Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pellanda Dardengo Victor, Raquel, Belo de Jesus, Thamires, Oliver Rosa, Maria Geralda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
DOI: 10.36524/saladeaula.v9i1.623
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623
Resumo: Discute-se, neste relato, a aplicação e o resultado de uma Sequência Didática (SD) realizada com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “agrotóxicos, as novas legislações e impactos socioambientais”. Por meio da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para trabalhou-se o conteúdo Química Orgânica, na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para possibilitar a apropriação crítica dos conceitos em Química, foram analisadas as seguintes atividades: aulas expositivas-dialogadas, discussões, pesquisas para exposição oral com os estudantes e questionários. Ao final da SD, o objetivo geral foi atingido por meio dos instrumentos avaliativos propostos e das contribuições dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação do professor da unidade de ensino mostrou-se satisfatória em relação à SD realizada e ao envolvimento das turmas.
id IFES-1_f4c26f64d3b5af617159561d05f923af
oai_identifier_str oai::article/623
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
spelling Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e AdultosEJATrês Momentos PedagógicosAgrotóxicosDiscute-se, neste relato, a aplicação e o resultado de uma Sequência Didática (SD) realizada com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “agrotóxicos, as novas legislações e impactos socioambientais”. Por meio da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para trabalhou-se o conteúdo Química Orgânica, na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para possibilitar a apropriação crítica dos conceitos em Química, foram analisadas as seguintes atividades: aulas expositivas-dialogadas, discussões, pesquisas para exposição oral com os estudantes e questionários. Ao final da SD, o objetivo geral foi atingido por meio dos instrumentos avaliativos propostos e das contribuições dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação do professor da unidade de ensino mostrou-se satisfatória em relação à SD realizada e ao envolvimento das turmas.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/62310.36524/saladeaula.v9i1.623Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 101-1152316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623/500Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimentel Doelinger Oliveira, Aline BeatrizPellanda Dardengo Victor, RaquelBelo de Jesus, ThamiresOliver Rosa, Maria Geralda2020-12-24T03:53:02Zoai::article/623Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.847863Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
title Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz
EJA
Três Momentos Pedagógicos
Agrotóxicos
Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz
EJA
Três Momentos Pedagógicos
Agrotóxicos
title_short Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
title_full Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
title_sort Química Orgânica na Mesa para a Educação de Jovens e Adultos
author Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz
author_facet Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz
Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz
Pellanda Dardengo Victor, Raquel
Belo de Jesus, Thamires
Oliver Rosa, Maria Geralda
Pellanda Dardengo Victor, Raquel
Belo de Jesus, Thamires
Oliver Rosa, Maria Geralda
author_role author
author2 Pellanda Dardengo Victor, Raquel
Belo de Jesus, Thamires
Oliver Rosa, Maria Geralda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel Doelinger Oliveira, Aline Beatriz
Pellanda Dardengo Victor, Raquel
Belo de Jesus, Thamires
Oliver Rosa, Maria Geralda
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Três Momentos Pedagógicos
Agrotóxicos
topic EJA
Três Momentos Pedagógicos
Agrotóxicos
description Discute-se, neste relato, a aplicação e o resultado de uma Sequência Didática (SD) realizada com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a temática “agrotóxicos, as novas legislações e impactos socioambientais”. Por meio da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para trabalhou-se o conteúdo Química Orgânica, na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para possibilitar a apropriação crítica dos conceitos em Química, foram analisadas as seguintes atividades: aulas expositivas-dialogadas, discussões, pesquisas para exposição oral com os estudantes e questionários. Ao final da SD, o objetivo geral foi atingido por meio dos instrumentos avaliativos propostos e das contribuições dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação do professor da unidade de ensino mostrou-se satisfatória em relação à SD realizada e ao envolvimento das turmas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623
10.36524/saladeaula.v9i1.623
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v9i1.623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/623/500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 101-115
2316-7297
10.36524/saladeaula.v9i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1822181075443515392
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36524/saladeaula.v9i1.623