Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623 |
Resumo: | Discute-se, neste relato, a aplicação e o resultado de uma Sequência Didática (SD) realizada com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “agrotóxicos, as novas legislações e impactos socioambientais”. Por meio da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para trabalhou-se o conteúdo Química Orgânica, na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para possibilitar a apropriação crítica dos conceitos em Química, foram analisadas as seguintes atividades: aulas expositivas-dialogadas, discussões, pesquisas para exposição oral com os estudantes e questionários. Ao final da SD, o objetivo geral foi atingido por meio dos instrumentos avaliativos propostos e das contribuições dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação do professor da unidade de ensino mostrou-se satisfatória em relação à SD realizada e ao envolvimento das turmas. |
id |
IFES-1_f4c26f64d3b5af617159561d05f923af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/623 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e AdultosEJATrês Momentos PedagógicosAgrotóxicosDiscute-se, neste relato, a aplicação e o resultado de uma Sequência Didática (SD) realizada com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “agrotóxicos, as novas legislações e impactos socioambientais”. Por meio da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para trabalhou-se o conteúdo Química Orgânica, na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para possibilitar a apropriação crítica dos conceitos em Química, foram analisadas as seguintes atividades: aulas expositivas-dialogadas, discussões, pesquisas para exposição oral com os estudantes e questionários. Ao final da SD, o objetivo geral foi atingido por meio dos instrumentos avaliativos propostos e das contribuições dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação do professor da unidade de ensino mostrou-se satisfatória em relação à SD realizada e ao envolvimento das turmas.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/62310.36524/saladeaula.v9i1.623Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 101-1152316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623/500Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimentel Doelinger Oliveira, Aline BeatrizPellanda Dardengo Victor, RaquelBelo de Jesus, ThamiresOliver Rosa, Maria Geralda2020-12-24T03:53:02Zoai::article/623Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.847863Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
title |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz EJA Três Momentos Pedagógicos Agrotóxicos |
title_short |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos |
author |
Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz |
author_facet |
Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz Pellanda Dardengo Victor, Raquel Belo de Jesus, Thamires Oliver Rosa, Maria Geralda |
author_role |
author |
author2 |
Pellanda Dardengo Victor, Raquel Belo de Jesus, Thamires Oliver Rosa, Maria Geralda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz Pellanda Dardengo Victor, Raquel Belo de Jesus, Thamires Oliver Rosa, Maria Geralda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Três Momentos Pedagógicos Agrotóxicos |
topic |
EJA Três Momentos Pedagógicos Agrotóxicos |
description |
Discute-se, neste relato, a aplicação e o resultado de uma Sequência Didática (SD) realizada com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “agrotóxicos, as novas legislações e impactos socioambientais”. Por meio da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para trabalhou-se o conteúdo Química Orgânica, na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para possibilitar a apropriação crítica dos conceitos em Química, foram analisadas as seguintes atividades: aulas expositivas-dialogadas, discussões, pesquisas para exposição oral com os estudantes e questionários. Ao final da SD, o objetivo geral foi atingido por meio dos instrumentos avaliativos propostos e das contribuições dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação do professor da unidade de ensino mostrou-se satisfatória em relação à SD realizada e ao envolvimento das turmas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623 10.36524/saladeaula.v9i1.623 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v9i1.623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623/500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 101-115 2316-7297 10.36524/saladeaula.v9i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948026955333632 |