A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1246 |
Resumo: | This article aims to address professional and technological education as a socio-occupational space for the social worker. For this, a survey was developed within the scope of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais – IFMG, which included the participation of 13 social workers who currently work at this institution. Integrating research in development, at the Master's level in Professional and Technological Education This study revealed, through qualitative and quantitative methodological approaches, the main challenges and possibilities for the work of social workers at the IFMG, considering the impacts caused by the neoliberal politics that causes the retraction of the State with regard to investment in public politics. |
id |
IFES-1_f076bd5e0129586e2e0edd7fc6267da1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1246 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMGassistência estudantilIFMGassistente socialThis article aims to address professional and technological education as a socio-occupational space for the social worker. For this, a survey was developed within the scope of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais – IFMG, which included the participation of 13 social workers who currently work at this institution. Integrating research in development, at the Master's level in Professional and Technological Education This study revealed, through qualitative and quantitative methodological approaches, the main challenges and possibilities for the work of social workers at the IFMG, considering the impacts caused by the neoliberal politics that causes the retraction of the State with regard to investment in public politics.O presente artigo tem como objetivo abordar a educação profissional e tecnológica enquanto um espaço sócio – ocupacional do assistente social. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG, que contou com a participação de 13 assistentes sociais que atualmente trabalham nesta instituição. Integrando uma pesquisa em desenvolvimento, em nível de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, este estudo revelou, através de abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa, os principais desafios e possibilidades para atuação dos assistentes sociais no IFMG, considerando os impactos provocados pela política neoliberal que provoca a retração do Estado no que se refere ao investimento em políticas públicas.EDIFES2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/124610.36524/profept.v5i3.1246Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 3 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 57-782594-482710.36524/profept.v5i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1246/860Copyright (c) 2021 Natalia Aparecida Dornelas Miranda, Pablo Menezes e Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAparecida Dornelas Miranda, NataliaMenezes e Oliveira, Pablo2021-12-28T14:59:05Zoai::article/1246Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:21.166146Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG |
title |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG Aparecida Dornelas Miranda, Natalia assistência estudantil IFMG assistente social |
title_short |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG |
title_full |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG |
title_sort |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG |
author |
Aparecida Dornelas Miranda, Natalia |
author_facet |
Aparecida Dornelas Miranda, Natalia Menezes e Oliveira, Pablo |
author_role |
author |
author2 |
Menezes e Oliveira, Pablo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparecida Dornelas Miranda, Natalia Menezes e Oliveira, Pablo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
assistência estudantil IFMG assistente social |
topic |
assistência estudantil IFMG assistente social |
description |
This article aims to address professional and technological education as a socio-occupational space for the social worker. For this, a survey was developed within the scope of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais – IFMG, which included the participation of 13 social workers who currently work at this institution. Integrating research in development, at the Master's level in Professional and Technological Education This study revealed, through qualitative and quantitative methodological approaches, the main challenges and possibilities for the work of social workers at the IFMG, considering the impacts caused by the neoliberal politics that causes the retraction of the State with regard to investment in public politics. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1246 10.36524/profept.v5i3.1246 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1246 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v5i3.1246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1246/860 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Natalia Aparecida Dornelas Miranda, Pablo Menezes e Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Natalia Aparecida Dornelas Miranda, Pablo Menezes e Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 3 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 57-78 2594-4827 10.36524/profept.v5i3 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029788585984 |