A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muenchen , Cristiane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Delizoicov , Demétrio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34618
Resumo: No presente trabalho procura-se caracterizar conhecimentos e práticas do grupo de investigadores no ensino de Ciências que originou e implementou os Três Momentos Pedagógicos (3MP), denominados Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. A análise realizada com base em critérios epistemológicos de Ludwik Fleck teve como referência aspectos teóricos e dados de práticas, contidos em dissertações, teses, livros e artigos produzidos por membros desse grupo de investigadores. Dentre os resultados, destaca-se que o contexto da proposição dos 3MP é decorrência da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar e teve como referência três grandes projetos: um desenvolvido na África e dois no Brasil. In the present work, we aim to characterize the knowledge and practices of the group of researchers in Science/Physics education who originated and implemented the Three Pedagogical Moments (3PM), called Initial Problematization, Knowledge Organization and Application of the Knowledge. The analysis, based onLudwik Fleck's epistemological criteria, had as reference theoretical aspects and practice data available in dissertations, theses, books and articles produced by members of this research group. The resultspoint out that the background of the proposition of 3PM is a result of the transposition of Paulo Freire's concept of school education, and had as reference three major projects: one developed in Africa and two in Brazil.
id UFMG-11_1d3354425b05d043099e10ceb1510e3e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34618
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTSTrês Momentos Pedagógicos; Freire; Fleck.No presente trabalho procura-se caracterizar conhecimentos e práticas do grupo de investigadores no ensino de Ciências que originou e implementou os Três Momentos Pedagógicos (3MP), denominados Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. A análise realizada com base em critérios epistemológicos de Ludwik Fleck teve como referência aspectos teóricos e dados de práticas, contidos em dissertações, teses, livros e artigos produzidos por membros desse grupo de investigadores. Dentre os resultados, destaca-se que o contexto da proposição dos 3MP é decorrência da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar e teve como referência três grandes projetos: um desenvolvido na África e dois no Brasil. In the present work, we aim to characterize the knowledge and practices of the group of researchers in Science/Physics education who originated and implemented the Three Pedagogical Moments (3PM), called Initial Problematization, Knowledge Organization and Application of the Knowledge. The analysis, based onLudwik Fleck's epistemological criteria, had as reference theoretical aspects and practice data available in dissertations, theses, books and articles produced by members of this research group. The resultspoint out that the background of the proposition of 3PM is a result of the transposition of Paulo Freire's concept of school education, and had as reference three major projects: one developed in Africa and two in Brazil.CECIMIG-FaE-UFMG2012-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3461810.1590/1983-21172012140313Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34618/27346Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessMuenchen , Cristiane Delizoicov , Demétrio 2021-06-14T22:44:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34618Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-14T22:44:23Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS
title A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS
Muenchen , Cristiane
Três Momentos Pedagógicos; Freire; Fleck.
title_short A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS
title_full A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS
title_sort A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS: THE CONSTRUCTION OF A DIALOGIC TEACHING-LEARNING PROCESS: EPISTEMOLOGICAL ASPECTS
author Muenchen , Cristiane
author_facet Muenchen , Cristiane
Delizoicov , Demétrio
author_role author
author2 Delizoicov , Demétrio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muenchen , Cristiane
Delizoicov , Demétrio
dc.subject.por.fl_str_mv Três Momentos Pedagógicos; Freire; Fleck.
topic Três Momentos Pedagógicos; Freire; Fleck.
description No presente trabalho procura-se caracterizar conhecimentos e práticas do grupo de investigadores no ensino de Ciências que originou e implementou os Três Momentos Pedagógicos (3MP), denominados Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. A análise realizada com base em critérios epistemológicos de Ludwik Fleck teve como referência aspectos teóricos e dados de práticas, contidos em dissertações, teses, livros e artigos produzidos por membros desse grupo de investigadores. Dentre os resultados, destaca-se que o contexto da proposição dos 3MP é decorrência da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar e teve como referência três grandes projetos: um desenvolvido na África e dois no Brasil. In the present work, we aim to characterize the knowledge and practices of the group of researchers in Science/Physics education who originated and implemented the Three Pedagogical Moments (3PM), called Initial Problematization, Knowledge Organization and Application of the Knowledge. The analysis, based onLudwik Fleck's epistemological criteria, had as reference theoretical aspects and practice data available in dissertations, theses, books and articles produced by members of this research group. The resultspoint out that the background of the proposition of 3PM is a result of the transposition of Paulo Freire's concept of school education, and had as reference three major projects: one developed in Africa and two in Brazil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34618
10.1590/1983-21172012140313
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34618
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34618/27346
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164944351232