Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira Ramos, Marise
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356
Resumo: Este texto se propõe a refletir sobre o processo histórico da educação pública enquanto produto da contradição capital e trabalho e sobre a forma como nessa historicidade se movimentam os pólos dominantes e determinantes dessa contradição. Apontando a institucionalização da escola como o marco da separação entre trabalho e educação, a autora dirige o foco de análise às reformas e contrarreformas voltadas ao Ensino Médio a partir dos anos 1930 para posteriormente defender o Ensino Médio Integrado como a concepção e uma práxis coerente com as necessidades da classe trabalhadora. Entre contrarreformas conservadoras e reformas que visaram ampliar o direito da classe trabalhadora ao conhecimento, vivenciadas ao longo da história da educação brasileira, chega-se à análise da Lei n. 13.415/2017, enquanto instrumento de retomada dos dispositivos de dualidade e fragmentação formativas vivenciados em reformas anteriores. Ao legitimar o princípio de uma “educação mínima para cidadãos mínimos” esta contrarreforma nega a formação dos sujeitos na perspectiva da omnilateralidade e da integralidade.
id IFES-1_eacdbfc214cb5220f155980ab324b7a6
oai_identifier_str oai::article/356
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de RegressãoEnsino Médio IntegradoContradição Capital e trabalhoDualidade EducacionalEste texto se propõe a refletir sobre o processo histórico da educação pública enquanto produto da contradição capital e trabalho e sobre a forma como nessa historicidade se movimentam os pólos dominantes e determinantes dessa contradição. Apontando a institucionalização da escola como o marco da separação entre trabalho e educação, a autora dirige o foco de análise às reformas e contrarreformas voltadas ao Ensino Médio a partir dos anos 1930 para posteriormente defender o Ensino Médio Integrado como a concepção e uma práxis coerente com as necessidades da classe trabalhadora. Entre contrarreformas conservadoras e reformas que visaram ampliar o direito da classe trabalhadora ao conhecimento, vivenciadas ao longo da história da educação brasileira, chega-se à análise da Lei n. 13.415/2017, enquanto instrumento de retomada dos dispositivos de dualidade e fragmentação formativas vivenciados em reformas anteriores. Ao legitimar o princípio de uma “educação mínima para cidadãos mínimos” esta contrarreforma nega a formação dos sujeitos na perspectiva da omnilateralidade e da integralidade.EDIFES2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/35610.36524/ept.v1i1.356Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 1 n. 1 (2017): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 27-492594-482710.36524/ept.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356/317Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira Ramos, Marise 2019-12-12T13:53:03Zoai::article/356Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:13.297349Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão
title Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão
spellingShingle Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão
Nogueira Ramos, Marise
Ensino Médio Integrado
Contradição Capital e trabalho
Dualidade Educacional
title_short Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão
title_full Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão
title_fullStr Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão
title_full_unstemmed Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão
title_sort Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão
author Nogueira Ramos, Marise
author_facet Nogueira Ramos, Marise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira Ramos, Marise
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio Integrado
Contradição Capital e trabalho
Dualidade Educacional
topic Ensino Médio Integrado
Contradição Capital e trabalho
Dualidade Educacional
description Este texto se propõe a refletir sobre o processo histórico da educação pública enquanto produto da contradição capital e trabalho e sobre a forma como nessa historicidade se movimentam os pólos dominantes e determinantes dessa contradição. Apontando a institucionalização da escola como o marco da separação entre trabalho e educação, a autora dirige o foco de análise às reformas e contrarreformas voltadas ao Ensino Médio a partir dos anos 1930 para posteriormente defender o Ensino Médio Integrado como a concepção e uma práxis coerente com as necessidades da classe trabalhadora. Entre contrarreformas conservadoras e reformas que visaram ampliar o direito da classe trabalhadora ao conhecimento, vivenciadas ao longo da história da educação brasileira, chega-se à análise da Lei n. 13.415/2017, enquanto instrumento de retomada dos dispositivos de dualidade e fragmentação formativas vivenciados em reformas anteriores. Ao legitimar o princípio de uma “educação mínima para cidadãos mínimos” esta contrarreforma nega a formação dos sujeitos na perspectiva da omnilateralidade e da integralidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356
10.36524/ept.v1i1.356
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356
identifier_str_mv 10.36524/ept.v1i1.356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356/317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 1 n. 1 (2017): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 27-49
2594-4827
10.36524/ept.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029319872512