CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
DOI: | 10.36524/saladeaula.v8i2.596 |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/596 |
Resumo: | Este relato de experiência tem por objetivo apresentar análises de uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “Um passeio à lanchonete”, que pode contribuir para o ensino das operações de multiplicação e divisão, no Campo Conceitual Multiplicativo, na classe de Combinatória. A proposta foi desenvolvida em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, seguindo pressupostos metodológicos da Engenharia Didática, em um estudo qualitativo, cujos dados foram produzidos no 5º de uma Escola Estadual do Município de Vargem Alta – ES. As análises evidenciaram que a proposta é potencialmente significativa nos estudos dessas operações, uma vez que envolveu os estudantes na formulação de problemas de raciocínio combinatório, levando-os a refletir sobre a multiplicação e divisão. As produções podem ser utilizadas, pelo professor, nas aulas de matemática, pois carregam consigo motivações intrínsecas, fatores que podem entusiasmar os alunos na resolução de problemas. |
id |
IFES-1_14c128072f93a88d31ef0dcc532f575e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/596 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
spelling |
CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIAFormulação de problemasCampo conceitual multiplicativoMultiplicação e DivisãoEste relato de experiência tem por objetivo apresentar análises de uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “Um passeio à lanchonete”, que pode contribuir para o ensino das operações de multiplicação e divisão, no Campo Conceitual Multiplicativo, na classe de Combinatória. A proposta foi desenvolvida em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, seguindo pressupostos metodológicos da Engenharia Didática, em um estudo qualitativo, cujos dados foram produzidos no 5º de uma Escola Estadual do Município de Vargem Alta – ES. As análises evidenciaram que a proposta é potencialmente significativa nos estudos dessas operações, uma vez que envolveu os estudantes na formulação de problemas de raciocínio combinatório, levando-os a refletir sobre a multiplicação e divisão. As produções podem ser utilizadas, pelo professor, nas aulas de matemática, pois carregam consigo motivações intrínsecas, fatores que podem entusiasmar os alunos na resolução de problemas.EDIFES2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/59610.36524/saladeaula.v8i2.596Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 23-362316-729710.36524/saladeaula.v8i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/596/448Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAltoé, Renan Oliveira Freitas, Rony Cláudio de Oliveira 2021-02-11T19:25:12Zoai::article/596Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.406069Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA |
title |
CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA |
spellingShingle |
CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA Altoé, Renan Oliveira Formulação de problemas Campo conceitual multiplicativo Multiplicação e Divisão Altoé, Renan Oliveira Formulação de problemas Campo conceitual multiplicativo Multiplicação e Divisão |
title_short |
CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA |
title_full |
CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA |
title_fullStr |
CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA |
title_full_unstemmed |
CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA |
title_sort |
CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE: AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA |
author |
Altoé, Renan Oliveira |
author_facet |
Altoé, Renan Oliveira Altoé, Renan Oliveira Freitas, Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Rony Cláudio de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Rony Cláudio de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Altoé, Renan Oliveira Freitas, Rony Cláudio de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formulação de problemas Campo conceitual multiplicativo Multiplicação e Divisão |
topic |
Formulação de problemas Campo conceitual multiplicativo Multiplicação e Divisão |
description |
Este relato de experiência tem por objetivo apresentar análises de uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “Um passeio à lanchonete”, que pode contribuir para o ensino das operações de multiplicação e divisão, no Campo Conceitual Multiplicativo, na classe de Combinatória. A proposta foi desenvolvida em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, seguindo pressupostos metodológicos da Engenharia Didática, em um estudo qualitativo, cujos dados foram produzidos no 5º de uma Escola Estadual do Município de Vargem Alta – ES. As análises evidenciaram que a proposta é potencialmente significativa nos estudos dessas operações, uma vez que envolveu os estudantes na formulação de problemas de raciocínio combinatório, levando-os a refletir sobre a multiplicação e divisão. As produções podem ser utilizadas, pelo professor, nas aulas de matemática, pois carregam consigo motivações intrínsecas, fatores que podem entusiasmar os alunos na resolução de problemas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/596 10.36524/saladeaula.v8i2.596 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/596 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v8i2.596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/596/448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 23-36 2316-7297 10.36524/saladeaula.v8i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1822181069652230144 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36524/saladeaula.v8i2.596 |