A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34618 |
Resumo: | No presente trabalho procura-se caracterizar conhecimentos e práticas do grupo de investigadores no ensino de Ciências que originou e implementou os Três Momentos Pedagógicos (3MP), denominados Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. A análise realizada com base em critérios epistemológicos de Ludwik Fleck teve como referência aspectos teóricos e dados de práticas, contidos em dissertações, teses, livros e artigos produzidos por membros desse grupo de investigadores. Dentre os resultados, destaca-se que o contexto da proposição dos 3MP é decorrência da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar e teve como referência três grandes projetos: um desenvolvido na África e dois no Brasil. In the present work, we aim to characterize the knowledge and practices of the group of researchers in Science/Physics education who originated and implemented the Three Pedagogical Moments (3PM), called Initial Problematization, Knowledge Organization and Application of the Knowledge. The analysis, based onLudwik Fleck's epistemological criteria, had as reference theoretical aspects and practice data available in dissertations, theses, books and articles produced by members of this research group. The resultspoint out that the background of the proposition of 3PM is a result of the transposition of Paulo Freire's concept of school education, and had as reference three major projects: one developed in Africa and two in Brazil. |
id |
UFMG-11_1d3354425b05d043099e10ceb1510e3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34618 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTSTrês Momentos Pedagógicos; Freire; Fleck.No presente trabalho procura-se caracterizar conhecimentos e práticas do grupo de investigadores no ensino de Ciências que originou e implementou os Três Momentos Pedagógicos (3MP), denominados Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. A análise realizada com base em critérios epistemológicos de Ludwik Fleck teve como referência aspectos teóricos e dados de práticas, contidos em dissertações, teses, livros e artigos produzidos por membros desse grupo de investigadores. Dentre os resultados, destaca-se que o contexto da proposição dos 3MP é decorrência da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar e teve como referência três grandes projetos: um desenvolvido na África e dois no Brasil. In the present work, we aim to characterize the knowledge and practices of the group of researchers in Science/Physics education who originated and implemented the Three Pedagogical Moments (3PM), called Initial Problematization, Knowledge Organization and Application of the Knowledge. The analysis, based onLudwik Fleck's epistemological criteria, had as reference theoretical aspects and practice data available in dissertations, theses, books and articles produced by members of this research group. The resultspoint out that the background of the proposition of 3PM is a result of the transposition of Paulo Freire's concept of school education, and had as reference three major projects: one developed in Africa and two in Brazil.CECIMIG-FaE-UFMG2012-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3461810.1590/1983-21172012140313Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34618/27346Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessMuenchen , Cristiane Delizoicov , Demétrio 2021-06-14T22:44:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34618Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-14T22:44:23Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS |
title |
A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS Muenchen , Cristiane Três Momentos Pedagógicos; Freire; Fleck. |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS |
author |
Muenchen , Cristiane |
author_facet |
Muenchen , Cristiane Delizoicov , Demétrio |
author_role |
author |
author2 |
Delizoicov , Demétrio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muenchen , Cristiane Delizoicov , Demétrio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Três Momentos Pedagógicos; Freire; Fleck. |
topic |
Três Momentos Pedagógicos; Freire; Fleck. |
description |
No presente trabalho procura-se caracterizar conhecimentos e práticas do grupo de investigadores no ensino de Ciências que originou e implementou os Três Momentos Pedagógicos (3MP), denominados Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. A análise realizada com base em critérios epistemológicos de Ludwik Fleck teve como referência aspectos teóricos e dados de práticas, contidos em dissertações, teses, livros e artigos produzidos por membros desse grupo de investigadores. Dentre os resultados, destaca-se que o contexto da proposição dos 3MP é decorrência da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar e teve como referência três grandes projetos: um desenvolvido na África e dois no Brasil. In the present work, we aim to characterize the knowledge and practices of the group of researchers in Science/Physics education who originated and implemented the Three Pedagogical Moments (3PM), called Initial Problematization, Knowledge Organization and Application of the Knowledge. The analysis, based onLudwik Fleck's epistemological criteria, had as reference theoretical aspects and practice data available in dissertations, theses, books and articles produced by members of this research group. The resultspoint out that the background of the proposition of 3PM is a result of the transposition of Paulo Freire's concept of school education, and had as reference three major projects: one developed in Africa and two in Brazil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34618 10.1590/1983-21172012140313 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34618 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172012140313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34618/27346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164944351232 |