Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pellanda Dardengo Victor, Raquel, Belo de Jesus, Thamires, Oliver Rosa, Maria Geralda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623
Resumo: Discute-se, neste relato, a aplicação e o resultado de uma Sequência Didática (SD) realizada com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “agrotóxicos, as novas legislações e impactos socioambientais”. Por meio da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para trabalhou-se o conteúdo Química Orgânica, na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para possibilitar a apropriação crítica dos conceitos em Química, foram analisadas as seguintes atividades: aulas expositivas-dialogadas, discussões, pesquisas para exposição oral com os estudantes e questionários. Ao final da SD, o objetivo geral foi atingido por meio dos instrumentos avaliativos propostos e das contribuições dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação do professor da unidade de ensino mostrou-se satisfatória em relação à SD realizada e ao envolvimento das turmas.
id IFES-1_f4c26f64d3b5af617159561d05f923af
oai_identifier_str oai::article/623
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e AdultosEJATrês Momentos PedagógicosAgrotóxicosDiscute-se, neste relato, a aplicação e o resultado de uma Sequência Didática (SD) realizada com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “agrotóxicos, as novas legislações e impactos socioambientais”. Por meio da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para trabalhou-se o conteúdo Química Orgânica, na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para possibilitar a apropriação crítica dos conceitos em Química, foram analisadas as seguintes atividades: aulas expositivas-dialogadas, discussões, pesquisas para exposição oral com os estudantes e questionários. Ao final da SD, o objetivo geral foi atingido por meio dos instrumentos avaliativos propostos e das contribuições dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação do professor da unidade de ensino mostrou-se satisfatória em relação à SD realizada e ao envolvimento das turmas.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/62310.36524/saladeaula.v9i1.623Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 101-1152316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623/500Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimentel Doelinger Oliveira, Aline BeatrizPellanda Dardengo Victor, RaquelBelo de Jesus, ThamiresOliver Rosa, Maria Geralda2020-12-24T03:53:02Zoai::article/623Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.847863Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
title Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz
EJA
Três Momentos Pedagógicos
Agrotóxicos
title_short Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
title_full Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
title_sort Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
author Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz
author_facet Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz
Pellanda Dardengo Victor, Raquel
Belo de Jesus, Thamires
Oliver Rosa, Maria Geralda
author_role author
author2 Pellanda Dardengo Victor, Raquel
Belo de Jesus, Thamires
Oliver Rosa, Maria Geralda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz
Pellanda Dardengo Victor, Raquel
Belo de Jesus, Thamires
Oliver Rosa, Maria Geralda
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Três Momentos Pedagógicos
Agrotóxicos
topic EJA
Três Momentos Pedagógicos
Agrotóxicos
description Discute-se, neste relato, a aplicação e o resultado de uma Sequência Didática (SD) realizada com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “agrotóxicos, as novas legislações e impactos socioambientais”. Por meio da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para trabalhou-se o conteúdo Química Orgânica, na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para possibilitar a apropriação crítica dos conceitos em Química, foram analisadas as seguintes atividades: aulas expositivas-dialogadas, discussões, pesquisas para exposição oral com os estudantes e questionários. Ao final da SD, o objetivo geral foi atingido por meio dos instrumentos avaliativos propostos e das contribuições dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação do professor da unidade de ensino mostrou-se satisfatória em relação à SD realizada e ao envolvimento das turmas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623
10.36524/saladeaula.v9i1.623
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v9i1.623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623/500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 101-115
2316-7297
10.36524/saladeaula.v9i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026955333632