Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
DOI: | 10.36524/saladeaula.v9i1.623 |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623 |
Resumo: | Discute-se, neste relato, a aplicação e o resultado de uma Sequência Didática (SD) realizada com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “agrotóxicos, as novas legislações e impactos socioambientais”. Por meio da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para trabalhou-se o conteúdo Química Orgânica, na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para possibilitar a apropriação crítica dos conceitos em Química, foram analisadas as seguintes atividades: aulas expositivas-dialogadas, discussões, pesquisas para exposição oral com os estudantes e questionários. Ao final da SD, o objetivo geral foi atingido por meio dos instrumentos avaliativos propostos e das contribuições dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação do professor da unidade de ensino mostrou-se satisfatória em relação à SD realizada e ao envolvimento das turmas. |
id |
IFES-1_f4c26f64d3b5af617159561d05f923af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/623 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
spelling |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e AdultosEJATrês Momentos PedagógicosAgrotóxicosDiscute-se, neste relato, a aplicação e o resultado de uma Sequência Didática (SD) realizada com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “agrotóxicos, as novas legislações e impactos socioambientais”. Por meio da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para trabalhou-se o conteúdo Química Orgânica, na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para possibilitar a apropriação crítica dos conceitos em Química, foram analisadas as seguintes atividades: aulas expositivas-dialogadas, discussões, pesquisas para exposição oral com os estudantes e questionários. Ao final da SD, o objetivo geral foi atingido por meio dos instrumentos avaliativos propostos e das contribuições dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação do professor da unidade de ensino mostrou-se satisfatória em relação à SD realizada e ao envolvimento das turmas.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/62310.36524/saladeaula.v9i1.623Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 101-1152316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623/500Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimentel Doelinger Oliveira, Aline BeatrizPellanda Dardengo Victor, RaquelBelo de Jesus, ThamiresOliver Rosa, Maria Geralda2020-12-24T03:53:02Zoai::article/623Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.847863Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
title |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz EJA Três Momentos Pedagógicos Agrotóxicos Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz EJA Três Momentos Pedagógicos Agrotóxicos |
title_short |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
author |
Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz |
author_facet |
Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz Pellanda Dardengo Victor, Raquel Belo de Jesus, Thamires Oliver Rosa, Maria Geralda Pellanda Dardengo Victor, Raquel Belo de Jesus, Thamires Oliver Rosa, Maria Geralda |
author_role |
author |
author2 |
Pellanda Dardengo Victor, Raquel Belo de Jesus, Thamires Oliver Rosa, Maria Geralda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz Pellanda Dardengo Victor, Raquel Belo de Jesus, Thamires Oliver Rosa, Maria Geralda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Três Momentos Pedagógicos Agrotóxicos |
topic |
EJA Três Momentos Pedagógicos Agrotóxicos |
description |
Discute-se, neste relato, a aplicação e o resultado de uma Sequência Didática (SD) realizada com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “agrotóxicos, as novas legislações e impactos socioambientais”. Por meio da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para trabalhou-se o conteúdo Química Orgânica, na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para possibilitar a apropriação crítica dos conceitos em Química, foram analisadas as seguintes atividades: aulas expositivas-dialogadas, discussões, pesquisas para exposição oral com os estudantes e questionários. Ao final da SD, o objetivo geral foi atingido por meio dos instrumentos avaliativos propostos e das contribuições dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação do professor da unidade de ensino mostrou-se satisfatória em relação à SD realizada e ao envolvimento das turmas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623 10.36524/saladeaula.v9i1.623 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v9i1.623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623/500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 101-115 2316-7297 10.36524/saladeaula.v9i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1822181075443515392 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36524/saladeaula.v9i1.623 |