O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/454 |
Resumo: | Este artigo discute as possibilidades de articulação entre o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente) e o projeto de Ensino Integrado. A partir de um levantamento bibliográfico baseado em alguns dos principais autores de ambos os campos, este estudo foi estruturado em três fases: a primeira correspondeu a uma discussão histórica sobre o movimento CTSA seguida de sua proposta de ensino; a segunda fase foi composta pela descrição das bases conceituais do Ensino Integrado, seus pressupostos formativos e a compreensão do Trabalho enquanto essência do homem e princípio educativo; a terceira e última fase ocupou-se em vincular as duas primeiras, demonstrando a confluência teórica que existe entre o enfoque CTSA e o Ensino Integrado. Ao traçar as considerações finais, sinalizou-se a importância de um currículo que contemple a integração dessas abordagens mas, ao mesmo tempo, tendo em mente que a formação integral se dá no próprio processo de ensino e aprendizagem, sendo fundamental a existência de práticas pedagógicas relevantes à construção da cidadania. |
id |
IFES-1_ea8dddee0839b672e982fe8699e06e2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/454 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricasCTSA.Educação Profissional.Formação Integrada.Este artigo discute as possibilidades de articulação entre o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente) e o projeto de Ensino Integrado. A partir de um levantamento bibliográfico baseado em alguns dos principais autores de ambos os campos, este estudo foi estruturado em três fases: a primeira correspondeu a uma discussão histórica sobre o movimento CTSA seguida de sua proposta de ensino; a segunda fase foi composta pela descrição das bases conceituais do Ensino Integrado, seus pressupostos formativos e a compreensão do Trabalho enquanto essência do homem e princípio educativo; a terceira e última fase ocupou-se em vincular as duas primeiras, demonstrando a confluência teórica que existe entre o enfoque CTSA e o Ensino Integrado. Ao traçar as considerações finais, sinalizou-se a importância de um currículo que contemple a integração dessas abordagens mas, ao mesmo tempo, tendo em mente que a formação integral se dá no próprio processo de ensino e aprendizagem, sendo fundamental a existência de práticas pedagógicas relevantes à construção da cidadania.EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/45410.36524/profept.v4i3.454Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 149-1662594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/454/636Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFEITOSA DE JESUS, LUCAS ANTONIODOS SANTOS, JOSÉ OSMAN2021-02-10T21:36:37Zoai::article/454Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.513273Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas |
title |
O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas |
spellingShingle |
O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas FEITOSA DE JESUS, LUCAS ANTONIO CTSA. Educação Profissional. Formação Integrada. |
title_short |
O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas |
title_full |
O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas |
title_fullStr |
O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas |
title_full_unstemmed |
O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas |
title_sort |
O ENFOQUE CTSA E O ENSINO INTEGRADO: aproximações teóricas |
author |
FEITOSA DE JESUS, LUCAS ANTONIO |
author_facet |
FEITOSA DE JESUS, LUCAS ANTONIO DOS SANTOS, JOSÉ OSMAN |
author_role |
author |
author2 |
DOS SANTOS, JOSÉ OSMAN |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FEITOSA DE JESUS, LUCAS ANTONIO DOS SANTOS, JOSÉ OSMAN |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTSA. Educação Profissional. Formação Integrada. |
topic |
CTSA. Educação Profissional. Formação Integrada. |
description |
Este artigo discute as possibilidades de articulação entre o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente) e o projeto de Ensino Integrado. A partir de um levantamento bibliográfico baseado em alguns dos principais autores de ambos os campos, este estudo foi estruturado em três fases: a primeira correspondeu a uma discussão histórica sobre o movimento CTSA seguida de sua proposta de ensino; a segunda fase foi composta pela descrição das bases conceituais do Ensino Integrado, seus pressupostos formativos e a compreensão do Trabalho enquanto essência do homem e princípio educativo; a terceira e última fase ocupou-se em vincular as duas primeiras, demonstrando a confluência teórica que existe entre o enfoque CTSA e o Ensino Integrado. Ao traçar as considerações finais, sinalizou-se a importância de um currículo que contemple a integração dessas abordagens mas, ao mesmo tempo, tendo em mente que a formação integral se dá no próprio processo de ensino e aprendizagem, sendo fundamental a existência de práticas pedagógicas relevantes à construção da cidadania. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/454 10.36524/profept.v4i3.454 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/454 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4i3.454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/454/636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 149-166 2594-4827 10.36524/profept.v4i3 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029384884224 |