A APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL: TEORIAS E INTERPRETAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gadioli de Oliveira, Jocilene
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marescotti, Elena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/93
Resumo: O presente artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado, tendo como objetivo identificar e analisar as práticas de formação de competências empreendedoras em diferentes contextos (formal, não-formal e informal). O caminho metodológico escolhido foi pesquisa de campo, na realização de cinco entrevistas semi-estruturadas nos municípios de Vila Velha e Vitória (ES). Os dados coletados foram organizados e deles emergiu que as práticas citadas correspondem à educação formal e não-formal. Além disso, os entrevistados descreveram aspectos do empreendedorismo e do empreendedor ligados ao conceito de empresa. Conclui-se que a aprendizagem empreendedora visa o desenvolvimento do indivíduo como pessoa, de competências transversais para o exercício de uma cidadania ativa e de uma nova mentalidade.
id IFES-1_ebf66d3ebe0f7db093069b7713a6af4b
oai_identifier_str oai::article/93
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL: TEORIAS E INTERPRETAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS Aprendizagem empreendedoraEducação formalEducação informalEducação não-formalCompetências empreendedorasEmpreendedorismoO presente artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado, tendo como objetivo identificar e analisar as práticas de formação de competências empreendedoras em diferentes contextos (formal, não-formal e informal). O caminho metodológico escolhido foi pesquisa de campo, na realização de cinco entrevistas semi-estruturadas nos municípios de Vila Velha e Vitória (ES). Os dados coletados foram organizados e deles emergiu que as práticas citadas correspondem à educação formal e não-formal. Além disso, os entrevistados descreveram aspectos do empreendedorismo e do empreendedor ligados ao conceito de empresa. Conclui-se que a aprendizagem empreendedora visa o desenvolvimento do indivíduo como pessoa, de competências transversais para o exercício de uma cidadania ativa e de uma nova mentalidade. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/9310.36524/dect.v5i01.93Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 01 (2015): 2015 - 01; 131-1462236-215010.36524/dect.v5i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/93/89Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGadioli de Oliveira, JocileneMarescotti, Elena2019-12-06T18:01:40Zoai::article/93Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:01.884481Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL: TEORIAS E INTERPRETAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
title A APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL: TEORIAS E INTERPRETAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
spellingShingle A APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL: TEORIAS E INTERPRETAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
Gadioli de Oliveira, Jocilene
Aprendizagem empreendedora
Educação formal
Educação informal
Educação não-formal
Competências empreendedoras
Empreendedorismo
title_short A APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL: TEORIAS E INTERPRETAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
title_full A APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL: TEORIAS E INTERPRETAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
title_fullStr A APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL: TEORIAS E INTERPRETAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed A APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL: TEORIAS E INTERPRETAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
title_sort A APRENDIZAGEM EMPREENDEDORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL: TEORIAS E INTERPRETAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
author Gadioli de Oliveira, Jocilene
author_facet Gadioli de Oliveira, Jocilene
Marescotti, Elena
author_role author
author2 Marescotti, Elena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gadioli de Oliveira, Jocilene
Marescotti, Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem empreendedora
Educação formal
Educação informal
Educação não-formal
Competências empreendedoras
Empreendedorismo
topic Aprendizagem empreendedora
Educação formal
Educação informal
Educação não-formal
Competências empreendedoras
Empreendedorismo
description O presente artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado, tendo como objetivo identificar e analisar as práticas de formação de competências empreendedoras em diferentes contextos (formal, não-formal e informal). O caminho metodológico escolhido foi pesquisa de campo, na realização de cinco entrevistas semi-estruturadas nos municípios de Vila Velha e Vitória (ES). Os dados coletados foram organizados e deles emergiu que as práticas citadas correspondem à educação formal e não-formal. Além disso, os entrevistados descreveram aspectos do empreendedorismo e do empreendedor ligados ao conceito de empresa. Conclui-se que a aprendizagem empreendedora visa o desenvolvimento do indivíduo como pessoa, de competências transversais para o exercício de uma cidadania ativa e de uma nova mentalidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/93
10.36524/dect.v5i01.93
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/93
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i01.93
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/93/89
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 01 (2015): 2015 - 01; 131-146
2236-2150
10.36524/dect.v5i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027551973376