, de forma a perceber o sistema educativo atual e o contexto que nos envolvia. Ligado a estes aspetos, o conhecimento do espaço tornou-se assim, essencial. Em todo este processo foi necessário um grande envolvimento pessoal, que se tornou num crescimento pessoal e profissional, bastante útil para o futuro como docente, pois não há melhor forma para aprender do que vivenciando. No que se refere à metodologia utilizada, sendo esta qualitativa, os métodos de recolha de dados foram: os registos de observação participante, os registos fotográficos, as grelhas de observação, os registos de incidentes críticos e a análise documental da instituição através de documentos como o Projeto Educativo, o Projeto Pedagógico, Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades.ABSTRACT In this report it is possible to verify that the child is taken into account as an active apprentice being, based on the concept of education, the constructivist perspective and pedagogical differentiation, both at the pre - school education and at the 1st cycle of basic education. Alongside, curriculum models are present, referring to the valence of pre-school education and different pedagogies and teaching methods in valence on the 1st cycle. The Special Educational Needs are also highlighted, as well as the perspective of inclusive school. It was from the child, as an active apprentice being, and from the curriculum models, that the practice has developed. Coupled with the development of practice, there were moments of observation, planning and assessment, in order to understand the current education system and the context that surrounded us. On these aspects, knowledge of space has thus become essential. Throughout this process a great personal involvement was needed, which has contributed to a personal and professional growth, very useful for a future as a teacher, since there is no better way to learn than experiencing. Regarding the methodology we used, it was qualitative and the methods of data collection included: participant observation records, photographic records, observation grids , records of critical incidents and document analysis through institution documents as the Educational Project , the Pedagogical project , Internal Rules and the Annual Plan of Activities. |
id |
RCAP_f5ae70e9625f9d4968da42cb224299d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1389 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidadeEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoModelos pedagógicosObservaçãoIntervençãoAvaliaçãoNo presente relatório é possível verificar-se que a criança é tida em conta como um ser ativo da aprendizagem, tendo por base o conceito de educação, a perspetiva construtivista e a diferenciação pedagógica, tanto no âmbito da educação pré-escolar como no 1ºciclo do ensino básico. Paralelamente estão presentes os modelos curriculares, referindo-se à valência em educação pré-escolar e as diferentes pedagogias e os métodos pedagógicos na valência de 1º ciclo. Também são destacadas as Necessidades Educativas Especiais, numa perspetiva de escola inclusiva. Foi a partir da criança, como ser ativo da aprendizagem, e dos modelos curriculares, que a prática se desenvolveu. Aliado ao desenvolvimento da prática existiram momentos de observação, planificação e avaliação, de forma a perceber o sistema educativo atual e o contexto que nos envolvia. Ligado a estes aspetos, o conhecimento do espaço tornou-se assim, essencial. Em todo este processo foi necessário um grande envolvimento pessoal, que se tornou num crescimento pessoal e profissional, bastante útil para o futuro como docente, pois não há melhor forma para aprender do que vivenciando. No que se refere à metodologia utilizada, sendo esta qualitativa, os métodos de recolha de dados foram: os registos de observação participante, os registos fotográficos, as grelhas de observação, os registos de incidentes críticos e a análise documental da instituição através de documentos como o Projeto Educativo, o Projeto Pedagógico, Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades.ABSTRACT In this report it is possible to verify that the child is taken into account as an active apprentice being, based on the concept of education, the constructivist perspective and pedagogical differentiation, both at the pre - school education and at the 1st cycle of basic education. Alongside, curriculum models are present, referring to the valence of pre-school education and different pedagogies and teaching methods in valence on the 1st cycle. The Special Educational Needs are also highlighted, as well as the perspective of inclusive school. It was from the child, as an active apprentice being, and from the curriculum models, that the practice has developed. Coupled with the development of practice, there were moments of observation, planning and assessment, in order to understand the current education system and the context that surrounded us. On these aspects, knowledge of space has thus become essential. Throughout this process a great personal involvement was needed, which has contributed to a personal and professional growth, very useful for a future as a teacher, since there is no better way to learn than experiencing. Regarding the methodology we used, it was qualitative and the methods of data collection included: participant observation records, photographic records, observation grids , records of critical incidents and document analysis through institution documents as the Educational Project , the Pedagogical project , Internal Rules and the Annual Plan of Activities.2014-05-15T10:43:26Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1389TID:201459086porCarvalho, Bruna Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.941192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade |
title |
O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade |
spellingShingle |
O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade Carvalho, Bruna Daniela Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Modelos pedagógicos Observação Intervenção Avaliação |
title_short |
O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade |
title_full |
O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade |
title_fullStr |
O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade |
title_full_unstemmed |
O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade |
title_sort |
O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade |
author |
Carvalho, Bruna Daniela |
author_facet |
Carvalho, Bruna Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Bruna Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Modelos pedagógicos Observação Intervenção Avaliação |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Modelos pedagógicos Observação Intervenção Avaliação |
description |
No presente relatório é possível verificar-se que a criança é tida em conta como um ser ativo da aprendizagem, tendo por base o conceito de educação, a perspetiva construtivista e a diferenciação pedagógica, tanto no âmbito da educação pré-escolar como no 1ºciclo do ensino básico. Paralelamente estão presentes os modelos curriculares, referindo-se à valência em educação pré-escolar e as diferentes pedagogias e os métodos pedagógicos na valência de 1º ciclo. Também são destacadas as Necessidades Educativas Especiais, numa perspetiva de escola inclusiva. Foi a partir da criança, como ser ativo da aprendizagem, e dos modelos curriculares, que a prática se desenvolveu. Aliado ao desenvolvimento da prática existiram momentos de observação, planificação e avaliação, de forma a perceber o sistema educativo atual e o contexto que nos envolvia. Ligado a estes aspetos, o conhecimento do espaço tornou-se assim, essencial. Em todo este processo foi necessário um grande envolvimento pessoal, que se tornou num crescimento pessoal e profissional, bastante útil para o futuro como docente, pois não há melhor forma para aprender do que vivenciando. No que se refere à metodologia utilizada, sendo esta qualitativa, os métodos de recolha de dados foram: os registos de observação participante, os registos fotográficos, as grelhas de observação, os registos de incidentes críticos e a análise documental da instituição através de documentos como o Projeto Educativo, o Projeto Pedagógico, Regulamento Interno e o Plano Anual de Atividades.ABSTRACT In this report it is possible to verify that the child is taken into account as an active apprentice being, based on the concept of education, the constructivist perspective and pedagogical differentiation, both at the pre - school education and at the 1st cycle of basic education. Alongside, curriculum models are present, referring to the valence of pre-school education and different pedagogies and teaching methods in valence on the 1st cycle. The Special Educational Needs are also highlighted, as well as the perspective of inclusive school. It was from the child, as an active apprentice being, and from the curriculum models, that the practice has developed. Coupled with the development of practice, there were moments of observation, planning and assessment, in order to understand the current education system and the context that surrounded us. On these aspects, knowledge of space has thus become essential. Throughout this process a great personal involvement was needed, which has contributed to a personal and professional growth, very useful for a future as a teacher, since there is no better way to learn than experiencing. Regarding the methodology we used, it was qualitative and the methods of data collection included: participant observation records, photographic records, observation grids , records of critical incidents and document analysis through institution documents as the Educational Project , the Pedagogical project , Internal Rules and the Annual Plan of Activities. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-15T10:43:26Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1389 TID:201459086 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1389 |
identifier_str_mv |
TID:201459086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621985615872 |