METODOLOGIA ATIVA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crisóstomo Gonçalves, Diângelo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Roberto Machado Benite, Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/734
Resumo: O ensino dos conteúdos escolares de Física tem se tornado um grande obstáculo para a aprendizagem dos alunos que se sentem desmotivados em compreender os fenômenos da natureza comumente abordados pelo professor com foco na memorização de fórmulas e definições. Se contrapondo a esse cenário, as metodologias ativas surgem como alternativas pedagógicas possibilitando aos alunos, enquanto sujeitos históricos, assumirem papel ativo na aprendizagem partindo de suas experiências, saberes e opiniões valorizadas como ponto de partida para construção do conhecimento. Pautados em elementos da pesquisa-ação, este estudo apresenta uma intervenção pedagógica (IP) com o Tema ‘Astronomia’ para a abordagem de conteúdos sobre o movimento dos planetas no Sistema Solar objetivando participações ativas e criativas dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares de Física a partir de atividades envolvendo visita a um Planetário e uso de robótica educacional, ambos fundamentados na dinâmica dos três momentos pedagógicos. Nossos resultados sinalizam que o uso de tecnologias no ensino de Física pode incentivar a participação conjunta e criativa dos alunos, se contrapondo as propostas expositivas e memorísticas que até hoje perduram nas salas de aula.
id URI-5_a8c35b50d552770e4b724d951d9582b9
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/734
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling METODOLOGIA ATIVA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR.Ensino de Físicatrês momentos pedagógicosIntervenção pedagógicaO ensino dos conteúdos escolares de Física tem se tornado um grande obstáculo para a aprendizagem dos alunos que se sentem desmotivados em compreender os fenômenos da natureza comumente abordados pelo professor com foco na memorização de fórmulas e definições. Se contrapondo a esse cenário, as metodologias ativas surgem como alternativas pedagógicas possibilitando aos alunos, enquanto sujeitos históricos, assumirem papel ativo na aprendizagem partindo de suas experiências, saberes e opiniões valorizadas como ponto de partida para construção do conhecimento. Pautados em elementos da pesquisa-ação, este estudo apresenta uma intervenção pedagógica (IP) com o Tema ‘Astronomia’ para a abordagem de conteúdos sobre o movimento dos planetas no Sistema Solar objetivando participações ativas e criativas dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares de Física a partir de atividades envolvendo visita a um Planetário e uso de robótica educacional, ambos fundamentados na dinâmica dos três momentos pedagógicos. Nossos resultados sinalizam que o uso de tecnologias no ensino de Física pode incentivar a participação conjunta e criativa dos alunos, se contrapondo as propostas expositivas e memorísticas que até hoje perduram nas salas de aula.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/73410.31512/encitec.v12i3.734Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 3 (2022); 149-1632237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/734/470Copyright (c) 2022 Diângelo Crisóstemo Gonçalves, Cláudio Benitehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCrisóstomo Gonçalves, DiângeloRoberto Machado Benite, Cláudio2022-12-08T19:19:44Zoai:ojs2.san.uri.br:article/734Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-12-08T19:19:44Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIA ATIVA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR.
title METODOLOGIA ATIVA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR.
spellingShingle METODOLOGIA ATIVA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR.
Crisóstomo Gonçalves, Diângelo
Ensino de Física
três momentos pedagógicos
Intervenção pedagógica
title_short METODOLOGIA ATIVA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR.
title_full METODOLOGIA ATIVA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR.
title_fullStr METODOLOGIA ATIVA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR.
title_full_unstemmed METODOLOGIA ATIVA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR.
title_sort METODOLOGIA ATIVA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR.
author Crisóstomo Gonçalves, Diângelo
author_facet Crisóstomo Gonçalves, Diângelo
Roberto Machado Benite, Cláudio
author_role author
author2 Roberto Machado Benite, Cláudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crisóstomo Gonçalves, Diângelo
Roberto Machado Benite, Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
três momentos pedagógicos
Intervenção pedagógica
topic Ensino de Física
três momentos pedagógicos
Intervenção pedagógica
description O ensino dos conteúdos escolares de Física tem se tornado um grande obstáculo para a aprendizagem dos alunos que se sentem desmotivados em compreender os fenômenos da natureza comumente abordados pelo professor com foco na memorização de fórmulas e definições. Se contrapondo a esse cenário, as metodologias ativas surgem como alternativas pedagógicas possibilitando aos alunos, enquanto sujeitos históricos, assumirem papel ativo na aprendizagem partindo de suas experiências, saberes e opiniões valorizadas como ponto de partida para construção do conhecimento. Pautados em elementos da pesquisa-ação, este estudo apresenta uma intervenção pedagógica (IP) com o Tema ‘Astronomia’ para a abordagem de conteúdos sobre o movimento dos planetas no Sistema Solar objetivando participações ativas e criativas dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares de Física a partir de atividades envolvendo visita a um Planetário e uso de robótica educacional, ambos fundamentados na dinâmica dos três momentos pedagógicos. Nossos resultados sinalizam que o uso de tecnologias no ensino de Física pode incentivar a participação conjunta e criativa dos alunos, se contrapondo as propostas expositivas e memorísticas que até hoje perduram nas salas de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/734
10.31512/encitec.v12i3.734
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/734
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v12i3.734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/734/470
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diângelo Crisóstemo Gonçalves, Cláudio Benite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diângelo Crisóstemo Gonçalves, Cláudio Benite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 3 (2022); 149-163
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333732675584